Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Hoje é dia de Quem? Dia do Deficiente Visual!

avatar MARCELA CAROLINE LAZZERI
Marcela Caroline Lazzerifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Hoje é dia de Quem? Dia do Deficiente Visual!
Criado em 13 DEZ. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O Dia Nacional do Deficiente Visual foi criado a partir do Decreto nº 51.405, de 26 de julho de 1961, assinado pelo então presidente do Brasil, Jânio da Silva Quadros.

A criação da data tem como objetivo consolidar os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que visa os fundamentos de igualdade e solidariedade para todos os cidadãos.

Para esse dia não criamos ações de comemoração, e sim, ações de inclusão social de pessoas com deficiência.

A inclusão social significa inserir pessoas diferentes em todos os sentidos, e investir nisso torna a empresa muito mais competitiva e atraente para o mercado de trabalho.

O que diz a lei sobre a reserva de cargos para PCD Lei de Cotas

A Lei 8.213/91, que dispõe sobre a Previdência Social, estabelece que empresas com cem colaboradores ou mais devem destinar de 2% a 5% das vagas às pessoas em reabilitação ou com deficiência, sendo:

  • de 100 a 200 funcionários         2%
  • de 201 a 500 funcionários         3%
  • de 501 a 1.000 funcionários     4%
  • de 1.001 funcionários em diante        5%

 

Vale ressaltar que os profissionais com deficiência devem ser integrados ao restante das equipes.

Isso quer dizer que não deve haver segregação dessas pessoas por conta de suas deficiências; elas devem exercer suas funções em condições normais, como os demais profissionais.

Inclusão social de pessoas com deficiência no Brasil

A inclusão social orientou a elaboração de políticas e leis na criação de programas e serviços voltados ao atendimento das necessidades especiais de deficientes nos últimos 50 anos. Este parâmetro consiste em criar mecanismos que adaptem os deficientes aos sistemas sociais comuns e, em caso de incapacidade por parte de alguns deles, criar-lhes sistemas especiais em que possa participar ou tentar acompanhar o ritmo dos que não tenham alguma deficiência específica. Tem sido prática comum deliberar e discutir acerca da inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência mencionando direitos inerentes a uma deficiência específica, ou então abrangendo-os de forma generalizada, sem distinguir entre os diferentes tipos de deficiência.

Assim, a sociedade modificará em suas estruturas e serviços oferecidos, abrindo espaços conforme as necessidades de adaptação específicas para cada pessoa com deficiência a serem capazes de interagir naturalmente na sociedade. Todavia, este parâmetro não promove a discriminação e a segregação na sociedade. A pessoa com deficiência passa a ser vista pelo seu potencial, suas habilidades e outras inteligências e aptidões.

Desta forma, é proposto o paradigma da inclusão social. Este consiste em tornar, toda a sociedade, um lugar viável para a convivência entre pessoas de todos os tipos e inteligências na realização de seus direitos, necessidades e potencialidades.

Por este motivo, os inclusivistas (adeptos e defensores do processo de inclusão social) trabalham para mudar a sociedade e a estrutura dos seus sistemas sociais comuns e atitudes em todos os aspectos, tais como educação, trabalho, saúde, lazer.

Sobretudo, a inclusão social é uma questão de políticas públicas, pois cada política pública foi formulada e basicamente executada por decretos e leis, assim como em declarações e recomendações de âmbito internacional (como o Tratado de Madrid). O objetivo básico é a importância da caracterização do território como espaço de expressão da cidadania e da reconquista dos direitos sociais.


E aí, gostou da publicação?

Conte nos comentários, a sua empresa promove a inclusão social?

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!


Texto inspiração:

https://blog.tangerino.com.br/inclusao-social-nas-empresas/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Nacional_do_Cego

https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-do-cego/

avatar MARCELA CAROLINE LAZZERI
Marcela Caroline Lazzeri
Secretria Executiva, MBA em Controladoria e Gesto Financeira.Assistente Administrativo e Apoio a Projetos no escritrio de Toledo - Sebrae/PR.favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4532 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?