Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Implantação de processos de gestão da inovação - Uma outra visão!

avatar KAROLINE DE SOUZA PEREIRA
Karoline De Souza Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt4
Implantação de processos de gestão da inovação - Uma outra visão!
4 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 12 AGO. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A Gestão da Inovação é essencial para empresas que querem se firmar no mercado competitivo atual. Com a implantação de processos de gestão da inovação a empresa terá indicadores e ferramentas que demonstrem claramente a evolução do negócio. De maneira geral, pode-se definir sete principais tipos de resultados que podem ser alcançados, exemplo: aumento de receita; redução de custos; melhoria de processo; inovação em modelo de negócios; estratégias de mercado; novos mercados; novos produtos.

A gestão da inovação nas organizações é um processo complexo, possui fortes características interdisciplinares e sua prática perpassa diversas ênfases e atividades funcionais de uma organização (TATIKONDA; MONTOYA-WEISS, 2001; McDERMOTT; OCONNOR, 2002; BAREGHEH; ROWLEY; SAMBROOK, 2009)

Para que seja possível a geração de inovações em processos, produtos, ou modelos de negócios, sejam eles tradicionais ou digitais, por parte dos pequenos negócios, é essencial o desenvolvimento e organização de uma metodologia que seja ao mesmo tempo abrangente (cubra todas as fases do processo de inovação) e detalhada (inclua também ferramentas ágeis e ou ferramentas digitais para viabilizar a geração e implementação das inovações).

A consultoria da implantação de processos de gestão da inovação, pode seguir algumas etapas:


Etapa 01 - Descoberta de oportunidades (quais as oportunidades observadas em meu negócio devido a inserção de novas tecnologias digitais e ou processos inovadores)?

Seu objetivo é fazer que a equipe da empresa reflita sobre as práticas dos processos de inovação e ou de transformação digital observadas no mercado e os resultados alcançados até o momento. Ao final dessa fase, a empresa saberá seu grau de maturidade para inovar, como a empresa está em comparação com outras empresas da região que participaram de um encontro (benchmarking) ou empresas referências no seu segmente de mercado e que potencial oportunidade poderá trabalhar nas próximas fases.


Etapa 02 - Validação do problema (em que inovar?)

A empresa avalia e valida qual é a oportunidade de inovação para os processos, produtos ou modelo negócio vocacionado para o tradicional ou digital que pode trazer maiores resultados. Ao final, a empresa terá validado com os clientes o problema que vale a pena ser resolvido.


Etapa 03 - Proposta de valor (qual é a solução?)

Uma vez identificado o foco da inovação e ou da transformação digital proposta, o próximo passo é estruturar uma solução inovadora que atenda que você cliente está tentando fazer e não consegue, ou ao processo interno ou ao modelo de negócio que pretendesse reestruturar buscando maior eficiência, produtividade ou redução de custos, cuja oportunidade foi identificada na fase anterior.


Etapa 04 - modelagem de negócios (qual o impacto no modelo de negócios atuais devida à inserção de ferramentas para implementação da gestão da inovação ou de tecnologias digitais?)

Esta é uma etapa poderá ser desenvolvida quando aplicável e conforme a estratégia adotada da empresa.

O objetivo dessa fase é desenvolver um modelo de negócios seja ele tradicional ou digital que seja replicável e sustentável para a solução inovadora que foi desenvolvida na fase anterior.


Portanto, todas as etapas fazem parte de um processo de consultoria, e trazem diversos benefícios para empresa. Ao final dos trabalhos a empresa deverá estar apta a realizar sozinha todo o processo de gestão da inovação ou do processo da transformação digital em sua organização.


Uma ótima notícia para você, quer saber qual é?

O Sebrae/PR subsidia o serviço Implantação de processos de gestão da inovação para o seu negócio em 70% do valor da demanda. Isso mesmo 70%, por meio de uma solução chamada Programa Sebraetec. Para acessá-la, entre em contato agora mesmo em um de nossos canais de atendimento 0800-570-0800, www.sebraepr.com.br ou através do WhatsApp (41) 3330-5700 e solicite uma orientação empresarial para informações e abertura do Sebraetec.



E você? Gostou desse post sobre os benefícios da Implantação de processos de gestão da inovação para a sua empresa? Deixe seu comentário e entre em contato conosco em nossos canais de atendimento !

avatar KAROLINE DE SOUZA PEREIRA
Karoline De Souza Pereira
Administradora | Especialista em Coolhunting - Pesquisa de Tendências e Inovações | Assistente de Inovação e Tecnologia em Sebrae/PRfavorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3804 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?