Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Maringatech Incubadora Tecnológica - A contribuição da inovação para o avanço tecnológico do Paraná PARTE 1

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Viotifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Maringatech  Incubadora Tecnológica - A contribuição da inovação para o avanço tecnológico do Paraná PARTE 1
Criado em 14 SET. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Caros profissionais, aprendizes e parceiros que atuam com INOVAÇÃO!

Nossa proposição é de contarmos nessa Comunidade as histórias das incubadoras que estão atuando no Modelo CERNE no Paraná, as quais estão alinhadas à toda a programação de eventos, estudos, projetos e metodologias que ocorrem em todo o ecossistema de inovação no estado. Além das incubadoras, fazem parte: startups, parques tecnológicos, hubs, micro e pequenas empresas de inovação e instituições, como o Sebrae e Universidades tecnológicas. Todos trabalham de forma colaborativa, unindo esforços para que a inovação ocorra em todas as frentes no estado e assim, seja possível avançar com melhorias em todos os setores da nossa economia.

Além do conceito, demais informações técnicas sobre o Modelo CERNE, é possível encontrar no link .

Sabemos que a transformação na atuação das incubadoras, é percebido desde o início da adesão até a implementação do modelo CERNE em todo o Paraná e avançamos em inovações no estado, a cada avanço de uma incubadora do nosso ecossistema de inovação. A Incubadora Tecnológica de Maringá e Maringatech - Parque Tecnológico é a história desta semana, e os seus resultados alcançados são animadores.

Desde outubro/2019 a Incubadora de Maringá, é oficialmente reconhecida também, como Parque Tecnológico - Maringatech.

Web www.incubadoramaringa.org.br ou www.maringatech.org.br

Início de tudo A Incubadora iniciou suas atividades no ano de 2000 e desde o início com a parceria do Sebrae/PR. Porém, desde 1996 era uma das entidades de Maringá que compunha o consórcio de parceiros para sustentação do Gene InfoMar - Centro Softex Genesis de Maringá, projeto financiado pelo CNPq que visava a geração de novas empresas de software, informação e serviços na área de Tecnologia da Informação. Foi o Gene InfoMar que deu início à Incubadora Tecnológica de Maringá.

Como conta a Gerente Vânia, Nascemos dentro da UEM, porém, com CNPJ próprio e com autonomia financeira e administrativa. Não temos um dono e nem um gestor, mas sim parceiros conveniados que compõem nosso Conselho Gestor, que é o órgão superior de deliberação e orientação. Este Conselho tem um Presidente e um Vice-Presidente, eleitos por e entre seus membros e é ele que determina como as coisas aqui devem acontecer, enquanto nós, do executivo, cuidamos para que isso realmente se efetive.

O funcionamento ocorre em duas sedes: a Sede UEM (com 600 m²) e a Sede IBC (com 14.000 m²), tendo a administração concentrada nessa Sede. A Incubadora Tecnológica de Maringá faz a gestão do Parque Tecnológico -  Maringatech.

As instituições parceiras: Com uma contribuição fundamental, as instituições parceiras, tem contribuído muito para o sucesso da Incubadora e Maringatech: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Prefeitura Municipal de Maringá (PMM), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Federação das Indústrias do Estado do PR (FIEP-PR), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Maringá (SINDIMETAL).

Acesso das empresas O relacionamento entre Incubadora e empresas se inicia quando são avaliadas as propostas que podem ser de acesso à incubação ou ao Parque. Podem ser tanto de novos empreendedores quanto projetos para atender demandas específicas de empresas já estruturadas (spin-offs). A incubação pode ser feita no espaço físico disponibilizado pela Incubadora (incubação residente) ou em espaços alternativos disponibilizados pelas empresas interessadas (incubação externa). Das residentes, o que diferencia uma empresa incubada da residente no Parque, é o contrato firmado conosco.

Ter um propósito forte, é um dos seus diferenciais, onde a gestão tem focado atenção especial para atingir o melhor impacto das inovações desenvolvidas:

  • Contribuir para a criação, desenvolvimento e aprimoramento de empresas inovadoras e sustentáveis de base tecnológica prioritariamente nas áreas de informática, novos materiais, biotecnologia, fármacos, metal mecânica, processos industriais e outras que venham ser definidas;
  • Materializar, oportuna, econômica e eficientemente, a inovação e o progresso tecnológico apoiando as empresas nascentes ou as empresas já existentes que necessitam atingir nível tecnológico e gerencial mais moderno e competitivo;
  • Escolher, dentre os empreendimentos potenciais que se apresentam, aqueles que simultaneamente venham a contribuir com avanços tecnológicos nas áreas citadas e venham a oferecer ao mercado produtos ou serviços inovadores, tendo como empreendedores pessoas com características inerentes aos empresários, com capacidade de aportar capital inicial e que estejam dispostos a correr riscos;
  • Promover a integração entre Universidades, Centros de Pesquisa, Empresas e a Comunidade.

Equipe de Gestão - A equipe de coordenação das ações da Incubadora e Parque Tecnológico de Maringá é constituída pelos seguintes membros:

Carlos Valter M. Pedro Presidente, José Roberto P. de Melo Vice-Presidente, Vânia Calsavara Gerente, Claudia T. Chilante Analista de Projetos, Ana Paula R. Freitas Jornalista, Marcelo Farid Pereira Coordenador da área estratégica.

Público atendido - Considerando a administração e empresas atendidas, a Incubadora atualmente possui em média 150 profissionais envolvidos:  Pré incubadas 3 empresas, Incubadas residentes 11, Incubadas não residentes - 1, Graduadas 26 e Associadas 2. Dentre as graduadas, 13 estão hoje instaladas no Parque Maringatech.

Não concluímos a história da Incubadora Tecnológica de Maringá e Maringatech Parque Tecnológico. Acompanhe no próximo capítulo (Parte 2), onde relataremos os resultados do trabalho construído e  parceiros para o desenvolvimento sustentável da economia local. Também, apresentaremos outras informações como: Casos de sucesso extraordinários com soluções desenvolvidas, instituições parceiras e o propósito de futuro da Incubadora. Não perca!

Aproveite para PARTICIPAR da nossa Comunidade Ambientes de Inovação e conte sempre com as soluções do Sebrae/PR. Gostou? Curta e compartilhe!

Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Vioti
Mestranda em Administrao Estratgica de Negcios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas reas: Estratgia empresarial, sustentabilidade, inovao e storytelling empresarial.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1325 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?