O Dia da Consciência Negra marca a luta da população negra no Brasil. A data, que dá protagonismo a Zumbi dos Palmares no combate pela abolição da escravidão, é uma oportunidade para dar voz e resgatar essa história, destacando a importância do povo africano para a formação social, econômica, cultural e política do país.
O dia 20 de novembro é aniversário da morte de Zumbi, grande líder guerreiro do quilombo dos Palmares, assassinado em 1695, há mais de 300 anos. Ele é considerado símbolo da resistência contra a escravidão, por isso, as entidades e organizações não governamentais dos movimentos negros no Brasil definiram esse dia para manter viva a memória dessa figura histórica e sua importância na luta pela libertação dos escravos.
Zumbi nasceu em Palmares, filho e neto de guerreiros de Angola, na África, escravizados e vendidos no Brasil. Com poucos dias de vida, foi sequestrado e entregue a um padre que o batizou com o nome de Francisco. Aos 15 anos, Francisco que havia aprendido português e latim, fugiu e voltou para o quilombo, onde mudou seu nome para Zumbi que significa 'Senhor da Guerra', 'Fantasma Imortal' ou 'Morto Vivo', no idioma africano banto. Daí em diante chefiou os negros nos combates contra bandeirantes e capangas dos fazendeiros que queriam escravizá-los novamente. Foi traído e morto numa emboscada aos 40 anos, depois de passar a vida lutando pela liberdade.
A palavra quilombo é de origem africana e quer dizer acampamento guerreiro na floresta.
No dia 9 de janeiro de 2003, a Lei Federal 10.639 instituiu o 20 de Novembro como o 'Dia Nacional da Consciência Negra', no calendário escolar. Desta maneira, o ensino da cultura afro-brasileira passou a fazer parte do currículo escolar em todo o país.
Documentários e Ações para seguir e assistir nesse dia:
Produzido por Nátaly Neri, youtuber e cientista social, o documentário Negritudes Brasileiras faz parte do projeto #CreatorsForChange do Youtube. O objetivo é fomentar o debate sobre identificação racial no Brasil, oferecendo ferramentas para que pessoas racializadas compreendam o porquê de essa questão ser tão complexa.
#POTÊNCIASNEGRAS é um projeto para o mês de novembro do canal do youtuber Murilo Araújo, que abordará as potências e pluralidades de pessoas negras em diversas áreas. O primeiro episódio é focado na arte e nos trabalhos do ator, diretor e escritor Lázaro Ramos.
Livros infantis escritos por autores negros:
O mundo no black power de Tayó Kiusam de Oliveira
- Tayó é uma menina negra que tem orgulho do cabelo crespo com penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas. Tayó é uma princesinha que chega em forma de espelho para que outras princesinhas se mirem, se reconheçam e cresçam, cumprindo a única missão que nos foi dada, ao virmos viver neste planeta: a de sermos felizes.
Caderno sem rimas da Maria Lázaro Ramos
- Neste título chamado Caderno sem rimas da Maria, o autor se inspira em sua filha, inventa e ressignifica palavras e, nessa brincadeira, mostra que a liberdade da leitura nos faz viajar para lugares muito distantes.
Meninas negras Madu Costa
- Em Meninas Negras, Madu Costa fala da vida e dos sonhos de 3 meninas negras, que aprende e respeitam sua ancestralidade africana.
Amoras Emicida
- Uma história cheia de simplicidade e poesia, que mostra a importância de nos reconhecermos nos pequenos detalhes do mundo.
A menina transparente Elisa Lucinda
- Uma menina que mora na música, no mar, na comida da panela, nas flores e no coração dos apaixonados. Mas, às vezes, ela aparece tão de mansinho que tem gente que nem percebe e a deixa de lado. Qual o nome dela?
Meu pai vai me buscar na escola Junião
- Quando sai da escola no colo de seu pai, o menino encontra o mundo. E, nesse mundo de todo dia, cada dia é uma aventura.
E aí, gostou da publicação?
Quais ações para conscientizar sobre essa data você faz na sua empresa?
Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!
Texto inspiração:
https://www.todamateria.com.br/consciencia-negra/
https://blog.wpensar.com.br/pedagogico/consciencia-negra-na-escola-atividades/
https://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/1120---dia-da-nacional-da-consciencia-negra.htm