Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

Impacto entre gêneros será diferente

avatar DIANALU DE ALMEIDA CALDATO
Dianalu De Almeida Caldatofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Impacto entre gêneros será diferente
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 27 MAR. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 

O Impacto social e econômico diante do cenário resultante da pandemia do Coronavírus, será sentido de forma diferente entre os gêneros.

Dados da pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, conduzida pelo Sebrae, mostram que o país tem aproximadamente 24 milhões de mulheres empreendedoras.

Porém, grande maioria está em atividades relacionadas ao comércio e serviços, atividades altamente impactadas pelo isolamento social. 

Elas empreendem por necessidade e na maioria das vezes se tornam a principal fonte de renda da casa nos últimos dois anos, este número subiu de 38% para 45%.

Apesar de ter um nível de escolaridade 16% superior aos homens elas ganham 22% menos do que os empresários. Mesmo com melhores níveis de capacitação, ainda segundo a pesquisa, 49% das mulheres abrem seus negócios sem nenhum planejamento e apenas 28% se sentem seguras com a gestão financeira de seus negócios, diferentemente dos 50% dos homens.

Ainda, segundo um estudo feito pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, aponta dados significativos no que diz respeito a comparações entre negócios liderados por mulheres e homens, destacando as diferenças no perfil e na motivação para empreender, e ainda na gestão financeira e no acesso a crédito.

O estudo da RME mostra que 59% das mulheres que empreendem são casadas e 52% têm filhos, e por essa razão elas têm menos tempo para seus negócios, pois se dedicam mais aos cuidados com a casa e com os filhos do que os homens.

Diante desses índices, percebemos que a mulher e seus negócios estão mais vulneráveis às crises. 

Cabe ressaltar o fato de a mulher estudar mais, dá a ela a condição de pensamento estratégico e criativo diante dos fatos.

Para superar mais esse obstáculo, é preciso ter bastante cautela. Quaisquer decisões equivocadas podem levar ao endividamento, ou prejuízo ainda maiores, para quem já enfrentava dificuldades financeiras.

Neste momento, é importante analisar detalhadamente as despesas e elaborar um planejamento financeiro para ajudar a superar esse problema. Alguns comportamentos feminino devem ser usados mais do que nunca neste momento: O hábito de economizar priorizar e ser perseverante

A jornada do empreendedorismo feminino está repleta de desafios, mas não podemos ser coniventes com esses dados estatísticos, precisamos demonstrar que somos capazes de romper padrões e dar a volta por cima. Podemos ser a base de sustentação e as grandes autoras numa virada histórica.

 

Precisamos mostrar a força feminina e não ser meras coadjuvantes.

 

                                                             

avatar DIANALU DE ALMEIDA CALDATO
Dianalu De Almeida Caldato
Empreendedora e Consultora de Negcios - SEBRAE-PRfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1780 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?