Você talvez já tenha ouvido falar que ideias e empreendimentos que contam com apoio de instituições como incubadoras, aceleradoras e outros ambientes de inovação tem maiores chances de sucesso no mercado. Os habitats de inovação são espaços de aprendizagem coletiva, intercâmbio de conhecimentos e práticas produtivas, de interação entre os diversos agentes de inovação: empresas inovadoras, instituições de pesquisa e agentes governamentais e podem constituir em:
Incubadoras e Pré incubadoras
Aceleradoras e Pré aceleradoras
Hubs de inovação
Parques Tecnológicos
Coworking, labs e makerspaces
A evolução dos Ambientes de Inovação
Os ambientes de inovação independente da denominação passaram de ser cada vez menos a oferta de espaços físicos subsidiados, para o conhecimento e desenvolvimento de negócios inovadores, e cada vez mais processos estruturados para proporcionar o desenvolvimento consistente de
empreendimentos, gerando conexões capazes de criar negócios com produtos e serviços inovadores. Essa interação com os ecossistemas locais e internacionais é que transformam de maneira consistente e acelerada os negócios.
Apoio aos Ambientes de Inovação
O SEBRAE/PR ao longo dos anos já possui diversas iniciativas de apoio aos ambientes de inovação, tais como:
O Convênio Nacional para implantação do Modelo CERNE em Incubadoras (onde o Paraná é o estado com o maior número de incubadoras certificadas: são 16 atualmente);
O apoio a criação da Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras REINOVA PR;
A metodologia do SEBRAE/PR de mapeamento dos ecossistemas de inovação;
Oficinas e eventos de modelagem de negócios para ambientes de inovação;
Além do Edital de Incubadoras Paraná 2020.
Os fatores pelos quais justificam apoiar o surgimento de novos ambientes de inovação são inúmeros, entre eles pois:
Acolhem e dão suporte aos empreendedores iniciantes;
Atraem e retêm mão de obra qualificada e especializada;
Aumentam as chances de sucesso de empresas nascentes;
Ajudam a transformar a realidade local através da inovação.
Contribuem para a geração de emprego e renda no território;
Ajudam a dar vazão aos projetos de P&D das instituições de ensino;
São engrenagem fundamental em qualquer ecossistema de empreendedorismo e inovação;
O Programa
O Programa Habitats PR de Inovação tem como objetivo apoiar o aprimoramento ou criação de novos ambientes de inovação no Estado do Paraná, de maneira estruturada para que os mesmos possam efetivamente cumprir a missão de entregar aos ecossistemas empresas inovadoras ou de base tecnológica capazes de competir no mercado e agregar valor aos territórios.
Tendo como público alvo as universidades, prefeituras, associações, empresas privadas, entre outros. São esperados como resultados até o fim desse ano, o apoio a 20 (vinte) novos ambientes inovadores em todas as regiões do estado.
Metodologia
A metodologia consiste no desenvolvimento de ferramental padronizado para posterior customização para cada ambiente de inovação apoiado; a realização de workshops com a equipe de gestão de cada ambiente de inovação para estruturar sua operação, a fim de cada um entregue mais e melhores resultados para seu ecossistema; sessões de acompanhamento do processo de implantação do novo modelo de gestão. Além de todo o processo ser baseado nas premissas do Modelo de Gestão CERNE, criado pela Anprotec para elevar os resultados dos habitats de inovação no país (e já implantado e certificado em 16 incubadoras paranaenses).
Todo o processo de interação e aprendizado acontecerá utilizando a Comunidade Ambientes de Inovação como plataforma de conhecimento comunidadesebrae.com.br/inovacao fique ligado e acompanhe os conteúdos exclusivos por aqui.
E aí se interessou?
Acompanhe o Lançamento do Programa Habitats PR de Inovação nessa quarta-feira 05 a partir das 09h pelo link.
Se você tem interesse em criar um ambiente de inovação ou mesmo estruturar os processos de apoio deixe nos comentários ou me mande um e-mail que compartilho dicas exclusivas WPerdomo@pr.sebrae.com.br