Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Hoje é dia de Quem? Dia do Técnico em Segurança no Trabalho!

avatar MARCELA CAROLINE LAZZERI
Marcela Caroline Lazzerifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Hoje é dia de Quem?  Dia do Técnico em Segurança no Trabalho!
Criado em 27 NOV. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Dia 27/11, é celebrado o Dia do Técnico de Segurança no Trabalho. A data homenageia os profissionais que têm como principal responsabilidade garantir a segurança e proteção dos demais colegas de trabalho.

A escolha desta data é uma homenagem à lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, responsável por regularizar as profissões de Técnico de Segurança do Trabalho e de Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Os Técnicos em Segurança no Trabalho certificam-se que todas as medidas preventivas para evitar acidentes sejam tomadas, assim como tentam garantir que a saúde dos trabalhadores não seja afetada pelas atividades ocupacionais cotidianas.

A profissão remonta à primeira metade do século XX, sendo desenvolvida na altura principalmente por profissionais da saúde, até que foi regularizada em 1985.

Os profissionais da área, portanto, são responsáveis por supervisionar as atividades ligadas à segurança do trabalho, visando assegurar condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de ocorrência de acidentes.

São profissionais que desenvolvem suas atividades em prol da vida dos companheiros de trabalho, promovendo a adoção de meios e recursos capazes de desenvolver a prevenção de acidentes ou doenças ocupacionais.

Além disso, eles promovem a educação, informação e técnicas científicas para sanar as deficiências das condições do ambiente de trabalho.

Entre as atividades desenvolvidas pelo técnico em Segurança do Trabalho estão o dever de informar tanto o empregador, por meio de parecer técnico, quanto os trabalhadores sobre os riscos, orientando-os quanto às medidas para eliminá-los. Para isto, eles precisam analisar os processos de trabalho e identificar os fatores de riscos de acidentes e doenças do trabalho. Também cabe ao técnico executar medidas de segurança e programas de prevenção com a participação dos trabalhadores, avaliar os resultados destas ações, promover a capacitação do trabalhador e orientar terceiros na área.


E aí, gostou da publicação?

Quais ações para exaltar esse profissional você faz na sua empresa?

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!


Texto:

https://fcmsantacasasp.edu.br/dia-27-de-novembro-e-o-dia-do-tecnico-de-seguranca-no-trabalho/#:~:text=Dia%2027%2F11%2C%20%C3%A9%20celebrado,dos%20demais%20colegas%20de%20trabalho.

avatar MARCELA CAROLINE LAZZERI
Marcela Caroline Lazzeri
Secretria Executiva, MBA em Controladoria e Gesto Financeira.Assistente Administrativo e Apoio a Projetos no escritrio de Toledo - Sebrae/PR.favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4523 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?