Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Home Office, a tendência que veio para ficar!

avatar FRANCIELE FERNANDA DULLA DE SOUZA
Franciele Fernanda Dulla De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Home Office, a tendência que veio para ficar!
Criado em 27 JUL. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Uma das tendências que vem surgindo, é o trabalho remoto. Não é algo novo, embora o home office tenha sido visto por um bom tempo como trabalho de luxo para poucos.

Sabemos que nem todas as funções de uma empresa podem ser realizadas no formato home office, pois algumas atividades não podem ser feitas de casa. Com tudo, esse modelo de trabalho tem se mostrando promissor. Muitas empresas que adotaram esse tipo de trabalho para continuar operando durante o isolamento social, pretendem manter ao menos um modelo híbrido, ou seja, onde o colaborador pode trabalhar parte em casa e parte presencialmente na empresa.

O modelo de home office é uma das tendências listadas no Guia de tendências 2020 21, disponibilizado pelo Sebrae. Ele mostra que esta forma de trabalho permite uma redução de custos para as empresas, além de gerar maior produtividade e eficiência entre os colaboradores.

Vale lembrar que as pessoas são diferentes, nem todos os colaboradores podem ter o mesmo desempenho trabalhando em casa, por tanto, o acompanhamento da equipe é essencial. Conheça as preferências e necessidades de cada um, e certamente terá resultados incríveis em seu negócio.

Quem ganha com o home office? - Portal Carreira & Sucesso
Se você ainda está na dúvida se deve adotar o modelo home office no seu negócio, eu trouxe algumas dicas para te ajudar a decidir:

Analise o perfil da sua equipe

Se você ainda está estruturando seu novo negócio, tem a possibilidade de listar as características que deseja no futuro colaborador, e assim pode escolher com mais tranquilidade a equipe que julga ter o perfil para o trabalho remoto. Agora se você já possui uma equipe atualmente, faça uma análise do perfil comportamental de cada um. O colaborador deve ter uma auto-organização, comprometimento e sem dúvida uma boa dose de responsabilidade para ter um bom desempenho.

Não esqueça de acompanhar o desempenho de forma periódica, isso vai assegurar que as coisas estão sendo feitas dentro do prazo e com a qualidade desejada.

Escolha ferramentas de gestão colaborativa

Existem diversas plataformas que podem te ajudar no gerenciamento do trabalho remoto da sua equipe, o que ajuda a manter o foco no que precisa ser feito, sem perder nenhum prazo. O Sebrae tem uma lista com diversas ferramentas que podem te auxiliar na gestão de projetos de forma colaborativa, além de outras ferramentas que podem te ajudar em seu negócio.

Informe-se sobre o contrato de trabalho

Se você já está com o seu negócio em funcionamento e decidir instituir o home office, alguns cuidados devem ser tomados, como um aditivo no contrato de trabalho do colaborador. Isso não é obrigatório para períodos de calamidade pública.

Se ainda não formalizou seu negócio, esta é uma oportunidade de contratar parte da equipe para trabalhar de forma remota, e para isso deve-se observar a lei trabalhista sobre esta modalidade de trabalho.

Para te inspirar

Alterar a jornada de trabalho pode ser positivo para o seu futuro negócio, a filial japonesa da Microsoft realizou um teste na empresa em 2019, implantando um regime de 4 dias de trabalho por semana (segunda a quinta-feira). De acordo com os relatórios da empresa, essa mudança aumentou o faturamento em 40% por colaborador. Redução em energia elétrica e impressões, além do aumento da satisfação dos colaboradores com a redução de um dia de trabalho, que chegou a 92%.

E aí, o que achou dessa tendência de negócio!? O que você acha dessa forma de trabalho remoto? Deixa nos comentários! 

Um abraço e até a próxima! 
Franciele Dulla 

avatar FRANCIELE FERNANDA DULLA DE SOUZA
Franciele Fernanda Dulla De Souza
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5333 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?