Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Happy Hour com o Empreendedor: Rubens (Xuxa) - D´Tardezinha Assados na Brasa

avatar MICHAEL DOUGLAS CAMILO
Michael Douglas Camilofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Happy Hour com o Empreendedor: Rubens (Xuxa) - D´Tardezinha Assados na Brasa
Criado em 29 MAR. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Olá empresários, como vão?

Estou aqui hoje para apresentar a história de um de nossos clientes do Sebrae/PR. Venha conferir essa história na nossa comunidade de Bares e Restaurantes:

 

Nome do Empresário: Rubens Celestino Vila Junior ( Xuxa)

Nome da Empresa:  D´Tardezinha Assados na Brasa.

Instagram: @dtardezinhapvai

Cidade: Paranavaí - Pr

Disclaimer do redator: Já estou com água na boca para experimentar esse assado. 

 

Como nasceu o seu negócio?

No dia 22 de maio de 2020, foi primeiro dia de atendimento ao público durante a inauguração. Assim é fácil, parece que estava tudo pronto, só começar a trabalhar.

Antes disso, um pouco da minha história de vida, sou fotografo a 24 anos, trabalho em eventos, fotografando eventos sociais, comerciais e shows.

Final de fevereiro 2020 a pandemia chegou ao meu estado, todos eventos sendo cancelados, e eu não diferente de muitos não estava preparado para essa pandemia, tinha reservas FINANCEIRAS para sobreviver dentro de três meses e conseguir comer.

Já comecei a pensar o que não existia na minha cidade. O que eu poderia fazer dar certo? Ou o que já existia que eu poderia fazer diferente?

Chegando o mês de abril não tinha mais condições de comer, nesse momento tive a brilhante ideia de fazer fotos comerciais para um restaurante.

Com isso veio a oportunidade de ser motoboy do restaurante para fazer as entregas de marmitas, isso já me ajudou mais um pouco no orçamento, porém, estava muito incomodado pelo tanto de risco e perigo no trânsito.

Fotografando participei de vários treinamentos e workshops de treinamento empresarial , mais nunca só fotografei , eu ficava ali prestando atenção vai que eu aprendia alguma coisa, e sempre fui muito curioso.

Então lembrei, faça aquilo que você gosta com amor e dedicação que nunca vai precisar trabalhar. Assim, como na fotografia, agora onde mais posso ser bom?!

Aí ,me deu o estalo que precisava, amo cozinhar, sou churrasqueiro dos amigos, então pensei em buscar alguma coisa nesse mercado.

Fiz uma pesquisa rápida na cidade e vi que tem poucas opções de restaurantes noturnos, tem muitos espetinhos, mas não existia um local que oferecia porções de carnes assada na brasa e de qualidade.

Desde 2012 em grandes festas e eventos do CTG (Centro de Tradições Gaúchas), eu cozinho e asso carnes e então, vi a minha oportunidade. Pesquisei, estudei, vi valores, fui atrás do ponto comercial e escolhi bem por causa da pandemia, aglomerações e etc.

A garagem da minha casa foi a minha melhor escolha, por ser um ramo novo de trabalho não podia atender muito e porque aumentaria a minha margem de erro.

 A primeira impressão tem que ser a melhor. O que eu precisava no momento era conquistar um cliente de cada vez, no boca a boca, errando minimamente possível.

Cuidei de cada detalhe, segurança do cliente, embalagem, produtos de qualidades, origens da carne. Queria fazer diferente e hoje a 10 meses digo que é só o começo.

Só que me faltava muita coisa, uns anjos me ajudaram, com panelas, frezzer, geladeira, fogão e por fim, as bebidas tive que gelar num frigobar, vendendo só latinhas no início e a estratégia era bebidas com valor mais alto, porque precisava de clientes para comer e não para beber, tinha que fazer o nome com a comida.

 

O que te motiva sair da cama pela manhã?

Saber que posso fazer a diferença nas vidas das pessoas, pelo paladar. Isso me inspira todos os dias, poder ir para cozinha ou churrasqueira, inventar, criar até copiar um prato ou um assado novo para poder levar para  uma pessoas da minha realidade, da minha cidade e região.

 

Do que você mais se orgulha no seu negócio?

Que meu negocio não tem um determinado público ou classe, aqui no D'Tardezinha todos são iguais, o padrão é igual para todo mundo. A pandemia nos mostrou isso para nós, seres humanos, valorizarmos momentos e pessoas hoje, afinal não sabemos o amanhã.

