Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Como iniciar um novo projeto - Matriz CSD

avatar DIOGO MACENHAN
Diogo Macenhanfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Como iniciar um novo projeto - Matriz CSD
Criado em 21 JUL. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Geralmente o início de um projeto é meio confuso, ainda mais quando esses projetos são grandes, envolvem equipes multidisciplinares e por mais que tenham ocorrido reuniões de alinhamento estratégico, troca de e-mails e de mensagens sempre surgem dúvidas.

Se você já participou do desenvolvimento de um projeto, sabe que equipes com diferentes perfis na grande maioria das vezes tem visões bem distintas sobre o trabalho que precisa ser executado, o que deve ser priorizado e quais as expectativas que foram criadas. 

Portanto, para fazer com  que os projetos sejam executados de maneira mais assertiva e alinhada a visão da empresa existe a Matriz CSD, que significa: CERTEZAS, SUPOSIÇÕES E DÚVIDAS. É uma técnica simples, mas que levanta informações bastante pertinentes no sentido de esclarecer dúvidas e deixar a equipe ciente de tudo que precisa ser feito. 

É uma ferramenta muito utilizada para dar um direcionamento melhor a equipe, os horizontes ficam mais abertos e o conhecimento se torna mais amplo. 

Essa matriz pode ser utilizada tanto para projetos individuais ou para projetos que tem várias pessoas envolvidas. Basta fazer uma representação visual - um quadro, uma tabela ou colunas de post-its. Quando toda a equipe entra em um consenso sobre um determinado tema coloca na coluna certezas, quando as ideias são divergentes o post-it deve ser colocado na coluna suposições e por fim, quando algo não está bem definido no projeto deve ser colocado no campo dúvidas. 

Nas discussões para a Matriz, a diversidade é mais importante do que o consenso, pois o objetivo é ampliar as perspectivas. Por isso, é recomendável incluir todas as opiniões divergentes que surgirem na representação da Matriz CSD. Além disso, quanto mais diversa for a equipe, melhor será o resultado.

A partir do momento em que as inclusões vão sendo feitas na Matriz, novas certezas, suposições e dúvidas vão criando forma, e as antigas podem ser removidas ou modificadas.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, pode-se ir modificando a Matriz com novas certezas e eliminando dúvidas e suposições. É importante atualizar a representação para que todo o grupo continue na mesma página.

A Matriz CSD é um recurso simples que facilita a execução de projetos e torna-os mais efetivos e bem-sucedidos.

Se tiver dúvidas sobre a Matriz CSD me envie uma mensagem aqui no texto!

avatar DIOGO MACENHAN
Diogo Macenhan
Administrador, ps-graduado em Gesto de Pessoas com Coaching, consultor de negcios, especialista em MEG - Modelo de Excelncia em Gesto, planejamento estratgico, inovao e metodologias geis. Palestrante e professor apaixonado.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1366 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?