O mundo vem mudando ao longo dos últimos tempos, e consequentemente, toda a forma como nos relacionamentos, nos comunicamos e nos posicionamos também. Anunciar e vender produtos abordando características já não é mais suficiente. O perfil do cliente mudou, e para convencê-lo é preciso entregar muito mais do que ele espera ou deseja. É preciso se fazer presente, mostrar autoridade e ser a solução. Tudo isso por meio de conteúdo para redes sociais.
Dessa forma, será possível conquistar uma grande parte do seu público-alvo, que estará atento ao seu perfil, considerando suas ideias e suas indicações, além é claro, do seu produto.
Se você tem interesse em saber mais sobre a importância da criação de um bom conteúdo para redes sociais, e como ele pode ajudar o seu negócio, continue com a leitura até o fim!
O que é o marketing de conteúdo?
Poderíamos explicar de diversas maneiras sobre o que a temática marketing de conteúdo aborda, mas é possível exemplificá-la de forma muito simples. O marketing de conteúdo, nada é mais é, do que aquilo que seu cliente precisa e merece.
Antigamente, as empresas investiam muito dinheiro em grandes propagandas que falavam sobre as características e os benefícios do produto que estava promovendo, porém o perfil do cliente está em constante evolução, e também passou por algumas mudanças.
Com o tempo, foi-se percebendo a necessidade de oferecer à audiência mais do que ela procura, e muito mais do que espera. Isso significa, em outras palavras, que é preciso sim falar sobre o produto e promover a venda desejada, porém, de uma maneira mais estratégica.
Hoje, para conquistar um público fiel é preciso oferecer conteúdos de qualidade em que a pessoa se sinta confortável e possa fazer uso da melhor forma possível. Ela precisa entender que todo o esforço da empresa está em conquistá-la, oferecendo o melhor, além de seus produtos e serviços.
Assim funciona o marketing de conteúdo. Ele é o responsável por preencher sites, blogs e redes sociais com os mais variados temas, garantindo a segurança do potencial cliente e dos clientes já conquistados, em terem 100% de confiança de estarem sendo vistos além dos lucros que podem gerar.
Além de tudo, o marketing de conteúdo também pode ser visto como um grande investimento a longo prazo na esteira de vendas.
Afinal de contas, se você possui um perfil para seu produto ou marca, e ali oferece dicas, conteúdos de valor, promoções e engajamento frequente com sua audiência, em algum momento um mero visitante irá se tornar seguidor, e em pouco tempo, um comprador assíduo que é capaz de atrair novos compradores graças à excelente experiência que teve.
Considere dessa maneira, o marketing de conteúdo como uma grande estratégia fundamental para o crescimento do seu negócio.
Qual é a importância do marketing de conteúdo para as redes sociais?
Como já foi citado anteriormente, a criação de um perfil rico em conteúdo de valor para seus seguidores e interessados, é um grande passo para qualquer empreendedor que deseje o sucesso.
Sua importância está na construção de um ideal, de uma empresa preocupada e presente, capaz de se interessar pela opinião (engajamento) e pelo melhor oferecimento do que o cliente necessita (conteúdo de qualidade).
Para compreender essa realidade, basta se colocar no lugar do seu público-alvo.
É interessante seguir alguém que fala constantemente sobre produtos, serviços, preços e vendas? Você sente interesse em visitar o perfil dessa pessoa sempre? O conteúdo que ela oferece é agradável a todo tempo?
Existem pessoas que gostam desse tipo de perfil, mas consideremos que a maioria não apresenta nenhum tipo de afinidade com essas apresentações.
Sendo assim, a melhor maneira de conquistar seu público, se manter sempre presente e tornar sua promoção uma possibilidade natural, e não forçada, é promovendo a melhor experiência para o usuário, que confiará em seu perfil/marca como autoridade no assunto.
O momento certo para investir em conteúdo de qualidade nas redes sociais
Se você ainda está se questionando sobre qual é o momento ideal para investir em conteúdo para redes sociais, saiba que a resposta é: agora mesmo.
Comece desde já a construir um relacionamento com sua audiência, com os futuros visitantes e potenciais clientes que passarão a conhecer sua história, seu produto, sua marca ou seu serviço.
Faça postagens recorrentes sobre temas relacionados àquilo que você oferece, e sobre temas que possam interessar ao seu público além disso. Ofereça dicas, direcionamentos, conteúdos de qualidade que possam fazer a diferença verdadeiramente na vida de quem está lendo.
Esteja presente, converse, responda comentários, perguntas, críticas e elogios. Questione sobre as preferências dos seus seguidores, descubra o que é do interesse dele e como você, sua marca ou produto podem ajudá-lo.
Fale sobre o que você tem a vender, mas mostre que muito mais importante do que conseguir compradores, você se preocupa em solucionar os problemas daqueles que o seguem.
Analise sua concorrência, observe seus números e melhore constantemente. Toda essa estratégia fará com que você se destaque e se torne uma referência, uma autoridade, crescendo seus números e melhorando seus resultados.
Conclusão
Comece então, a cuidar de seus perfis em redes sociais, blog ou site. Gerencie-os de maneira que seu conteúdo fale com o público certo, promova os melhores resultados, aborde os melhores temas e conquiste o maior espaço!
Para mais conteúdos como este, acesse meu blog e se tiver qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato, será um prazer conhecer seu negócio.