Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Indicadores de Liquidez

avatar ADRIANA QUEIROZ PALMIEIRI FERREIRA
Adriana Queiroz Palmieiri Ferreirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Indicadores de Liquidez
Criado em 14 DEZ. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Como vimos no post análise vertical e horizontal para tomada de decisão, as demonstrações contábeis são ótimas fontes de informações, utiliza-las por meio de análise de indicadores ajuda a otimizar processos e ganhar mercado. Vamos dar continuidade ao assunto abordando outros indicadores de desempenho, mas antes disso precisamos explicar alguns grupos do balanço patrimonial que serão bases para essas análises.

Ativo circulante: são os valores que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo (até 12 meses). O que conta aqui é o grau de liquidez o que pode ser convertido primeiro em dinheiro: disponível (caixa, banco), contas a receber, estoque....

Ativo não circulante: são bens que podem ser convertidos em dinheiro no longo prazo, por exemplo móveis e utensílios, veiculo, instalações.  

Passivo circulante: são as obrigações de curto prazo. Nesse grupo entra: fornecedores, contas a pagar, salários a pagar, impostos a recolher, empréstimos e financiamentos.

Passivo não circulante: são obrigações de longo prazo.

Patrimônio líquido: são os valores que os sócios integralizaram no momento da abertura da empresa, é o capital próprio.

Agora que já conceituamos os grupos a serem utilizados para análise, os primeiros indicadores que apresentaremos serão os de liquidez. A liquidez imediata mostra o dinheiro disponível para pagar as dívidas de curto prazo.

A liquidez geral representa a capacidade de pagamento de curto e longo prazo, esse índice tem que ser superior a 1, para garantir a total capacidade de pagamento da empresa.

Outra liquidez a ser considerada é a seca que é a capacidade de pagamento de curto prazo sem considerar o estoque, pois dependendo do giro de mercadoria esse estoque pode demorar para ser convertido em dinheiro.

E a última é a liquidez corrente que representa a capacidade de pagamento de curto prazo, o resultado abaixo de 1 significa que as dívidas são maiores que o dinheiro que entrará no curto prazo. Veja as fórmulas:


Esses índices são utilizados para avaliar a solvência da empresa, a capacidade de pagamento. A saúde financeira da empresa precisa ser analisada constantemente, pois pode acontecer imprevistos e a empresa que está preparada consegue se recuperar mais rápido.

Um exemplo disso é essa crise que estamos passando por causa da pandemia do COVID19, muitas empresas ficaram sem faturamento por alguns meses e precisaram arcar com as despesas por esse período.

Curta esse post e conte para nos comentários nós o que achou

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!

 

avatar ADRIANA QUEIROZ PALMIEIRI FERREIRA
Adriana Queiroz Palmieiri Ferreira
favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4532 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?