Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

A INOVAÇÃO REQUER NOVAS ABORDAGENS

avatar MARCIO FERNANDES DE MORAIS
Marcio Fernandes De Moraisfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
A INOVAÇÃO REQUER NOVAS ABORDAGENS
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 23 NOV. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A cultura organizacional das empresas é algo que muitos empresários estão intrigados hoje, e com bons motivos. Cada vez mais os empresários estão percebendo que a cultura que permeia e orienta suas organizações determinarão se eles terão sucesso ou não.

O termo 'cultura organizacional' refere-se a um alinhamento entre duas forças dentro de uma organização: valores e comportamentos. Alinhar essas forças produtivamente é uma das tarefas mais difíceis e importantes que os empresários enfrentam hoje.

As empresas inovadoras cada fez mais desejam criar uma 'cultura de inovação' em suas organizações. Com isso, geralmente querem dizer que desejam criar contextos onde certas ações aquelas que geram novas e imprevistas fontes de valor capazes de estimular o crescimento são não apenas esperadas, mas também comuns.

Hoje, uma cultura de inovação é um forte indicador da capacidade de uma organização de enfrentar as categorias de interrupções constantes que quase todos os setores parecem estar experimentando. Mas é mais fácil falar do que fazer para criar um.

Um método para criar uma cultura de inovação envolve focar em como sua organização trata tanto o feedback quanto o fracasso.

Em organizações inovadoras, o feedback é contínuo e franco, em outras palavras, é aberto. O diálogo sobre as ideias que os colaboradores suscitam deve ser contínuo, construtivo e, primeiro, honesto.

Para promover ambientes inovadores, as empresas, devem modelar as categorias de comportamento de feedback que desejam ver em seus colaboradores, equipe e clientes. Eles precisam estar abertos até mesmo para as conversas mais difíceis.

A inovação é um produto da criatividade. Apesar da maneira como tendemos a pensar sobre isso na maioria dos dias, a criatividade é muito difícil; é o produto de intensa colaboração e compartilhamento, equipes e organizações inovadoras. Criar uma cultura de desacordo franco e respeitoso é a chave para isso. O oposto desse tipo de cultura é aquele em que o feedback é uma raridade - ou, pior, onde é apenas positivo.

Uma das coisas sobre as quais as empresas recebem feedback são seus fracassos. Mas as culturas de inovação adotam uma abordagem específica para o fracasso: elas o celebram.

Sem dúvida, ser inovador envolve assumir riscos calculados. Os empresários em empresas inovadoras devem sentir que podem tentar algo novo e inesperado sem medo de um impacto negativo intenso, caso contrário, nunca tentarão nada novo.

Mas em culturas de inovação, onde se espera que todos experimentem, como alguém pode saber quais serão as decisões 'certas' e 'erradas' se o problema é tão novo que poucas pessoas têm alguma experiência concreta com ele?

Em vez disso, devemos pensar sobre o fracasso da forma como um cliente certa vez o descreveu em uma carta aos acionistas da Amazon. Ele disse: A maioria das grandes organizações abraça a ideia da invenção, mas não está disposta a sofrer a série de experimentos fracassados necessários para chegar lá. . . Dada uma chance de dez por cento de um retorno de 100 vezes, você deve fazer essa aposta todas às vezes. Mas você ainda vai errar nove em dez vezes. Todos nós sabemos que se você se balançar para as cercas, você vai rebater muito, mas também vai rebater alguns home runs.

O truque para fazer dessa abordagem ao fracasso a abordagem padrão de uma organização é mudar a maneira como pensamos sobre a avaliação.

O gerenciamento tradicional é o gerenciamento por objetivos. Ele examina os resultados para ver se eles estão alinhados com as expectativas que alguém estabeleceu antes de realizar uma tarefa. Se eles não estiverem alinhados, então alguém, em algum lugar, falhou, e isso é um coisa ruim.

Em culturas inovadoras, no entanto, precisamos equilibrar essa abordagem com uma que realmente recompense o fracasso. As empresas devem ser capazes de encorajar certas motivações, que são uma fonte importante de inovação. Eles não são tão evidentes ou quantificáveis quanto os resultados, entretanto, e é por isso que a teoria da administração tradicional luta para explicá-los.

Como as empresas podem avaliar as ações que podem ter falhado, mas que demonstraram novas ideias e abordagens empolgantes ao longo do caminho? E como eles podem encorajar outros a realmente imitar essas ações?

Se as empresas conseguirem chegar lá, saberão que tem uma cultura que recompensa correr riscos. Essa abordagem para criar uma cultura de inovação não é um plano infalível e completo para mudar a maneira como as empresas funcionam hoje. Mas focar nas estruturas organizacionais que governam as abordagens de feedback e fracasso é uma maneira promissora de começar muito melhor, de qualquer maneira, do que simplesmente dizer às pessoas para 'serem mais inovadoras'.

 


PARTICIPE da Comunidade Ambientes de Inovação para acessar esse e muitos outros conteúdos sobre recursos para Inovação. 

Gostou? Siga nossos autores! 

Curta o artigo e indique para amigos/as!

avatar MARCIO FERNANDES DE MORAIS
Marcio Fernandes De Morais
Gestor do Terceiro Setor, Graduado em Tecnólogo em Logística pela universidade UNINTER, pós-graduado em, Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Santa Catarina e Ministério da Integração Nacional, formação em Internacional Trader e Despachante Aduaneiro pela ABRACOMEX, certificado pela Federação das Indústrias do Paraná ¿ FIEP Líder Coach e Desenvolvimento Regional.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1367 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?