Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Hoje é dia de Quem? Dia Nacional da Consciência Negra!

avatar MARCELA CAROLINE LAZZERI
Marcela Caroline Lazzerifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Hoje é dia de Quem?  Dia Nacional da Consciência Negra!
Criado em 20 NOV. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O Dia da Consciência Negra marca a luta da população negra no Brasil. A data, que dá protagonismo a Zumbi dos Palmares no combate pela abolição da escravidão, é uma oportunidade para dar voz e resgatar essa história, destacando a importância do povo africano para a formação social, econômica, cultural e política do país.

O dia 20 de novembro é aniversário da morte de Zumbi, grande líder guerreiro do quilombo dos Palmares, assassinado em 1695, há mais de 300 anos. Ele é considerado símbolo da resistência contra a escravidão, por isso, as entidades e organizações não governamentais dos movimentos negros no Brasil definiram esse dia para manter viva a memória dessa figura histórica e sua importância na luta pela libertação dos escravos.

Zumbi nasceu em Palmares, filho e neto de guerreiros de Angola, na África, escravizados e vendidos no Brasil. Com poucos dias de vida, foi sequestrado e entregue a um padre que o batizou com o nome de Francisco. Aos 15 anos, Francisco que havia aprendido português e latim, fugiu e voltou para o quilombo, onde mudou seu nome para Zumbi que significa 'Senhor da Guerra', 'Fantasma Imortal' ou 'Morto Vivo', no idioma africano banto. Daí em diante chefiou os negros nos combates contra bandeirantes e capangas dos fazendeiros que queriam escravizá-los novamente. Foi traído e morto numa emboscada aos 40 anos, depois de passar a vida lutando pela liberdade.

A palavra quilombo é de origem africana e quer dizer acampamento guerreiro na floresta.

No dia 9 de janeiro de 2003, a Lei Federal 10.639 instituiu o 20 de Novembro como o 'Dia Nacional da Consciência Negra', no calendário escolar. Desta maneira, o ensino da cultura afro-brasileira passou a fazer parte do currículo escolar em todo o país.

Documentários e Ações para seguir e assistir nesse dia:

Produzido por Nátaly Neri, youtuber e cientista social, o documentário Negritudes Brasileiras faz parte do projeto #CreatorsForChange do Youtube. O objetivo é fomentar o debate sobre identificação racial no Brasil, oferecendo ferramentas para que pessoas racializadas compreendam o porquê de essa questão ser tão complexa.

#POTÊNCIASNEGRAS é um projeto para o mês de novembro do canal do youtuber Murilo Araújo, que abordará as potências e pluralidades de pessoas negras em diversas áreas. O primeiro episódio é focado na arte e nos trabalhos do ator, diretor e escritor Lázaro Ramos.

Livros infantis escritos por autores negros:

O mundo no black power de Tayó Kiusam de Oliveira

  • Tayó é uma menina negra que tem orgulho do cabelo crespo com penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas. Tayó é uma princesinha que chega em forma de espelho para que outras princesinhas se mirem, se reconheçam e cresçam, cumprindo a única missão que nos foi dada, ao virmos viver neste planeta: a de sermos felizes.

Caderno sem rimas da Maria Lázaro Ramos

  • Neste título chamado Caderno sem rimas da Maria, o autor se inspira em sua filha, inventa e ressignifica palavras e, nessa brincadeira, mostra que a liberdade da leitura nos faz viajar para lugares muito distantes.

Meninas negras Madu Costa

  • Em Meninas Negras, Madu Costa fala da vida e dos sonhos de 3 meninas negras, que aprende e respeitam sua ancestralidade africana.

Amoras Emicida

  • Uma história cheia de simplicidade e poesia, que mostra a importância de nos reconhecermos nos pequenos detalhes do mundo.

A menina transparente Elisa Lucinda

  • Uma menina que mora na música, no mar, na comida da panela, nas flores e no coração dos apaixonados. Mas, às vezes, ela aparece tão de mansinho que tem gente que nem percebe e a deixa de lado. Qual o nome dela?

Meu pai vai me buscar na escola Junião

  • Quando sai da escola no colo de seu pai, o menino encontra o mundo. E, nesse mundo de todo dia, cada dia é uma aventura.

E aí, gostou da publicação?

Quais ações para conscientizar sobre essa data você faz na sua empresa?

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!


Texto inspiração:

https://www.todamateria.com.br/consciencia-negra/

https://blog.wpensar.com.br/pedagogico/consciencia-negra-na-escola-atividades/

https://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/1120---dia-da-nacional-da-consciencia-negra.htm

avatar MARCELA CAROLINE LAZZERI
Marcela Caroline Lazzeri
Secretria Executiva, MBA em Controladoria e Gesto Financeira.Assistente Administrativo e Apoio a Projetos no escritrio de Toledo - Sebrae/PR.favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4581 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?