Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Iniciar um negócio com pouco recurso, o que fazer?

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Iniciar um negócio com pouco recurso, o que fazer?
Criado em 15 JUN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Com frequência durante nossos atendimentos, recebemos a seguinte pergunta: o que posso abrir com pouco ou nenhum recurso?


Quando nos referimos a recursos, pensamos diretamente em dinheiro. Porém estes nem sempre são sinônimos. Devemos nos lembrar que recurso também são experiências, conhecimento, rede de contatos, tempo disponível, capacidade de resolver problemas, habilidades e vocações. Todos esses itens são recursos intangíveis que precisam ser considerados ao iniciar este empreendimento.


Tudo parte de uma ideia onde você como consumidor ou como bom observador percebe a necessidade de um mercado que não está sendo atendido ou atendido parcialmente.


Valide esta ideia de negócio tentando ofertar de imediato o produto ou serviço que pretende oferecer, simples assim. As pessoas vão consumir? O preço está adequado? A lacuna de mercado que percebi é real?

Para iniciar, comece com o que você tem da forma mais simples possível. Você vai errar? Pode ser que sim porém quanto mais simples e reduzido, menos você perde e mais tempo e experiência você ganha. A flexibilidade do modelo ou do negócio são fundamentais para estes ajustes contínuos.


Quanto aos recursos financeiros, logo pensamos em bancos públicos ou privados. No entanto há outras formas de se levantar o mínimo de capital necessário para começar. Seguem as principais: Investidores anjo (investidores de alto risco que colocam o capital inicial de empresas ou projetos promissores), família ou amigos (não esquecendo que é um negócio e o ditado: 'contas claras, amizades duradouras'), fontes governamentais (principalmente para negócios inovadores que resolvem problemas massivos da população).


Caso se você não tem como acessar nenhuma das opções que citei, existe a possibilidade de utilizar seu próprio trabalho. Não espere pois a oportunidade pode ser aproveitada por outros e sua vez não voltará.


Siga em frente e conte com o Sebrae!

 

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5229 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?