Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Incubadora Tecnológica como ativo de um Sistema de Inovação

avatar WELITON MONTEIRO PERDOMO
Weliton Monteiro Perdomofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Incubadora Tecnológica como ativo de um Sistema de Inovação
Criado em 14 AGO. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Ao analisar a contribuição de uma incubadora tecnológica para o desenvolvimento de um sistema de inovação podemos ver a importância dos ambientes nesse contexto.

O crescente processo de mudança e acelerado conjunto de avanços tecnológicos vem provando que a inovação constitui uma importante fonte de vantagem competitiva e desenvolvimento econômico. As incubadoras de empresas se mostram como mecanismos facilitadores no suporte técnico e gerencial para desenvolvimento de empresas, e passaram a ser redes de interação em favor da inovação (ler em: Como instalar a minha startup em uma incubadora?).

E embora as incubadoras possuam uma ligação direta com o favorecimento da formação de negócios inovadores, esse tema vem se constituindo como uma importante área de produção de conhecimento, e através  das contribuições para a área de inovação ficam evidenciadas já que, pois, a compreensão dos fatores que fazem das incubadoras mecanismos facilitadores na formação de redes e sistemas de inovação (veja mais em: Onde encontrar a Incubadora ideal?).

 

Incubadoras Tecnológicas de empresas

Para a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), as incubadoras devem ser consideradas como instalações físicas representantes da inovação. É cada vez mais constante o número de empresas que ganham o mercado mundial, principalmente em uma escala gigante, (startups) muitos dos negócios inovadores surgem de ideias acadêmicas apoiada pelos docentes com expertise nas mais diversas áreas da formação. O vasto campo do conhecimento permite extrapolar as pesquisas e transforma-las em negócios de impacto para os ecossistemas.

 

Negócios Inovadores a partir de Incubadoras Tecnológicas

A resposta à pergunta: Como a formação de redes a partir de Incubadoras de base tecnológica oportuniza o desenvolvimento de inovações? , foi apresentada nos resultados de uma pesquisa realizada pela Revista Gestão & Tecnologia, que apresenta as incubadoras como promotoras de um cenário propício às redes e em favor da inovação, tais como, dando vazão a pesquisa e desenvolvimento (P&D) para novos produtos e serviços, o incentivo a cultura de cooperação consolidada entre as empresas incubadas, além da própria infraestrutura compartilhada oferecida.

O SEBRAE/PR tem adotado a estratégia de gerar valor a partir de negócios altamente impactantes para o mercado nacional e internacional, como uma forma de mensurar, analisar e gerar valor para empresas de alto potencial (confira a Comunidade Empresas de Alto Potencial). Observa-se a partir disso que ecossistemas onde possuem incubadoras de empresas de base tecnológica, possuem melhores condições de projetar tais negócios inovadores.

 

Integração de um Sistema de Inovação

Incubadoras de empresas são ativos de um sistema de inovação.

As redes de interação, se caracterizam por laços gerados com outras organizações, os quais permitem o acúmulo de diversos benefícios, como: disseminação de informações, aprendizado, minimização de incertezas, aumento de flexibilidade, cooperação e entrega de resultados para os ecossistemas.

Com a formação de redes a partir de incubadoras de base tecnológica oportunizando o desenvolvimento de inovações, para responder tal problemática, a pesquisa ' Colaboração Gerando Inovação', tem como objetivo geral analisar as principais redes de interação em favor da inovação formadas a partir de incubadoras de base tecnológica.

As incubadoras são capazes de gerarem diversos insights a partir das conexões promovidas entre os atores da tríplice hélice, academia mercado governo.

 

Gostou do conteúdo?

Se você quer receber muitos outros conteúdos como esse, PARTICIPE da Comunidade Ambientes de Inovação

 

Acesse o perfil Weliton Perdomo LinkeIn.

 

avatar WELITON MONTEIRO PERDOMO
Weliton Monteiro Perdomo
Coordenador Estadual de Inovação do SEBRAE/PR, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1332 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?