Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Hora de refletir e fazer o planejamento 2023!

avatar RAFAEL DE SOUZA
Rafael De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
Hora de refletir e fazer o planejamento 2023!
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 09 DEZ. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Empreendedor(a) 2023 já está batendo na porta, o que representa um bom momento para refletir sobre 2022 e fazer o planejamento do próximo ano. Mas, por onde começar?


Calma, elaborei um Kit de Planejamento em Excel (disponibilizado de forma gratuita), o qual possui 7 ferramentas práticas que podem lhe ajudar nesta empreitada de planejar 2023.


  1. Análise SWOT/FOFA Pessoal;
  2. Análise SWOT/FOFA da Empresa;
  3. Plano de Ação Pessoal;
  4. Plano de Ação para a Empresa;
  5. Diagrama de Ishikawa;
  6. Indicadores e Metas (SMART);
  7. PDCA.


Bora refletir sobre 2022 e planejar 2023? Da porta para fora da empresa pouco você pode fazer, mas da porta para dentro depende só de você!


Confira o passo a passo para fazer o planejamento do seu negócio com o apoio do Kit de Planejamento.


1º Passo - Fazer Análise SWOT/FOFA Pessoal

A análise SWOT/FOFA é uma excelente ferramenta para você refletir sobre os seus pontos fortes e pontos a melhorar enquanto gestor do negócio, além de mapear oportunidades e ameaças que podem impulsionar ou atrapalhar o seu desenvolvimento.




2º Passo - Fazer Análise SWOT/FOFA da Empresa

A análise SWOT/FOFA da empresa serve para refletir sobre os pontos fortes da empresa, pontos a melhorar, além de mapear oportunidades e ameaças que podem impactar o negócio.




3º Passo - Fazer Diagrama de Ishikawa da Empresa

Em relação às fraquezas da empresa, o Diagrama de Ishikawa pode ser é uma excelente ferramenta para você identificar causas e efeitos de problemas e, em seguida, buscar uma solução definitiva.


Não existe empresa perfeita, todos negócios têm problemas e gargalos, mas como identificar as suas causas?


Para auxiliar neste desafio de identificar as causas, você pode utilizar o Diagrama de Ishikawa, também chamada de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe. Esta ferramenta criada pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943.


Em sua estrutura, as causas dos problemas (efeitos) podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes, os quais geram determinado efeito, ou seja, é provável que você identifique alguns destes efeitos na análise de fraquezas do negócio.


Saiba mais sobre como utilizar esta ferramenta em: https://www.siteware.com.br/metodologias/diagrama-de-ishikawa/




4º Passo - Fazer Plano de Ação Pessoal

Com as forças e franquezas definidas, além das oportunidades e ameaças identificadas, é hora de colocar a mão na massa.


A ideia aqui é planejar ações para você adquirir novas habilidades ou competências e, também, ao mesmo tempo, utilizar de forma estratégica suas potencialidades a seus favor e do negócio.


A ferramenta disponibilizada permite que você acompanhe cada ação por status (concluído, iniciado, atrasado, não iniciado ou cancelado).




5º Passo - Fazer Plano de Ação da Empresa

Com as forças e franquezas definidas, além das oportunidades e ameaças identificadas, é hora de colocar a mão na massa.


Aqui é você planejar ações em que você utilize as suas forças e a do negócios para explorar as oportunidades do mercado e, também, ao mesmo tempo, definir ações para reduzir as fraquezas suas e do negócio de modo a ficar menos vulnerável às ameaças.


A ferramenta permite aqui criada permite que você acompanhe cada ação por status (concluído, iniciado, atrasado, não iniciado ou cancelado).