O Impacto social e econômico diante do cenário resultante da pandemia do Coronavírus, será sentido de forma diferente entre os gêneros.
Dados da pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor, conduzida pelo Sebrae, mostram que o país tem aproximadamente 24 milhões de mulheres empreendedoras.
Porém, grande maioria está em atividades relacionadas ao comércio e serviços, atividades altamente impactadas pelo isolamento social.
Elas empreendem por necessidade e na maioria das vezes se tornam a principal fonte de renda da casa nos últimos dois anos, este número subiu de 38% para 45%.
Apesar de ter um nível de escolaridade 16% superior aos homens elas ganham 22% menos do que os empresários. Mesmo com melhores níveis de capacitação, ainda segundo a pesquisa, 49% das mulheres abrem seus negócios sem nenhum planejamento e apenas 28% se sentem seguras com a gestão financeira de seus negócios, diferentemente dos 50% dos homens.
Ainda, segundo um estudo feito pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, aponta dados significativos no que diz respeito a comparações entre negócios liderados por mulheres e homens, destacando as diferenças no perfil e na motivação para empreender, e ainda na gestão financeira e no acesso a crédito.
O estudo da RME mostra que 59% das mulheres que empreendem são casadas e 52% têm filhos, e por essa razão elas têm menos tempo para seus negócios, pois se dedicam mais aos cuidados com a casa e com os filhos do que os homens.
Diante desses índices, percebemos que a mulher e seus negócios estão mais vulneráveis às crises.
Cabe ressaltar o fato de a mulher estudar mais, dá a ela a condição de pensamento estratégico e criativo diante dos fatos.
Para superar mais esse obstáculo, é preciso ter bastante cautela. Quaisquer decisões equivocadas podem levar ao endividamento, ou prejuízo ainda maiores, para quem já enfrentava dificuldades financeiras.
Neste momento, é importante analisar detalhadamente as despesas e elaborar um planejamento financeiro para ajudar a superar esse problema. Alguns comportamentos feminino devem ser usados mais do que nunca neste momento: O hábito de economizar priorizar e ser perseverante
A jornada do empreendedorismo feminino está repleta de desafios, mas não podemos ser coniventes com esses dados estatísticos, precisamos demonstrar que somos capazes de romper padrões e dar a volta por cima. Podemos ser a base de sustentação e as grandes autoras numa virada histórica.
Precisamos mostrar a força feminina e não ser meras coadjuvantes.