A cidade de Guarulhos ocupou no ano de 2022 a 12ª colocação entre as cidades do Brasil que mais geraram empregos formais no país. Isso é o que mostram os dados de um levantamento do Governo Federal que tem como base os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Segundo as informações do estudo, entre janeiro e dezembro de 2022, foram gerados 18 mil empregos formais, contabilizando aproximadamente 170 mil contratações e 152 mil demissões. Somente no mês de agosto do ano passado foram contratadas 15.488 pessoas, e, no mês de dezembro, quando se comemora o Natal e o Ano-Novo, foram contratados 10,3 mil funcionários com carteira assinada.
Com esses números, a cidade ficou atrás somente das cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). Já no primeiro semestre de 2023, os números também são positivos, contabilizando 91.809 admissões e 86.137 desligamentos, o que gerou um saldo positivo para a cidade de 5.672 vagas de empregos formais.
Grande parte do sucesso que a cidade vem conseguindo alcançar na geração de empregos vem de políticas públicas, que têm como objetivo conectar as empresas à população, como o Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda (CIET), que funciona como uma agência de empregos gratuita, aproximando as empresas da população de Guarulhos que busca oportunidades de trabalho.
A prefeitura da cidade também tem se empenhado em atrair empresas que têm interesse em se estabelecer na região e criar programas de qualificação profissional para a população se especializar nas áreas que possuem grande demanda de funcionários, para que as novas empresas tenham mão de obra qualificada disponível, aumentando as chances de atrair empresas de diversos portes para a cidade.
Outro ponto que ajuda a atrair muitas empresas para a cidade é a infraestrutura, que, além de estar muito próxima à capital paulista, ainda possui uma grande malha rodoviária e acesso facilitado ao metrô, o que facilita a locomoção de pessoas de diversas outras regiões para a cidade.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) também ajuda a fomentar os empregos informais e formais na região, como pessoas que buscam aluguel de carros para Uber para trabalhar nas proximidades, pois o local possui uma grande procura pelo serviço e costuma oferecer viagens para destinos mais longos para os motoristas, o que ajuda a aumentar a renda dos motoristas na região.
Até logo!