Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Implante capilar

avatar JORGE LUIZ TORREZ
Jorge Luiz Torrezfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Implante capilar
Criado em
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você está procurando por implante capilar? Para saber mais, reserve alguns minutos para ler o texto abaixo.

A calvície pode causar desconforto severo para a maioria dos homens e mulheres, prejudicar a autoestima e afetar a qualidade de vida. Assim, um transplante capilar restaura muito mais do que apenas o cabelo: restaura a satisfação de se olhar no espelho.

Os tópicos são amplos, por isso reuni algumas informações e dicas para ajudar você a responder às dúvidas mais comuns.

Como funciona um implante capilar?

O implante capilar é um procedimento minimamente invasivo que objetiva levar fios de uma área com boa densidade (área doadora), para uma área em que eles estão escassos ou ausentes (área receptora). Ou seja, os fios não são criados, apenas são realocados entre as diferentes partes do couro cabeludo.

Os folículos pilosos são retirados de áreas especificas do couro cabeludo e, eventualmente, de outras áreas do corpo, como barba, peito, etc. No couro cabeludo, a área doadora corresponde à região central da nuca e as laterais, acima das orelhas. O transplante capilar é feito respeitando-se a área doadora segura, ou seja, aquelas regiões do couro cabeludo mais resistentes aos efeitos da calvície.

Existem várias técnicas utilizadas para a realização de implantes capilares, sendo a principal diferença a forma como as unidades foliculares são coletadas e se o cabelo é raspado ou não. Independentemente da técnica de colheita capilar empregada, a implantação é realizada utilizando unidades foliculares individualizadas, um dos pilares da naturalidade dos implantes capilares.

Há diversas técnicas para a realização do implante capilar, as quais se diferenciam principalmente pela forma de coleta das unidades foliculares e pela raspagem ou não dos cabelos. Independentemente da técnica de coleta dos fios, a implantação é realizada com unidades foliculares individualizadas, sendo este um dos pilares para a naturalidade do implante capilar.

Qual o procedimento para um transplante capilar?

 

O transplante capilar começa com a preparação do cabelo no dia da cirurgia. A área doadora é dividida em 14 áreas. As regiões receptoras foram desenhadas de acordo com um protocolo previamente acordado com o paciente. A famosa "linha do cabelo" é a assinatura do cirurgião e um dos menores detalhes do procedimento. Deve garantir a absoluta naturalidade da operação.

Quando a cirurgia é realizada raspando o couro cabeludo, o cirurgião corta o cabelo no início da cirurgia. Os fios não devem ser cortados até que as áreas doadora e receptora sejam divididas.

A área a ser operada é então anestesiada e o paciente é colocado sob sedação intravenosa. A sedação garante maior conforto ao paciente durante todo o procedimento.

A cirurgia inicia-se com a retirada das unidades foliculares de uma área doadora previamente delineada, seguida de implantação na área receptora. O objetivo é manter o enxerto o mais curto possível fora do corpo para garantir maior viabilidade de todas as células envolvidas na produção do cabelo. Portanto, o processo deve ser dinâmico: quando uma unidade é retirada do couro cabeludo, outras unidades são implantadas, todas simultâneas e harmoniosamente.

Existem duas técnicas mais utilizadas para transplante capilar em Belo Horizonte MG: FUT e FUE.

Follicular Unit Transplantation Conhecido como FUT

Nesta técnica, o cabelo é removido através de tiras de couro cabeludo fotografadas ao microscópio em preparação para a cirurgia. Durante essa preparação, as unidades foliculares são individualizadas e separadas de acordo com o número de fios. A área das tiras de couro cabeludo doadas é fechada com suturas. É uma das tecnologias de escolha para as mulheres e implantes de sobrancelha. Para implantes masculinos, nossa equipe raramente utiliza essa técnica.

Follicular Unit Extraction conhecido como FUE

Nesta técnica, a remoção FUE envolve a remoção individual dos folículos pilosos. As incisões existem, mas são apenas alguns milímetros e são facilmente camufladas quando a crosta cai. Essa técnica é a mais utilizada atualmente, pois com o aprimoramento gradativo do punch (a agulha usada para coletar o cabelo), do equipamento utilizado para coletar o cabelo e da experiência da própria equipe, é possível fazer do transplante capilar um procedimento minimamente invasivo procedimento cirúrgico, permitindo recuperação pós-operatória curta e quase indolor.

Na área receptora, a injeção é realizada por meio de uma caneta de injeção chamada de injetora. Garantem melhor proteção da unidade folicular contra qualquer tipo de trauma causado por pinças ou agulhas.

Na maioria dos casos, os transplantes capilares são realizados em uma sessão. Quando a área calva é mais extensa, pode ser necessário planejar mais de um tratamento para cobrir adequadamente a área receptora.

Quando tempo para fazer o procedimento

 

O transplante capilar leva cerca de 8 horas. Durante o procedimento, o anestesista responsável pela sedação do paciente acompanha o paciente durante todo o procedimento para garantir maior conforto durante todo o procedimento. Os anestesiologistas também são médicos que monitoram os sinais vitais de um paciente para garantir que a cirurgia seja completamente segura.

Ao final do transplante capilar, o paciente é observado por alguns minutos. Após este breve período, o paciente pode receber alta para casa.

 

 

avatar JORGE LUIZ TORREZ
Jorge Luiz Torrez
favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3860 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?