Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Gravar vídeos com o celular ou investir numa grande produção | F5

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Gravar vídeos com o celular ou investir numa grande produção | F5
Criado em 24 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Que tal começar assistindo nosso vídeo?


Depois, não deixe de conferir nosso artigo na íntegra para pegar todos os insights e dicas sobre produção de conteúdo!


SmartPhone vs DSLR ou Mirrorless: Celulares Podem Substituir Cameras


Smartphones ou Equipamentos Profissionais?


A grande dúvida na hora de começar a produzir conteúdo geralmente está em qual tipo de equipamento usar. Se, por um lado, o Smartphone está presente nas mãos de praticamente todo mundo, tornando acessível e prático produzir seu próprio conteúdo, por outro há o medo de que a qualidade não seja a ideal e, com isso, o engajamento acabe não acontecendo.


Por isso, preparamos este artigo para desmistificar esse tema e explicar quando cada tipo de equipamento vai fazer realmente a diferença no seu resultado.



O que analisar:

O Ambiente


Imagine que você está gravando seus vídeos em casa ou no escritório, sozinho, com um ambiente calmo e silencioso, sem ruídos externos nem interferências. Nesse caso, não se faz necessário uma mega estrutura de captação com microfones profissionais, unidirecionais, com redução de ruído, nem nada do gênero.


O próprio áudio capturado pelo smartphone deve ficar bastante limpo e claro, e o melhor de tudo: automaticamente sincronizado com as imagens (o que facilita muito o processo de edição).


Por outro lado, se você estiver gravando em um ambiente externo, como em uma rua movimentada, um shopping ou quaisquer ambientes com muito movimento e ruído, o ideal é utilizar um equipamento profissional para garantir a qualidade e não perder engajamento.



O que analisar:

O Formato


Gravar um vídeo parado, falando olhando para a câmera, é algo que requer pouquíssimos recursos avançados ou super produções, pois a chance de perder qualidade nesse formato, uma vez que tudo está posicionado e configurado corretamente, é quase nula.


Já no caso de gravações em movimento, em que a câmera não é fixa (em um suporte ou tripé), e uma pessoa ter que "operar" a câmera e segurar com as mãos, a chance de ter uma imagens tremida e sem foco usando a maioria dos smartphones atuais é grande. Nesse caso, o uso de câmeras profissionais e estabilizadores é essencial para garantir uma imagem limpa, suave e agradável de assistir.


Se a gravação vai ocorrer em um carro, por exemplo, as necessidades já passam a ser completamente diferentes, sendo indicado o uso de câmeras portáteis de alta definição, como as Go Pros.



O que analisar:

A Temática


Se você estiver produzindo conteúdo de humor, por exemplo, gravações mais 'toscas' e sem prezar tanto pela qualidade, podem funcionar bem e gerar um grande engajamento. Isso pode gerar aproximação do público, identificação, empatia, e como resultado, o conteúdo pode acabar sendo encaminhado para outras pessoas, gerando um efeito viral.


Isso vale para qualquer temática? A resposta é NÃO. 


Se você quer produzir conteúdos corporativos, educacionais, musicais ou institucionais, a exigência do público será muito maior, pois a qualidade transmitida na produção irá influenciar na percepção de tamanho e na credibilidade do ente por trás do conteúdo. Uma marca dominante no mercado não gravaria um vídeo em baixa definição, tremido ou com áudio distante ou com ruído, logo, quem produz algo com essas características se afasta do conceito de uma grande marca (ou banda, ou instituição, etc).



Dicas para produzir excelentes conteúdos

Com seu smartphone




Agora que você já entendeu quais fatores são determinantes para decidir se você deve gravar com smartphones ou equipamentos profissionais em uma grande produção, nós vamos dar algumas dicas práticas para que você possa produzir conteúdos surreais com o celular que está ai no seu bolso (ou na sua mão) nesse exato momento!



1) Escolha bem o cenário de fundo


Se o local passa uma mensagem, possui conexão com o tema e ajuda a reforçar aquilo que você quer transmitir. 




2) Grave na horizontal


Exceto nos casos em que você está produzindo reels ou conteúdos para redes sociais que exigem o formato vertical, sempre dê preferencial para a gravação na horizontal. Esse formato será compatível com o YouTube e com a grande maioria das telas onde esse conteúdo pode vir a ser reproduzido.





3) Alinhe sua câmera


Ninguém merece assistir a um conteúdo torto e desconfortável, né? Então a dica aqui é habilitar a opção Grid. Ela vai traçar linhas na tela do smartphone que permitem alinhar e equilibrar a imagem durante a gravação. 





4) Invista em um microfone externo


Mesmo que, em muitos casos, o áudio do próprio celular possa ficar muito bom, você sempre terá um resultado melhor se usar uma captação de áudio externa. As possiblidade são variadas, desde o Boom (aquele peludinho) até o lapela preso a roupa de quem está falando. Esse é um pequeno investimento que pode fazer total diferença no resultado final.


Uma dica bônus aqui, caso você ainda não tenha um microfone externo, é utilizar um segundo smartphone só para capturar o áudio! Todo smartphone possui a opção "Gravador de Som" ou de áudio, e posicionando esse segundo smartphone próximo do interlocutor, com o gravador ligado, por mais que a câmera esteja distante, o som ficará próximo, limpo e cristalino. Depois é só juntar tudo na edição.




5) Cuidado com o Foco


Na tela pequena, pode ser que não percebamos que a imagem está desfocada, ou que o foco está no fundo ou em outro elemento que não o interlocutor. Lembre-se de sempre clicar no local onde quer dar nitidez e, assim, regular o foco da sua gravação. 



Por hoje é só pessoal! Espero que tenham gostado e entendido um pouco mais sobre quando é viável usar seu smartphone na produção de conteúdos e quanto é necessário investir um pouco mais na produção. Além disso, espero que as dicas potencializem suas gravações com seu smartphone.


O importante é produzir e transmitir seu conteúdo e sua mensagem, pois muita gente pode estar precisando saber o que você tem para falar! Compartilhe


Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerl

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2875 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.