Oferecer uma rede Wi-Fi para clientes não significa que ela seja um recurso sem limites, ou seja, é fundamental proteger as informações empresariais e dos usuários que utilizam a rede. Para isso, uma ferramenta de gerenciamento de hotspot pode ser a solução ideal para administrar uma conexão compartilhada com o público, garantindo a qualidade da rede, minimizando oscilações e lentidão, e resguardando a segurança das informações empresariais.
A seguir, apresentamos as principais vantagens que tornam um sistema de hotspot a melhor alternativa para disponibilizar Wi-Fi para clientes e visitantes:
A autenticação por meio de um cadastro ou login social oferece grande comodidade aos clientes e visitantes. Com esse modelo de conexão, eles podem fazer todo o processo sozinhos, sem precisar solicitar a senha a um terceiro. Dessa forma, o público tem acesso a uma conexão estável, segura e acessível, enquanto a empresa fortalece o relacionamento com o cliente, coleta informações úteis para ações estratégicas futuras e melhora a imagem da empresa.
O sistema de gerenciamento de hotspot permite a separação da rede de clientes da rede administrativa, garantindo a segurança das informações empresariais. O gestor pode controlar o acesso à rede, restringindo o acesso a usuários específicos ou limitando o tempo de uso de funcionários. É possível também estabelecer janelas de horário para a conexão ficar disponível.
A baixa qualidade de conexão é um problema frequente em locais com grande fluxo de pessoas. O hotspot pode ser eficiente na melhoria da qualidade e estabilidade da rede, permitindo que o administrador controle a quantidade de banda que será entregue para cada usuário. Assim, a rede é distribuída de maneira mais inteligente, evitando que um único usuário consuma toda a banda e garantindo uma boa navegação para todos.
Oferecer Wi-Fi gratuito pode ser uma vantagem competitiva para empresas de diversos setores, pois a internet tornou-se essencial para muitas pessoas. Com isso, fornecer Wi-Fi gratuito pode atrair novos clientes e fidelizá-los. Os clientes podem se sentir mais confortáveis e satisfeitos ao poderem acessar a internet enquanto consomem produtos ou serviços, o que os torna mais propensos a retornar ao estabelecimento, tornando-se clientes fiéis.
Disponibilizar Wi-Fi em um estabelecimento pode ajudar a reter clientes e aumentar o valor médio do ticket, já que cerca de 60% das pessoas tendem a permanecer por mais tempo em locais que oferecem Wi-Fi gratuito, sendo que mais da metade delas relatam gastar mais dinheiro por conta disso. Ao oferecer Wi-Fi gratuito, os estabelecimentos podem manter seus clientes conectados e entretidos, o que aumenta a probabilidade de que permaneçam por mais tempo.
De acordo com o Marco Civil da Internet, os estabelecimentos que oferecem conexão Wi-Fi podem ser responsabilizados por atividades ilegais realizadas na rede por usuários não identificados. Isso significa que, se alguém cometer um crime cibernético usando a sua rede Wi-Fi, seu negócio pode ser punido.
Nesse contexto, é importante utilizar um Hotspot Social para garantir a segurança do seu negócio. Com a conexão realizada por meio do login social, o administrador da rede tem o registro de todos os usuários que se conectaram. Dessa forma, em caso de necessidade judicial, é possível identificar os responsáveis por atividades suspeitas.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em setembro de 2020 e regulamentou a coleta e tratamento de dados pessoais pelas empresas. A legislação exige que qualquer organização que colete e armazene dados pessoais tenha medidas de segurança adequadas. Além disso, é necessário fornecer meios para que os clientes possam dar consentimento para a coleta de informações e gerenciar a privacidade dos seus próprios dados.
Ao fazer a escolha de um Hotspot Social adequado a essa legislação, você pode criar uma base de clientes com garantia de segurança e conformidade, preservando legalmente sua empresa e respeitando a privacidade dos dados pessoais de seus visitantes.