Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Growth Hacking

avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Growth Hacking
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 02 OUT. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Se você trabalha em uma organização que lançou ou implementou recentemente um novo produto, processo ou serviço, pode questionar o alto crescimento que vê em certas startups. Mas, o que eles fazem de tão diferente?


Essas startups adotaram um método comum chave chamado: Growth Hacking.


Para que seus produtos e serviços alcancem um grande crescimento, essa estratégia é essencial. As grandes empresas costumam pular etapas importantes na pesquisa do cliente, não porque não saibam como fazê-lo, mas por causa da pressão interna.

Muitas organizações que investem em inovação acreditam que são extremamente disruptivas e não vão acabar discutindo com os clientes existentes porque estão preocupadas com sua reação.



Está bem, mas o que significa Growth Hacking?



O termo growth hacker refere-se a encontrar atalhos ou "hacks" para gerar um crescimento extremamente alto em novos produtos, processos ou serviços. As empresas iniciantes adotam essa abordagem porque têm recursos limitados. A prática de growth hacking envolve os seguintes princípios básicos:


1. A primeira etapa:

Criar crescimento para o produto ou serviço em si. Isso pode envolver elementos virais ou pode envolver a melhoria da experiência do usuário para que os usuários fiquem tão felizes que espalhem recursos importantes sobre seu produto ou serviço em suas redes sociais.


2. A segunda etapa

O segundo elemento é fazer do crescimento a meta da equipe de marketing, da equipe de gerenciamento de produto, da equipe de engenharia e da equipe de análise de dados. Esses grupos precisam se reunir com frequência, mesmo diariamente, para organizar seus próximos passos.


3. A terceira etapa

A última etapa é baseada no feedback do usuário, análise de dados e metas de crescimento. Este é um processo de marketing muito rigoroso e incrivelmente iterativo. As áreas relacionadas da empresa trabalham juntas para entender os elementos e variáveis que satisfazem os clientes e promovem o crescimento da empresa. Para retornos incertos, os métodos tradicionais de marketing são muito caros. Por outro lado, os growth hackers usam métodos analíticos para estabelecer o marketing do próprio produto e impulsionar o crescimento orgânico.


Buscar estratégias inovadoras para escalar a venda de seus produtos é uma das peças chaves que trouxeram sucesso para as maiores startups do Brasil e do mundo.

É necessário buscar atualizações constantemente, com o avanço da tecnologia e da comunicação, novas estratégias surgem a cada minuto e o Growth Hacking sem dúvidas é uma das mais efetivas atualmente.



Gostou do conteúdo?

Participe da Comunidade Ambientes de Inovação (clique logo abaixo, em "participar") e fique sempre atualizado/a!

Quer saber um pouco mais sobre posicionamento e estratégias? Temos várias contribuições valiosas, uma delas é o artigo da Irene Vioti aqui na comunidade, e alinhe suas ações direcionando-as para a inovação e para a estratégia de Growth Hacking.



avatar RENATO ANDERCAO PEREIRA
Renato Andercao Pereira
Olá, sou Renato, inquieto e totalmente viciado em transmitir conhecimento, buscando sempre comunicar de forma simples e descontraída. Sou business designer na Nectus, um laboratório de inovação aberta que constrói soluções estratégicas para o desenvolvimento sustentável de comunidades à negócios. favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1371 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?