Que a propaganda é a Alma do negócio, isso todo mundo sabe, mas, quando ela se tornou peça fundamental para o sucesso de um negócio? Essa pergunta é muito difícil de responder, o que sabemos é que a data de comemoração foi definida em 04 de dezembro de 1936 por conta de um congresso em Bueno Aires.
Em 1937, esta data passou a ser celebrada como o Dia Pan-Americano da Propaganda. O reconhecimento como o Dia Mundial da Propaganda chegou apenas a partir de 1970.
Claro que a propaganda existe muito antes disso, no Brasil mesmo ela apareceu lá por meados de 1800, onde a palavra Freguês dominava, às rádios instigavam a criatividade dos seus ouvintes e onde o Jornal impresso era a atualização diária dos Status do Mundo.
Propagadas que Mudaram e Impactaram o Mundo:
1907 Suco de Laranja Sunkist
No século XX, quem ganhava dinheiro com laranjas, tinham que ensinar as pessoas espremê-las, pois elas estavam comprando apenas a quantidade que elas cultivavam, porque não precisavam de tanta fruta.
A solução foi da agência Lord & Thomas, que decidiu colocar todos os cultivadores da fruta sob uma só marca: Sunkist.
1942 We Can Do It!
As vezes campanhas ganham significados diferentes, que não foram planejados. Foi o que aconteceu com este anúncio da Westinghouse Electric. A empresa divulgou a peça internamento no período da II Guerra Mundial. O objetivo era inspirar as trabalhadoras da companhia.
Nos anos 70 e 80, a imagem ganhou outros significados e acabou virando símbolo do feminismo.
1952 Give Yourself A Coffee Break!
Está campanha foi responsável criação do hábito das pausas para um Cafezinho. A campanha da Pan-American Coffee Bureau praticamente criou o break para tomar a bebida no local de trabalho.
1959 Think Small
Em 1959, uma data em que a segunda guerra mundial estava fresca na mente do norte americano, vender carro do Hitler, não seria nada fácil. Além disso, eles gostavam (e ainda gostam) de pensar grande.
A solução: pensar pequeno, vender o segundo carro das famílias norte-americanas.
1964 Daisy
Lyndon Baines Johnson concorria à presidência dos Estados Unidos contra o republicano Barry Goldwater.
O comercial queria mostrar, quanto seria perigoso umaeleição favorável a Goldwater para o povo americano. Para isso foi feito um relação à inocência da criança uma catástrofe social representa.
Um marco na história da propaganda política. Johnson venceu já que ficava difícil votar num candidato que poderia trazer ao país o que o filme abaixo demonstra.
2012 Red Bull Stratos
Em outubro de 2012, Felix Baumgartner saltou da estratosfera da Terra num vídeo promovido pela Red Bull.
De uma só vez, Baumgartner se tornou a primeira pessoa a quebrar a barreira do som sem a ajuda de qualquer veículo e a Red Bull mudou a comunicação das marcas para sempre. Um total de oito milhões de pessoas assistiram o salto ao vivo e as redes sociais explodiram com o evento.
Foi o primeiro comercial a não interromper a atração. Ele FOI a atração.
Depois de muito analisar, acredito que você empresário consegue entender a importância da Propaganda no seu negócio.
Então, use e abuse da propaganda, contrate uma empresa especializada na área, a propaganda diz muito sobre o seu negócio e pode sim, definir seu futuro.
Para vocês, empresas de Publicidade, apenas aproveitem o seu Dia, e se apresentem, se divulguem, usem essa data para beneficio próprio!
E aí, gostou da publicação?
Conte nos comentários, qual propaganda te motiva, te emociona, ou mudou algo em você?
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Textos e Textos Inspiração:
https://adnews.com.br/14-propagandas-que-mudaram-o-mundo/
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/resumo--historia-propaganda.htm