Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Incubadora Tecnológica UTFPR Cornélio Procópio O impacto no desenvolvimento da região Parte 2

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Viotifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Incubadora Tecnológica UTFPR Cornélio Procópio  O impacto no desenvolvimento da região  Parte 2
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 28 AGO. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Caros profissionais, aprendizes e parceiros da INOVAÇÃO! Dando continuidade na história da Incubadora de Cornélio Procópio iniciada na Parte 1, vamos abordar neste post sobre os resultados alcançados, as práticas aplicadas e a visão de futuro da equipe. Tem muita informação ainda para ver. Aproveitem!

O sucesso da incubadora se mostra nos resultados, com o apoio de parcerias e o trabalho com o ecossistema de inovação

A partir da implantação do modelo CERNE, 57 propostas foram apresentadas para incubação e pré-incubação e 34 foram selecionadas. Como resultado do trabalho realizado, em 2019, a IUT recebeu o prêmio Incubadora empreendedora da Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras de Empreendimentos Inovadores REINOVA PR. E ainda, graduou cinco empresas em 2018 e 2019, elevando em mais de 100% o faturamento anual das empresas incubadas e graduadas, chegando em 2019 a R$ 12 milhões. Segundo Juliano, isso é um resultado muito significativo para o desenvolvimento da região.

É importante mencionar que desde 2011 a UTFPR do Campus de Cornélio Procópio, estabeleceu como política de expansão do Programa de Empreendedorismo, o Projeto de Implantação do Parque Científico e Tecnológico com apoio do SEBRAE/PR, ACECP, FIEP, UENP, SENAI, AMUNOP e Prefeitura Municipal.

O Parque Tecnológico do Campus Cornélio Procópio da UTFPR, tem como objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico, atraindo empresas que realizem pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que invistam em seus produtos e processos inovadores, valorizando o desenvolvimento sustentável e apresentem plano de cooperação com o Campus da UTFPR. Com recursos do Ex Deputado Federal Nelson Padovani, a UTFPR iniciou em 2019, a construção do primeiro bloco administrativo do Parque Científico e Tecnológico e ainda em 2019, recebeu o certificado de credenciamento provisório junto ao SEPARTEC e o Governo do Estado do Paraná.

A IUT entende que a melhoria é um processo contínuo e que os resultados alcançados representam o início de uma outra etapa de desenvolvimento e de apoio a novas empresas, que será potencializada com a continuidade do apoio do SEBRAE/PR.

Como foi aplicar a metodologia do CERNE com o apoio do Sebrae/PR?

O propósito era desenvolver competências necessárias para implantação dos processos e práticas chave, que compõe o CERNE 1. Nessa fase, a equipe de gestão da Incubadora de Inovações da UTFPR de Cornélio Procópio, foi qualificada através do Curso de Implantação CERNE 1. Também foram realizadas visitas técnicas em ambientes de incubação certificados e em processo de certificação para conhecer as práticas adotadas.

A Incubadora desenvolveu e aperfeiçoou novas práticas e processos existentes, utilizando serviço de consultoria especializada na implantação da Plataforma CERNE. Os processos que foram desenvolvidos no período, estão focados na gestão operacional da incubadora e nos serviços prestados as empresas incubadas, assim como, para a comunidade de maneira geral, buscando a melhoria contínua dos serviços prestados e dos resultados alcançados.

A IUT promoveu as ações de Sensibilização e Prospecção que buscaram sensibilizar a comunidade para o empreendedorismo, evidenciando que empreender pode ser um caminho para realização profissional e pessoal. As ações foram realizadas por meio da Feira de Ideias e Seminário de Empreendedorismo, Visitas Técnicas Internas, Visitas Técnicas Externas, e outras Ações de Sensibilização promovidas pela Incubadora com apoio de instituições parceiras. Com o impacto, já citado de 2.000 participantes.

A Incubadora também estruturou seu processo de seleção buscando atrair e selecionar propostas com maiores potenciais de sucesso. Foram criados instrumentos de seleção que proporcionaram aos candidatos e avaliadores informações objetivas sobre o processo. Além disso, a IUT passou a oferecer qualificação para potenciais empreendedores como forma de aprimorar os conhecimentos e a capacidade para a concepção de empreendimentos com alto potencial de sucesso, tudo isso, em sintonia com o foco de atuação da incubadora.

Já no desenvolvimento, atuou nos processos e modelos de documentos de planejamento e monitoramento do empreendimento, criando instrumentos com indicadores de maturidade nos eixos que constituem a plataforma CERNE. Com apoio do Sebrae/PR, a incubadora implantou a ferramenta bússola, proporcionando aos empreendedores acesso eletrônico a ferramenta de elaboração do plano de ação e monitoramento do desenvolvimento do empreendimento e do empreendedor.

