A chave para criar um bom ambiente de trabalho, confortável e produtivo é uma gestão de pessoas eficaz.
As empresas que perceberam isso e investem tempo e energia nesta área, constroem um ambiente que ajuda os colaboradores a crescerem e se tornarem melhores profissionais e, consequentemente, traz melhores resultados a empresa.
Saber como gerir pessoas pode contribuir para que os líderes gastem menos tempo com relatórios e mais tempo garantindo que as tarefas sejam cumpridas com eficiência e eficácia.
Saber se comunicar: Um líder precisa saber se comunicar com sua equipe em vários níveis. É necessário realizar reuniões regularmente com toda equipe, ter uma agenda ágil e evitar ruídos na comunicação e cuidar para que todas as reuniões tenham um propósito. Precisa também saber se comunicar com seus superiores, independente, se os resultados da estratégia foram positivos ou negativos.
É ele quem comunica as necessidades da alta gerência para equipe e vice-versa.
Incentivar o Feedback: O líder precisam inspirar confiança em sua equipe para compartilhar preocupações e direcionar o trabalho. A melhor maneira de fazer isso é realizar o feedback para indicar possíveis melhorias que devem ser feitas no trabalho ou no comportamento de uma pessoa.
Ajudando assim, que todos tomem consciência de suas ações e o que deve ser feito para reduzir erros ou obstáculos.
Ouvir os colaboradores: O Feedback é importante, porém as pessoas precisam se ouvidas. Para ter um clima de colaboração é preciso as pessoas ouvirem uma as outras.
É necessário ouvi-las e buscar soluções para que a equipe não se sinta desmotivada.
Resolver conflitos: Uma das partes mais difíceis da gestão de pessoas. Podem aparecer conflitos rápidos e de fácil solução, mas podem também aparecer conflitos mais sérios, se um colaborador se torna mais agressivo, perigoso ou preconceituoso é necessária a intervenção da liderança.
É necessário sempre ouvir as duas partes e chegar num consenso. Caso seja necessário, envolva o RH.
Ser flexível: Principalmente com o trabalho home-office, a flexibilidade se tornou extremamente importante. É necessário entender que cada colaborador tem nível diferente de produtividade.
Dar liberdade e incentivar a criatividade para todos se sintam confortáveis e respeitados.
Ter empatia: O líder deve entender as necessidades e o momento que o colaborador está vivendo. Por exemplo no caso de doença em família, dar licença ou flexibilidade de horário.
Ter empatia para criar um ambiente de confiança em sua equipe.
Manter a equipe motivada: Um bom líder deve manter sua equipe motivada para conseguir resultados acima da média.
Estimule a equipe a dar o melhor de si, expandir seus limites.
Conhecer pontos fortes e fracos: O líder deve conhecer os seus pontos fortes e fracos e de cada membro de sua equipe. Saber explorar as habilidades que cada um domina e quais precisam ser desenvolvidas.
Um líder que se preocupa em ser um bom gestor, já deu o primeiro passo para uma gestão eficaz.