Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Gestão remota de equipes

avatar DEMETRIO DE MENDONCA JUNIOR
Demetrio De Mendonca Juniorfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Gestão remota de equipes
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 11 FEV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Gerenciar uma força de trabalho remota traz desafios únicos, incluindo a necessidade de os empregadores fornecerem as ferramentas e serviços certos para os membros da equipe e encontrarem maneiras dinâmicas e envolventes de se comunicar.

Além disso, com a evolução da tecnologia, informações e recursos estão cada vez mais acessíveis, tornando o trabalho presencial menos popular entre as empresas.


Tema do Connect 2021, a gestão de equipe no home office foi um dos grandes desafios da pandemia. Motivar colaboradores, auxiliá-los com inovação e recursos, bem como na gestão dos horários e entregas são necessidades de todo gestor de equipes, não é mesmo?  Então, acompanhe nosso artigo e fique por dentro dos desafios, expectativas e ferramentas que irão ajudá-lo nessa trajetória.


Desafios no gerenciamento de equipes remotas


Como está se tornando cada vez mais comum para os funcionários trabalharem remotamente, os desafios relacionados ao gerenciamento remoto de equipes estão aumentando, destacam-se:


  • Ferramentas de comunicação;

  • Recursos certos;

  • Programa de responsabilidade;

  • Funções e tarefas claras;

  • Tempo de entrega das tarefas (definição de horários);

  • Acompanhamento do desempenho de funcionários;

  • Coesão da equipe;

  • Fazer com que todos se sintam parte da equipe.


Para solucionar estes problemas, você precisa:


1. Definir expectativas


Gerenciar qualquer equipe, remota ou tradicional, começa com a definição de expectativas claras. Embora cada funcionário possa ter responsabilidades individuais com base em sua função, toda a equipe precisa de um conjunto de diretrizes que os ajudem a permanecer sintonizados.

Ao transmitir os valores, expectativas e diretrizes da empresa, temos uma linha de base para gerenciar equipes remotas. Todo mundo sabe como agir e, mais importante, eles entendem por que têm que realizar determinadas tarefas.



2. Use ferramentas para gerenciar a comunicação



Contar com ferramentas de trabalho remoto para gerenciar sua equipe remota pode melhorar a comunicação entre você e seus funcionários. 

Por exemplo, o Slack funciona como um escritório virtual. Ele oferece canais para categorizar diferentes conteúdos relacionados ao trabalho, um feed e mensagens instantâneas. O Trello também é uma ótima ferramenta para manter a equipe sintonizada. Já o Google Meet e o Zoom podem ser usados para reuniões online.


3. Incentive as conversas diárias


Gerenciar uma equipe remota requer um relacionamento construtivo com as pessoas com quem você está trabalhando.

Certifique-se de que seus funcionários se sintam à vontade para conversar com você sobre quaisquer problemas que surjam e que suas dores sejam solucionadas após uma conversa.


4. Crie uma cultura de resultados e responsabilidades



Também é importante estabelecer um sistema em que os envolvidos sejam sempre responsabilizados por esses padrões. 

Exemplos de padrões relevantes são as entregas: os resultados que você deseja do projeto, e o escopo do projeto relacionado ao estabelecimento de metas.


Você também pode questionar seus funcionários sobre as demandas. Estas três simples perguntas podem dar insights valiosos:

  1. No que você trabalhou ontem?

  2. No que você está trabalhando hoje?

  3. Quais problemas você enfrentou que prejudicaram seu progresso?


5. Ofereça às suas equipes maneiras de evitar distrações


Gerenciar equipes remotas também faz de você o gerenciador de tarefas. Dê dicas à sua equipe remota para ajudá-la a trabalhar mais rápido e com menos distrações. Fazer pausas é uma coisa, mas há um limite.

Os temporizadores Pomodoro são um método de permanecer proativo por meio de blocos de trabalho de 25 minutos divididos por tempos de pausa curtos.

Você também pode aconselhar sua equipe remota a colocar o telefone no modo silencioso para evitar responder notificações de redes sociais, por exemplo.


6. Apoio à equipe



Você já ouviu o ditado que diz “funcionário feliz resulta em cliente feliz?". Quando os membros da equipe se sentirem bem com seu trabalho e seu ambiente remoto, os resultados serão melhores.

Em uma equipe grande, é um desafio acompanhar o bem-estar de todos e garantir que as pessoas mantenham um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal. 


O apoio à equipe pode ser via WhatsApp com uma mensagem descontraída para saber como está a rotina, um happy hour online na sexta-feira, envio de mimos etc. Pequenos gestos podem fazer diferença nos resultados.


Gerenciar funcionários remotamente não é tão difícil quando você contrata os funcionários certos para sua equipe: pessoas em quem você pode confiar 100%, pessoas que valorizam a liberdade e pessoas aptas a assumir responsabilidades.

 

A chave para o sucesso é comunicar com antecedência o que você espera de sua equipe e dar a eles a liberdade de fazê-lo.



Qual é o seu maior desafio na gestão de equipes remotas? Deixe-nos um comentário!




Um abraço


Demétrio


avatar DEMETRIO DE MENDONCA JUNIOR
Demetrio De Mendonca Junior
favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4646 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis