Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 03 NOV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A cidade de Guarulhos ocupou no ano de 2022 a 12ª colocação entre as cidades do Brasil que mais geraram empregos formais no país. Isso é o que mostram os dados de um levantamento do Governo Federal que tem como base os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 


Segundo as informações do estudo, entre janeiro e dezembro de 2022, foram gerados 18 mil empregos formais, contabilizando aproximadamente 170 mil contratações e 152 mil demissões. Somente no mês de agosto do ano passado foram contratadas 15.488 pessoas, e, no mês de dezembro, quando se comemora o Natal e o Ano-Novo, foram contratados  10,3 mil funcionários com carteira assinada. 


Com esses números, a cidade ficou atrás somente das cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). Já no primeiro semestre de 2023, os números também são positivos, contabilizando 91.809 admissões e 86.137 desligamentos, o que gerou um saldo positivo para a cidade de 5.672 vagas de empregos formais.


Grande parte do sucesso que a cidade vem conseguindo alcançar na geração de empregos vem de políticas públicas, que têm como objetivo conectar as empresas à população, como o Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda (CIET), que funciona como uma agência de empregos gratuita, aproximando as empresas da população de Guarulhos que busca oportunidades de trabalho.  


A prefeitura da cidade também tem se empenhado em atrair empresas que têm interesse em se estabelecer na região e criar programas de qualificação profissional para a população se especializar nas áreas que possuem grande demanda de funcionários, para que as novas empresas tenham mão de obra qualificada disponível, aumentando as chances de atrair empresas de diversos portes para a cidade. 


Outro ponto que ajuda a atrair muitas empresas para a cidade é a infraestrutura, que, além de estar muito próxima à capital paulista, ainda possui uma grande malha rodoviária e acesso facilitado ao metrô, o que facilita a locomoção de pessoas de diversas outras regiões para a cidade. 


O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) também ajuda a fomentar os empregos informais e formais na região, como pessoas que buscam aluguel de carros para Uber para trabalhar nas proximidades, pois o local possui uma grande procura pelo serviço e costuma oferecer viagens para destinos mais longos para os motoristas, o que ajuda a aumentar a renda dos motoristas na região. 


Até logo!

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 754 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Dicas para proteger sua empresa em 2023
19 dez. 2022Dicas para proteger sua empresa em 2023
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?