Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Incubadora Tecnológica UTFPR Cornélio Procópio O impacto no desenvolvimento da região - Parte 1

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Viotifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Incubadora Tecnológica UTFPR Cornélio Procópio  O impacto no desenvolvimento da região - Parte 1
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 27 AGO. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Caros profissionais, aprendizes e parceiros da INOVAÇÃO! Convido-os à aprendermos com as experiências que vamos contar neste post sobre o que acontece de tão bom dentro das incubadoras do Paraná.

Porque contar histórias das incubadoras?

O trabalho desenvolvido nas incubadoras em nosso estado, nos dias de hoje, está muito alinhado à toda a programação de eventos, estudos, projetos e metodologias que ocorrem em todo o ecossistema de inovação no estado. Nos envolvidos, fazem parte, além das incubadoras, startups, parques tecnológicos, hubs, micro e pequenas empresas de inovação e instituições, como o Sebrae e universidades tecnológicas. Todos trabalham de forma colaborativa, unindo esforços para que a inovação ocorra em todas as frentes no estado e assim, seja possível avançar com melhorias em todos os setores para que os avanços aconteçam em todo o estado.

Atualmente, ainda mais necessário que esse movimento ocorra. Por isso, vamos contar muitas histórias aqui na Comunidade Ambientes de Inovação, para inspirar a todos os que gostam da inovação e possam contribuir ainda mais para a retomada da economia em nosso estado, através de inovações significativas e importantes para a sociedade de modo geral. 

Começamos com a Incubadora da UTFPR, instalada em Cornélio Procópio/PR.

Web - www.incubadora.cp.utfpr.edu.br

Público que atende Comunidade interna da Universidade (UTFPR) e externa (Cidade e região de Cornélio Procópio).

Tempo de atuação - A incubadora começou suas atividades em 2008. A partir de 2015 passou a implantar o modelo de metodologia, chamado CERNE com apoio do Sebrae/PR. Porém, a incubadora recebeu apoio do Sebrae/PR desde o início das suas atividades.

Equipe responsável pela incubadora: Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias Felipe Haddad Manfio, Coordenação -  Juliano Oliveira, Planejamento e Gestão Rui Rogério Fantinati, Thais Landgraf, Higor Sales Rocha, Guilherme Mosaner e Lucas Sartori.     Foto (Da esquerda): Higor, Juliano, Rui, Thais, Lucas, Guilherme e Felipe.

E qual é o trabalho desenvolvido por esta incubadora e o seu impacto na região?

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Cornélio Procópio desenvolve ações voltadas ao empreendedorismo desde 2003, por meio do Programa de Empreendedorismo e Inovação PROEM. O Programa oferece dois habitats para a incubação de empreendimentos: Hotel Tecnológico voltado a pré incubação de projetos e a Incubadora de Inovações da Universidade Tecnológica (IUT).

A IUT é um mecanismo do Programa de Empreendedorismo que acolhe empresas oriundas da comunidade interna e externa da UTFPR, atuando de acordo com as singularidades regionais, e como missão fomentar a cultura empreendedora nas áreas de notório saber da Universidade.

Em setembro de 2015, a UTFPR de Cornélio Procópio celebrou com o SEBRAE/PR um Convênio de cooperação técnica e financeira para desenvolver competências necessárias para a implantação dos processos e práticas chave que compõe a metodologia do CERNE 1.  Naquele momento, a incubadora passou a adotar o modelo Cerne em nível 1, obtendo a certificação no final de 2018.  Essa foi uma grande vitória da incubadora em direção à resultados cada vez melhores, e demonstrou com a certificação que seus resultados são alcançados, graças ao planejamento da equipe e as ações realizadas.

E o Impacto da Incubadora

Os resultados após a implantação do modelo são evidentes, seja para a incubadora, para as empresas apoiadas ou para a comunidade externa da região. Como exemplo, podemos mencionar a padronização dos processos que propiciou o registro de informações sobre os empreendimentos apoiadas, como faturamento e postos de trabalho gerados.

Além disso, os serviços como sensibilização e prospecção foram potencializados por meio do apoio obtido, com mais de 2.000 participantes impactados por ações realizadas e apoiadas pela UIT (Em 2016 481, em 2017 914 e 2018 1176 participantes), além de 2.500 participantes impactados com o apoio do Sebrae por meio do convênio CERNE.

Outro ponto importante refere-se à seleção de novos empreendimentos. A IUT estruturou seu processo de seleção buscando atrair e selecionar propostas com maiores potenciais de sucesso. E nessa etapa, foram criados instrumentos de seleção que proporcionaram aos candidatos informações objetivas sobre o processo, além de qualificação para aprimorar a concepção de empreendimentos com alto potencial de sucesso, em sintonia com o foco de atuação da incubadora. Essa estruturação proporcionou a incubadora a atrair startups e empresas nascentes advindas de outras cidades para Cornélio Procópio. Nos últimos anos, a IUT recepcionou em seu processo de seleção propostas de São Paulo e Londrina evidenciando a atratividade da Incubadora.

Mas, o que é o CERNE?

O Cerne é um modelo de maturidade desenvolvido pela Anprotec, cujo objetivo é criar uma plataforma de soluções de forma a ampliar a capacidade das incubadoras de empresas em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem sucedidos. Com isso, cria-se uma base de referência para que as incubadoras de diferentes setores de atuação e tamanhos possam utilizar elementos básicos para reduzir o nível de variabilidade das empresas graduadas.

Além do conceito, demais informações técnicas sobre o CERNE, é possível encontrar no link .

Não concluímos a história da Incubadora UTFPR de Cornélio Procópio, acompanhe no próximo capítulo (Parte 2), onde relataremos os números resultantes do sucesso deste trabalho tão expressivo para o desenvolvimento sustentável da economia local. Também, apresentaremos outras informações como: a metodologia CERNE aplicada, soluções desenvolvidas, instituições parceiras e o propósito de futuro da Incubadora.  Não perca! 

Aproveite para PARTICIPAR da nossa Comunidade Ambientes de Inovação e conte sempre com as soluções do Sebrae/PR.

Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

 

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Vioti
Mestranda em Administrao Estratgica de Negcios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas reas: Estratgia empresarial, sustentabilidade, inovao e storytelling empresarial.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1327 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?