Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Governo anuncia “Desenrola” e Programa de Microcrédito “Acredita” para pequenas empresas

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
Governo anuncia “Desenrola” e Programa de Microcrédito “Acredita” para pequenas empresas
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 23 ABR. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico.  


No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial.  


 Neste Alerta de Inteligência SEBRAE, abordamos o tema: 

Governo anuncia “Desenrola” e Programa de Microcrédito “Acredita” para pequenas empresas


O governo lançou um programa de renegociação de dívidas voltado para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte, chamado de "Desenrola". A iniciativa visa fornecer condições favoráveis para que esses empreendimentos possam regularizar suas pendências financeiras, com foco nas dívidas bancárias. O programa funcionará por meio de uma plataforma de renegociação, semelhante ao modelo utilizado para pessoas físicas, e tem como público-alvo empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. Estima-se que cerca de 6,3 milhões de micro e pequenas empresas estavam inadimplentes em janeiro de 2024. O governo espera que as renegociações tenham juros abaixo do mercado, oferecendo descontos às empresas interessadas.


Além disso, o governo anunciou medidas de estímulo ao crédito para o empreendedorismo e os pequenos negócios, reunidas no Programa Acredita. Essas medidas incluem a liberação de crédito para fortalecer negócios administrados por pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com um programa de microcrédito que terá uma fonte de R$ 500 milhões em recursos para investimentos em 2024.


Outro eixo do programa é o estímulo ao crédito imobiliário, visando destravar o crédito para a compra da casa própria. Para isso, o governo expandirá o papel da Empresa Gestora de Ativos (Emgea) para atuar como securitizadora no mercado imobiliário, permitindo a criação de um mercado secundário para crédito imobiliário. Essas medidas buscam impulsionar o setor de construção civil e aumentar a oferta de crédito imobiliário no país.


Por que é relevante?


Essa notícia é crucial para os micro e pequenos negócios do Paraná por diversos motivos. Primeiramente, o programa de renegociação de dívidas oferece uma oportunidade única para essas empresas regularizarem sua situação financeira, possibilitando que elas tenham acesso a condições mais favoráveis de pagamento. 


Além disso, as medidas de estímulo ao crédito anunciadas pelo governo podem fornecer recursos adicionais para investimento e crescimento, permitindo que os negócios locais expandam suas operações, contratem mais funcionários e contribuam para o desenvolvimento econômico da região. Portanto, essas iniciativas têm o potencial de fortalecer significativamente o setor empresarial do Paraná, promovendo a sustentabilidade e o crescimento dessas empresas.


Direcionamentos para o seu negócio:


Se você é dono de um pequeno negócio no Paraná, aqui estão algumas dicas para você considerar:


Mantenha-se Informado: Fique atento às atualizações e novidades relacionadas ao programa "Desenrola" e outras iniciativas de estímulo ao crédito. Acompanhe as notícias, participe de eventos e esteja sempre em contato com as instituições de apoio ao empreendedorismo para garantir que você esteja por dentro de todas as oportunidades disponíveis para o seu negócio.


Capacite-se Financeiramente: Para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo programa, é importante que você esteja bem preparado do ponto de vista financeiro. Invista em capacitação financeira para aprimorar seus conhecimentos sobre gestão financeira, planejamento estratégico e análise de viabilidade de crédito.


Conte com o Sebrae/PR nesta jornada!!!


Para você ter uma experiência completa, sugerimos que faça o download do arquivo em anexo para ter acesso aos links e fontes utilizadas no desenvolvimento deste Alerta de Inteligência. 

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souza
Sou colaborador do SEBRAE/PR há mais de 19 anos. Tenho atuado em diversos Projetos e Atividades relacionadas a Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico. Atualmente trabalho na Unidade de Gestão Estratégica - Núcleo de Inteligência e Conhecimento. Sou bacharel em Administração de Empresas; MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Micro e Pequenas Empresas; MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais e Projetos Setoriais e MBA em Marketing e Vendas.favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4580 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?