O home office se tornou fundamental para a maioria das empresas, principalmente no momento que estamos vivendo.
E como essa nova forma de trabalho a distância veio para ficar é preciso se adequar, entender e desenvolver todas as habilidades para que esse cenário se torne o mais produtivo possível.
Para que tudo ocorra da melhor maneira e o planejamento seja integralmente cumprido é necessário seguir algumas sugestões. Vamos entender um pouco mais sobre o assunto?
Criar um plano de trabalho é a melhor alternativa para que todo o planejamento seja estruturado e, consequentemente, cumprido. Assim é possível organizar todas as demandas a serem realizadas e garantir o melhor desenvolvimento e a execução das tarefas propostas.
Esse planejamento facilitará a visualização do cronograma para toda a equipe, pois desta forma, é possível estipular todas as tarefas necessárias, cumpridas ou a fazer e quem será o responsável por cada uma.
A divisão de tarefas é primordial para manter a organização na empresa. Essa divisão deve ser feita de acordo com as habilidades e competências de cada colaborador.
Desta forma, após a distribuição de tarefas o controle será ainda mais eficiente, tanto pelos funcionários quanto pelos gestores, ficando as funções bem distribuídas evitando assim desencontros e até mesmo conflitos entre funcionários.
Lembrando que essa divisão de forma igualitária proporciona o bom relacionamento entre todos da equipe, assim como o suporte para que todas as dúvidas sejam esclarecidas e oportunidades para que feedbacks sejam expostos. Unindo todos esses aspectos o trabalho será realizado com assertividade e os resultados positivos certamente aparecerão.
O trabalho remoto pode gerar alguns conflitos de informações, por isso é preciso dar importância a toda e qualquer informação repassada para que se evite o desencontro do que é preciso ser trabalhado.
Por isso, é necessário manter a comunicação o mais transparente possível, relembrar cada passo da execução das tarefas e estimular questionamentos são pontos que irão diminuir a chance de assimetria de informações. Uma dica é realizar reuniões periódicas, assim a comunicação se torna muito mais clara e eficaz.
Após a elaboração do plano de trabalho fica muito mais fácil dar cumprimento aos prazos de execução de cada tarefa. Prazos são fundamentais para que todas as etapas sejam realizadas e assim o resultado final não seja prejudicado.
Porém, ao estabelecer um prazo para determinada tarefa é preciso pensar na complexidade para executar a mesma, desta forma não é criado um prazo inviável e, então, nenhum funcionário fica sobrecarregado ao tentar cumprir as tarefas no tempo estipulado. Isso evitará desgastes e atrasos.
Nesse caso é importante estudar e porque não buscar a opinião dos colaboradores para entender se o prazo é viável para determinada tarefa? Promover essa interação trará ainda mais motivação e comprometimento para a conclusão da demanda no tempo acordado.
Para os trabalhos remotos é importante utilizar a tecnologia a favor dos funcionários e da empresa. A utilização dos softwares específicos contribuem para a gestão de projetos e colaboradores.
Quando se utiliza as ferramentas necessárias delegar, realizar e acompanhar tarefas se torna um processo muito mais fácil e garante melhores resultados de forma mais simples e otimizada.
O home office proporciona mais flexibilidade para o dia dia de trabalho e utilizando todas as ferramentas apropriadas tende a trazer resultados positivos tanto quanto o trabalho na empresa.
O importante é manter a comunicação entre todos os membros da equipe para que as tarefas sejam cumpridas no tempo estipulado e as rotinas sejam mantidas. Uma boa gestão trará uma comunicação clara, manterá os membros motivados e comprometidos e, como consequência, a empresa realizará os objetivos traçados no plano de trabalho e alcançará os resultados pretendidos.
Lembrado, nesta quinta-feira (12/08) às 17h no Youtube vai ao ar o CONNECT sobre esse tema que tratamos aqui. Acesse o link e ative o lembrete.
Te vejo lá =)