Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Incubadora e aceleradora: qual a diferença entre elas?

avatar WELITON MONTEIRO PERDOMO
Weliton Monteiro Perdomofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Incubadora e aceleradora: qual a diferença entre elas?
Criado em 07 AGO. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Uma dúvida comum de vários empreendedores é a diferença entre incubadora e aceleradora. Ambas auxiliam empresas em seu início, mas têm objetivos diferentes e características distintas. Confira:

Entenda qual desses modelos de apoio a novos negócios melhor se encaixa na sua empresa.

No universo empreendedor, já ouvimos muito sobre incubadoras de empresas, mas a partir dos últimos anos você deve ter escutado bem mais sobre as aceleradoras. Essa mudança acontece porque, hoje em dia, existem soluções diferentes além da incubação para apoiar novos negócios. Afinal, empresas com estágios e objetivos diferentes precisam de apoio de formas diferentes.

Ficou curioso para saber mais sobre cada modelo?

Então observe as características e diferenças de cada um:

Qual o modelo certo para a sua empresa?

Como mostramos no modelo acima, cada uma dessas irá se encaixar melhor dependendo dos objetivos do seu negócio. Em geral, se sua empresa ou startup está em busca de uma inovação radical ou de um modelo de negócios escalável e repetível, procure uma aceleradora. Mas se o seu modelo de negócios é mais baseado na economia tradicional ou se a sua necessidade é por espaço físico, é provável que o ideal seja procurar uma incubadora. E ainda, se você está vinculado a alguma instituição de ensino as incubadoras são ótimas opções para transformar a sua pesquisa ou trabalho de conclusão em um negócio, contando com todo o apoio e estrutura.

Empresas com estágios e objetivos diferentes precisam de apoio de formas diferentes. 

As incubadoras geralmente apoiam empreendedores em estágios iniciais e as aceleradoras entram em seguida quando o objetivo é expandir, ganhar mercado e acelerar o seu negócio.

Independentemente de qual das duas escolher, o importante é saber que esse tipo de apoio pode trazer insights significativos para você e o seu negócio, além de investimentos e possibilidades de expansão.

 

Se você ainda quer saber mais sobre o melhor ambiente de inovação para o estágio de maturidade da sua ideia, deixe nos comentários e confira a nossa Comunidade Sebrae.
Veja a lista das principais incubadoras no Paraná. Até a próxima!

______________________

A Comunidade Sebrae vai mudar! Você sabia? Para não ficar de fora, atualize seus dados cadastrais e faça parte automaticamente da nova plataforma Clique na sua foto > dados pessoais > preencha corretamente > salvar! Pronto, em breve você terá acesso à NOVA COMUNIDADE SEBRAE

avatar WELITON MONTEIRO PERDOMO
Weliton Monteiro Perdomo
Coordenador Estadual de Inovação do SEBRAE/PR, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1373 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?