Também foram oferecidos cursos e consultorias aos empreendedores nas áreas de: gestão, capital, mercado, comportamento empreendedor e tecnologia; envolvendo empreendedores, estudantes e a comunidade em geral. As qualificações incluem cursos realizados na incubadora e por parceiros; assim como, o apoio financeiro para viabilizar a participação do empreendedor em eventos que contribuam para o desenvolvimento do empreendimento. As consultorias, foram oferecidas individualmente, buscando trabalhar os pontos de que pudessem melhorar o desempenho do empreendedor e do empreendimento.

Com a qualificação da equipe de gestão da incubadora, foram adotadas práticas de gestão, buscando otimizar os recursos disponíveis e entregar aos empreendedores e a comunidade de maneira geral, serviços com qualidade e eficiência. A incubadora reformulou a sua prática de avaliação dos serviços prestados, os instrumentos e ferramentas de comunicação; assim como o site, página no facebook e materiais gráficos, sempre buscando aumentar sua participação na comunidade e atrair o apoio de parceiros, além de aumentar o interesse da comunidade para o empreendedorismo.

E qual o impacto percebido sobre o papel do SEBRAE/PR nesses 4 anos de apoio?

Segundo o coordenador da incubadora, foi e é fundamental. Com o apoio do Sebrae/PR, a Incubadora potencializou o seu alcance na comunidade interna e externa da UTFPR. Não se trata apenas de aumentar o alcance, mas de apresentar para a comunidade uma oportunidade que para muitos poderia ser algo distante: o empreendedorismo. Além da melhoria dos serviços interno e do valor gerado para as startups apoiadas, a IUT passou a entregar mais valor para a comunidade externa, na medida em que novas empresas foram graduadas, gerando emprego e renda na região.

E qual a meta geral prevista e resultado alcançado até agora?

A IUT obteve 100% de conformidade na meta dos processos que compõem a plataforma CERNE obtendo destaque nos processos de:

  1. Organização de registros e evidências, contextualização de fotos, listas de presenças e formulários de registro de atividades;
  2. Procedimentos com redação objetiva possibilitando a realização das atividades e a continuidade caso haja mudança de gestão;
  3. Processo de monitoramento e planejamento interligados e alimentando os processos de assessoria-consultoria e qualificação;
  4. Infraestrutura física moderna e plano de expansão para um Parque Tecnológico;
  5. Comprometimento da equipe, busca da excelência e adesão ao modelo Cerne;
  6. Várias práticas estão próximas do estágio Definida, bastando adequação no procedimento e ou elaboração dos planos anuais reunindo informações e eventos que estão descritos em outras documentações;
  7. Ampla oferta de apoio, serviços, cursos e assessorias para incubados e graduados.

O sonho da equipe continua!

O desejo de todos continua sendo o de, obter a CERTIFICAÇÃO CERNE nível 2, atingindo o objetivo de melhorar os resultados entregues para a comunidade e contribuir para o desenvolvimento local por meio de empresas sustentáveis e pessoal preparadas para assumir desafios e oportunidades no contexto em que estão inseridas.

Mas, o reconhecimento da comunidade, é o maior alimento para todos que trabalham na incubadora, pois é inspiração para a continuidade das ações.

A visão de futuro e a mensagem que fica!

Segundo Juliano, nossa visão é ampliar o alcance da incubadora, fomentar cada vez mais o empreendedorismo e a inovação, atrair pessoas cada vez mais comprometidas com o desenvolvimento da comunidade. Desejamos contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo, criando oportunidades que melhorem a vida das pessoas. A Incubadora tem uma atuação que é capaz de transformar a vida das pessoas, e isso não se restringe aos empreendedores que conseguiram ter sucesso com suas startups por meio do apoio oferecido. A incubadora tem um papel relevante no desenvolvimento econômico e social sustentável, que vai além da abertura de um negócio, ela contribui para a formação de pessoas que podem aprender, enfrentar desafios e promover transformações.

BOA DICA AO LEITOR:

  • Acesse o site da incubadora e acompanhe as ações sendo realizadas e os resultados alcançados.
  • Se inspire, participe de alguma ação da incubadora perto da sua cidade e comece a empreender e inovar na sua região.
  • Aproveite o conhecimento técnico cedido pela incubadora da sua região.
  • Copie algo bom e multiplique em seu negócio.

E por último, acesse a Comunidade Ambientes de Inovação e se atualize com os conhecimentos e oportunidades que são divulgadas aqui diariamente. Por isso, fique atento e siga nossos escritores, que de alguma forma, a notícia e as oportunidades chegarão até você.

 

Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Vioti
Mestranda em Administrao Estratgica de Negcios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas reas: Estratgia empresarial, sustentabilidade, inovao e storytelling empresarial.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1336 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?