Prezadas Agentes Locais de Inovação, Consultores Sêniors do Programa ALI RST e empreendedores inovadores do segmento moveleiro
Esta obra é um livro diferenciado dentro do Programa ALI, pois surgiu à partir de uma parceria de cooperação com o Centro Tecnológico Cosmob, situado em Marche/Itália, que atendeu no Brasil cinco polos de excelência moveleira e calçadista, das quais tornaram um modelo de aplicação da inovação neste setor em todo o Estado.
No Programa ALI, através da parceria RST da Itália, foram atendidas mais de 190 empresas na cidade de Arapongas e região, pois é um dos maiores polos moveleiros do Brasil. O modelo de trabalho foi implementado em duas fases: primeiro os empresários receberam capacitação durante um mês e em seguida, foram acompanhados por uma consultoria durante 2 anos, obtendo um resultados de crescimento extraordinário.
Segundo dados do Sebrae, houve um crescimento em média para o setor, de 348% em 2014 e em 665% em 2015 se comparados ao ano de 2013, ano que não havia o Programa ALI em campo. Não podemos esquecer também, que neste período passávamos por uma crise econômica que impactava diretamente na diminuição das vendas, o que enfatizava ainda mais a necessidade e relevância da inovação. E foi este o ponto do sucesso, inovar, inovar e inovar!
Outro diferencial desse trabalho, é que foi realizado por três Agentes mulheres - Eduarda Silvia Fernanda Modesto Altoé, Isabela Machado e Mariana Conti Oliveira, onde a sensibilidade e competência contribuíram para o sucesso do Programa RST no Paraná e que, resultou neste livro de histórias maravilhosas para relermos novamente e aprender muito, além de nos inspirarmos para este momento que pede novamente, muita inovação em qualquer setor!
OBJETIVOS ALCANÇADOS
Muitos desafios vencidos e excelente aprendizagem É o que vamos encontrar nas histórias contadas. Um setor, com tamanha necessidade de inovar e agregar valor aos produtos, serviços e processos, porém com muitos desafios à vencer como uma crise no setor na época, e foram justamente essas dificuldades, a grande aprendizagem para todos os envolvidos. Mas, tudo isso não seria possível sem a articulação de empresas, universidades, governos e entidades, resultando no impacto positivo em toda a cadeia produtiva da região.
BOA DICA AO LEITOR:
- Leia as histórias.
- Se inspire com cada solução e desafio vencido, com cada detalhe que levou o sucesso da empresa relatada.
- Aproveite o conhecimento técnico de cada negócio, como foi realizado, o resultado que alcançou, etc.
- Copie algo bom e multiplique em outros negócios ou soluções que deseja.
MENSAGEM AOS EMPREENDEDORES
Vivemos um momento de imensa transformação de mercado, de produtos, de serviços e do comportamento da sociedade e com isso, devemos e precisamos novamente, reaprender a inovar ainda mais. Aquele modelo de aplicar a gestão da inovação é de extrema importância reavivá-lo agora, pois as empresas devem aproveitar as inúmeras oportunidades de mercado que surgem justamente neste momento, porque o ponto essencial para inovar continua sendo, novas necessidades = oportunidade para inovar.
E devemos também, lembrar que a hora, não é só para levar o negócio à crescer, mas primeiramente à sobreviver e esta palavra, leva onde é a prioridade de estudos - as pessoas, a responsabilidade social empresarial, tão abordada nos conceitos de sustentabilidade corporativa, hoje é o ponto de partida para a inovação.
Por isso, não podemos deixar de ressaltar que, assim como os problemas do momento, há um grande boom de oportunidades, porque ainda não temos a noção da quantidade de novas necessidades que estão surgindo e surgirão após o isolamento social, onde a maioria dos líderes já comentam nada mais será igual. Para isso, gosto de citar novamente a abordagem do autor Thomas Friedmann no seu livro A Nova Ordem Política e Econômica do Mundo, onde ele afirma que: É tempo de repensar, fazer a reengenharia do pensar de nossas vidas e nossas empresas... Todos precisam ser aprendizes vitalícios... é o melhor momento na história da humanidade para investir em novos modelos de negócios.. Porque, se tantas necessidades surgem, tantas quantas inovações serão necessárias para supri-las. Por isso, precisamos ainda mais inspirar e despertar a vontade de todos para inovar já!
CONVITE AOS LEITORES
Agentes, sêniors e empreendedores inovadores, façam parte da Comunidade Ambientes de Inovação, onde vocês podem contar as suas novas histórias contribuindo para que muitas outras ideias surjam e possam contribuir e motivar mais empresas à sobreviver, crescer e contribuir para toda a nação.
Queremos todos participando, comentando os posts, escrevendo, seguindo e compartilhando com todos os seus contatos, que talvez para se motivarem, precisam neste momento somente ler uma boa história de superação e de inovação como nesses livros.
Salve o arquivo e releia as histórias do Livro - Edição 2014/2016
Impacto do Programa ALI RST Desafios e Aprendizagens
Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.