Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Impactos gerados pelo Turismo de massa

avatar AMANDA LIARA DE AZAMBUJA CORREA SELIVON
Amanda Liara De Azambuja Correa Selivonfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Impactos gerados pelo Turismo de massa
Criado em 23 NOV. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A maior riqueza durante uma viagem são as experiências através das trocas humanas e com o meio ambiente em que você visita. Geralmente quando viajamos, buscamos por um lugar em meio a natureza, para que possamos nos desconectar de todo o ritmo de trabalho e das tarefas. Onde possamos nos conectar com o relaxamento e tranquilidade que a natureza nos oferece. Por isso, devemos dar mais importância a todas as movimentações que o turismo impulsiona.

 Sobrecarga da terra

É importante lembrar que nós passamos a demandar mais serviços ecossistêmicos e recursos naturais do que a Terra é capaz de regenerar em um ano. De acordo o dia da sobrecarga da Terra, 22 de Agosto de 2020, precisamos de 1,6 planeta para suprir nossa demanda de consumo. Já estamos utilizando a reserva planetária que é necessária para os interesses e sobrevivência das gerações futuras. É preciso considerar a biocapacidade do planeta quando fazemos turismo. Considerar o quanto de recursos que a Terra pode gerar em um ano, enquanto tiramos férias. Considerar qual é a pegada ecológica da humanidade, como por exemplo: agricultura e pecuária para produção de alimentos e pesca, formato das áreas construídas para acomodação, consumo de energia, emissões de gases de efeito estufa e etc

Selecione seus fornecedores com critérios que contribuam com a economia circular em todos os processos e serviços. Desde a hospedagem, passeios, restaurantes e transportes de forma que estimule os serviços da comunidade, ou grupo de pessoas que se preocupam genuinamente com o bem estar uns dos outros, além do meio ambiente.  O turismo restaurativo é um processo de gestão dinâmico que participa com o resto da natureza para restaurar a saúde e vitalidade dos ecossistemas. 

Com a expansão natural do turismo e a má compreensão dos princípios do desenvolvimento sustentável, é importante considerar que quando há planejamento inadequado de implantação da atividade turística por falta de interesse da parte gestora no que está além do lucro fácil proveniente do desenvolvimento desenfreado do turismo, os impactos causados são inúmeros e muitas vezes gera o caos turístico. 

A complexidade da intersetorialidade no amplo envolvimento da cadeia do turismo, possui uma série de efeitos que vão além do econômico, efeitos ambientais, culturais, sociais e políticos que afetam os serviços que visam atender as necessidades públicas. 

O turismo por ser  um elaborado e complexo processo de decisão sobre o que visitar, onde, como e a que preço, possui um poder de degradação em diversos setores e do patrimônio edificado, principalmente quando o nível de atratividade de determinado local é alto, ou seja, capaz de atrair muitas pessoas ao mesmo tempo. 

turismo de massa

Ao olhar atentamente para esse termo turismo de massa, ele poderá se mostrar contraditório, pois a atividade turística apesar de ter desenvolvido formas de envolvimento de uma parte da população mundial, ainda não representa toda essa população. 

Como a expressão pode utilizar o termo massa se as massas não vislumbram a atividade turística como algo presente em suas vidas? Quando você chega em uma praia e não encontra espaço para colocar o seu guarda-sol e sua cadeira de tão lotada que esta, ou quando você pretende passar um final de semana em um Parque estadual, mas todos tiveram a mesma idéia de ir no mesmo final de semana e você não encontra um local para acampar, encontra pessoas com dispositivos de som tocando música alta na montanha ou até mesmo fazendo churrasco. 

De acordo com Cruz (2003), o turismo de massa é uma forma de organização do turismo que envolve o agenciamento da atividade bem como a interligação entre agenciamento, transporte, e hospedagem, de modo a proporcionar o barateamento dos custos da viagem e permitir, consequentemente, que um grande número de pessoas viaje. Alguns desdobramentos e características do turismo de massa são:

culturais: 

  • A segmentação do território em locais de turistas, ou de moradores
  • Indução a produção de atrações inventadas que valorizam mais a técnica da reprodução do que a própria autenticidade, ou seja, perda de identidade cultural e atrativos criados para chamar a atenção do olhar do turista. 
  • Desrespeito a cultura local;
  • Desrespeito aos locais sagrados;
  • Espetacularização da cultura; 
  • Não inclusão da visão da comunidade

ambientais: 

  • Desgaste dos recursos naturais;
  • Biodegradação do meio ambiente;
  • Perda de biodiversidade
  • Poluição do ar, 8% da emissão de gases de efeito estufa no mundo vem da movimentação aérea causada pelo turismo
  • Poluição das águas, por falta de saneamento adequado para receptivo de turismo
  • Desmatamento, queimadas
  • Extinção das espécies 
  • Mal encaminhamento e gestão dos resíduos gerados

sociais:

  • Especulação de imóveis e terrenos;
  • Elevação do preço de produtos, superfaturamento;
  • Inchamento do trânsito nos destinos turísticos;
  • Incentivo a prostituição;
  • Desequilíbrio econômico;
  • Deterioração de espaços públicos

políticos:

  • Neocolonialismo;
  • Pressão de corporações turísticas e corporações internacionais sobre as terras e a População; 
  • Evasão de divisas; 
  • Interesses estritamente econômicos; 
  • Falta de ética

Os impactos derivados do turismo de massa são refletidos em muitos momentos das nossas vidas como por exemplo: o consumo exacerbado, poluição, crescimento da frota de veículos, falta de respeito aos espaços públicos. 

Esses impactos já vem sendo observados desde o Relatório de Brundtland, evento ocorrido em 1987 que permeou discussões em diversos âmbitos da sociedade e meio ambiente, entre eles o turismo. Elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), o documento Our Common Future (Nosso futuro Comum), aponta para a incompatibilidade entre o desenvolvimento sustentável 

Turismo sustentável

Por isso o turismo alternativo, ecológico ou até mesmo regenerativo apresenta uma forma menos impactante e mais positiva de realizar o turismo. Suas características fomentam o conceito de sustentabilidade, que possui como premissa o atendimento das necessidades momentâneas sem o comprometimento das necessidades das gerações futuras. A participação da comunidade, a atenção e bom senso para a pequena escala e âmbito local, promoção do contato entre turista e comunidade local, tentativa de diminuição dos impactos sociais e ambientais sobre a população receptora; geração de benefícios locais e incremento da economia local; melhoria da qualidade de vida da população; distribuição mais equitativa da renda obtida por meio do turismo. 

Pratique o Turismo Sustentável e considere atividades que satisfaçam as suas necessidades, assim como as necessidades socioeconômicas das regiões receptoras, enquanto os aspectos culturais, a integridade dos ambientes naturais e a diversidade biológica são mantidas para o futuro. Lembre-se que a sua escolha pode ser uma iniciativa regenerativa que entende que a sua saúde depende da saúde coletiva e trabalha sempre no sentido de contribuir para que floresça as condições necessárias para o aumento da vitalidade, viabilidade e capacidade para a evolução do lugar a que pertence, Gaia, esse organismo vivo que é o nosso Planeta Terra.

avatar AMANDA LIARA DE AZAMBUJA CORREA SELIVON
Amanda Liara De Azambuja Correa Selivon
Turismloga holstica, especialista em conservao da natureza e educao ambiental.Embaixadora Lixo Zero, acredito no desenvolvimento humano atravs do autoconhecimento e integrao do ser junto natureza.favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1267 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares