Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Indicadores de endividamento!

avatar ADRIANA QUEIROZ PALMIEIRI FERREIRA
Adriana Queiroz Palmieiri Ferreirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Indicadores de endividamento!
Criado em 16 NOV. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Quando se fala em endividamento dá até um frio na barriga não é mesmo, mas é importante ter bem claro quanto a empresa tem de dívida e como é esse endividamento.


Todo o dinheiro que entra na empresa é proveniente de alguma fonte, pode ser de capital próprio ou capital de terceiros. O capital próprio vem dos sócios e também dos lucros da própria atividade e o capital de terceiros seriam os recursos que financiam a empresa de alguma forma quer seja por meio de fornecedores (ligados a parte operacional da empresa) quer seja por meio de empréstimos e financiamentos (ligado a parte de estruturação e administrativa) além de outras fontes.


Os indicadores de estrutura de capital avaliam quanto a empresa utiliza de capital de terceiros, em uma visão mais geral não é muito interessante essa participação ser muito elevada. No entanto, a empresa pode estar investindo em máquinas, por exemplo, para aumentar a capacidade produtiva e para isso pode ter utilizado financiamento, mas essa ação no futuro pode aumentar vendas e lucros consideravelmente. Por isso que um indicador nunca pode ser avaliado isoladamente para não gerar informação distorcida.


Os indicadores de endividamento são:



Participação de capital de terceiros - demonstra quanto do capital de terceiros é utilizado para manutenção e continuidade da empresa, ou seja, é o grau de endividamento, dependência de fontes externas a empresa. O ideal é esse índice ser inferior a 0,6, porque capital de terceiros normalmente incide juros ou encargos. Se por exemplo, o índice deu 0,8 significa que 80% dos recursos utilizados na empresa veio de capital de terceiros dependendo quais são os investidores a empresa pode estar próxima da insolvência, no entanto se esse capital de terceiros tem encargos menores que o capital próprio não teria problema algum esse percentual elevado.


Composição do endividamento representa em percentuais quanto das dívidas totais estão concentradas no curto prazo (12 meses), isto é, os vencimentos dessas obrigações ocorrem em um período inferior a um ano. Quanto maior esse índice maior a pressão para gerar caixa. Se por exemplo esse índice for de 30% a empresa tem um prazo maior para quitar o principal montante de dívidas, ou seja 70% das obrigações vencerão após 12 meses tendo assim mais fôlego para  honrar com os compromissos.


Imobilização do patrimônio líquido esse indicador representa quanto do capital próprio está concentrado em imobilizados (máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, veiculo, edificações). Quanto maior for esse indicador menos sobra de capital próprio para financiar o ativo circulante e consequentemente precisara mais de capital de terceiros para isso, ficando mais endividada. Para exemplificar, considere que o indicador deu 0,9 significa que 90% dos recursos próprios estão investidos em bens e apenas 10% estão disponíveis para o ativo circulante.


 Como dito em textos anteriores indicador sozinho não gera informação é preciso uma análise de vários indicadores, de relatórios gerenciais e da capacidade do gestor de avaliar o cenário interno e externo da empresa entendo todas as variáveis para só assim tomar decisão.


E aí, gostou da publicação?


Me conta o que achou nos comentários e continue nos acompanhando

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!

 

avatar ADRIANA QUEIROZ PALMIEIRI FERREIRA
Adriana Queiroz Palmieiri Ferreira
favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4904 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?