 

Quais são os principais desafios que você enfrenta na direção do empreendimento e como você faz para superar esses obstáculos?

Deus em primeiro lugar! Fé para acreditar e poder pedir sabedoria e discernimento pra conseguir passar pelas dificuldades.

Acho que quase ninguém sabe, mais teve dias que eu não tinha dinheiro para comprar a matéria prima do meu restaurante, CARNE!

O que faria se fosse você? Então eu fui ver no histórico de vendas quais carnes eu deveria ter para oferecer nesse dia. Porque trabalho com carnes e produtos frescos, com um cardápio com mais de 20 opções de carnes.

Mais tem dias que a venda não acontece e você não tem capital de giro, você vende hoje pra comprar amanhã. Para superar tudo isso e sem dinheiro, ir para as redes sociais, divulgar, mostrar, fazer contato com a carteira de clientes no WhatsApp e lembrar a eles que você existe, é um processo de um a um, boca a boca para o negócio ir acontecendo.

 

Que conselhos você dá para alguém que está começando agora e quer empreender neste segmento?

Acredite no seu potencial e no seu sonho! Estude sobre todo tipo de risco, vai em frente e faça acontecer, poucos vão te animar ou estar com você, mais se o sonho é teu você quem tem que ir atrás e dar conta dele é você.

 

Existe algo que nunca mudou desde a inauguração do bar e/ou o restaurante?

Melhoramos em estruturas, mesas, cadeiras, freezer etc. Mais o que nunca mudou foi o nosso tempero e a forma de servir para atingir a excelência no dia a dia de nossos pratos, assados e atendimento.

 

E quais seriam as oportunidades de inovação para este segmento?

Comida todos tem que comer,  e com a vida corrida hoje de todos, pegar pronto e comer é ganhar tempo e tempo é dinheiro para muitos.

Hoje em dia ninguém mais quer comer pra encher, hoje todos buscar experiência de sabor e qualidade, não de quantidade.

 

Como você faz para gerar uma clientela fiel e o sucesso do negócio?

Redes sociais, imagens, fotos e vídeos, mostro tudo! Desde a compra em mercados, preparo, até servindo. O dia dia do restaurante as pessoas querem saber, da onde vem, como vem, elas querem uma história da comida, da carne assada etc.

 

Qual é a empresa que atua no mesmo segmento que o seu negócio e que mais inspira você? Por que?

Espetão do João em Rio Branco do Acre. Foi a minha principal inspiração de fazer diferente, porque aqui na minha cidade só tinha espetinho. E lá no Acre ele mandava a carne assada com os acompanhamentos perfeito de churrasco e que não precisava de mais nada sabe?!

Isso foi meu espelho inicial.

Hoje com 10 meses, já estou com umas referências bem mais atuais de São Paulo capital, onde tive a oportunidade de passar uma semana, buscando, aprendendo e estudando para dar um passo a mais no nosso novo projeto do D'Tardezinha na cidade, espero em breve poder contar esta historia para vocês.

 

Qual frase de inspiração você gostaria de compartilhar com os empresários da nossa comunidade de Bares e Restaurantes?

Sonhar grande e sonhar pequeno da o mesmo trabalho, mas o principal não é você chegar no seu objetivo logo, o caminho tem que ser feito por etapas.

Tenho visto empresas que gastaram um monte em estrutura, mais não se preocupou com a comida. Vejo gente gastando um monte em qualidade da comida mas, não estuda o perfil do cliente, ficando em um único nicho  sem ter giro para se manter.

O principal, seja humilde, cuide das pessoas, ouçam seus clientes, peça feedback, melhore sempre, todo dia se puder e resolvam os problemas dos clientes, antes mesmo de achar o culpado do erro e no final do caminho verá o tanto que você impactou nas vidas das pessoas .

 

FAÇA COM AMOR E DEDICAÇÃO, QUE VOCÊ NUNCA VAI PRECISAR TRABALHAR

 

 

Nota do redator: Xuxa, que história fenomenal. Essa jornada empreendedora, com seus altos e baixos, parabéns por não desistir dos seus objetivos.

Pessoal, o que vocês acharam da entrevista com o nosso empresário? Quais perguntas vocês gostariam de fazer para outros empresários de Bares e Restaurantes?

Gostou da história, compartilha com seu colega empresário! 

 

avatar MICHAEL DOUGLAS CAMILO
Michael Douglas Camilo
Coordenador Estadual de Inovação no SEBRAE/PR; Fascinado por empreendedorismo e inovação; Head da Comunidade Sebrae de Ambientes de Inovação.favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1285 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?