A primeira barreira a ser vencida em qualquer venda é a desconfiança. E isso importa, em ao menos, 3 pontos cruciais na decisão de compra.
O primeiro ponto é o valor atribuído. Basicamente isso refere-se a marca mas outros detalhes da comunicação visual também acabam implicando. Uma pesquisa realizada em 2020, na Austrália idealizou o seguinte experimento: um grupo de 200 pessoas foi designado para informar o valor de um tênis em 2 lojas. Cada grupo de 100 pessoas viu um tênis em exposição, o detalhe é que era exatamente o mesmo produto, a única diferença é que o primeiro produto estava com a marca da Nike e o segundo, idêntico, não apresentava a marca. O resultado é que as pessoas do grupo onde havia a marca atribuíram um valor médio de A$ 199,00 e o segundo grupo, apenas A$ 89,00. Em uma segunda etapa foram inseridos apenas os tênis da primeira amostra, com a marca, em lojas distintas. A primeira loja era bem organizada, tinha uma comunicação visual atrativa. A segunda era um pouco desleixada, com comunicações improvisadas, sem uma identidade clara. O resultado foi o mesmo, a loja mais organizada obteve um valor de A$ 78 a mais do que a segunda loja. O resultado foi que o consumidor vê mais valor quando há uma dedicação em apresentar a marca de forma harmoniosa e com a sua identidade clara.
O segundo ponto refere-se a confiança. O mesmo estudo demonstrou que, ao serem questionados sobre comprar ou não o produto nos ambientes, ambos os grupos indicaram que estariam dispostos a gastar o dinheiro onde havia uma identidade visual bem apresentada. Isso, principalmente porque os entrevistados detinham a impressão de uma empresa mais organizada, portanto mais séria, interferindo diretamente na decisão de compra pois, com o avanço das compras online, o sentimento de "local seguro de compra está cada dia mais presente na mente do consumidor.
Esses dois primeiros pontos nos levam ao terceiro. A força de vendas para colaboradores e prestadores de serviço. Organizar a identidade visual, cobrindo todos os pontos de contato com cliente de maneira harmoniosa, facilita a venda e a fidelização com o cliente. Faz toda a diferença para quem vende chegar em veículo identificado, uniformizado, com orçamentos, material de apresentação, embalagens, orçamentos, apresentações tudo devidamente padronizado.
Se você pretende melhorar o seu valor ou expandir para clientes e mercados maiores, padronizar sua identidade visual é básico vital. O melhor é que extremamente barato. Um manual simples, que crie esse padrão, com papelaria, cartão de visitas, uniformes, plotagem de frota, identificação de colaborador, modelo de orçamentos, entre outros, custa entre R$ 2.500,00 e R$ 7.200,00. Sem falar que pelo Sebraetec você ainda conta com um subsídio de 70%. O que não dá para estimar é o quanto você vai ganhar com essa padronização, o céu é o limite!