Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Gestão Municipal do Turismo

avatar PATRICIA ALBANEZ
Patricia Albanezfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Gestão Municipal do Turismo
Criado em 03 SET. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase


Dados de 2018 do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) referentes ao Valor Adicionado Fiscal (VAF) utilizado para cálculo do PIB estadual, revelam que cerca de 21,71% do provém da agricultura, outros 42,96% derivam da indústria e os restantes 35,19% vêm do comércio e serviços, onde se encontram as atividades turísticas. Neste mesmo ano, dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho (MTE), revelaram que a maior parcela de estabelecimentos do Paraná (74,92%) está em alimentos & bebidas, seguida das atividades de alojamento, transporte terrestre, agências de turismo, cultura, lazer & desporto, e, aluguel de transporte. Seguindo esta mesma fonte, registra-se que tais estabelecimentos foram responsáveis pela geração mais de 124 mil empregos formais na atividade, sendo 63,14% em alimentos & bebidas, 16,01% em alojamentos e 10,45% em transporte terrestre.


Contudo, esta atividade que é tão promissora vem se desenvolvendo em alguns lugares de forma desordenada, fazendo com que os resultados não sejam os esperados, se comparados com o imenso potencial existente.


Apesar de o fenômeno turístico ser, na maior parte das vezes espontâneo, é necessário que na geração da atividade exista estrutura, organização, conhecimento e análise do mercado oferta e demanda turística, bem como o envolvimento de todos os atores interessados.


Planejado de forma ordenada, e observando a realidade e as características de cada local o Turismo tem potencial para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos residentes, por meio da geração de emprego e renda, dinamizando potencialidades econômicas já existentes, promovendo a inclusão social e possibilitando a melhoria no IDHM - Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. Além disso, o turismo pode contribuir na preservação e manutenção das áreas verdes, além de divulgar e ressaltar a cultura local. Isso é viável quando existe um planejamento ADEQUADO, INTEGRADO E PARTICIPATIVO, buscando o desenvolvimento sustentável da atividade.


A execução das políticas públicas de turismo de âmbito nacional e estadual é materializada nos municípios, ou seja, o município é fundamental, pois é nele que estão os atrativos e é para ele que os turistas se dirigem.


Portanto, o papel dos gestores públicos municipais de turismo é de suma importância para o desenvolvimento da atividade.


Por isso, trazemos aqui um documento organizado pela Paraná Turismo, que apresenta uma série de orientações e sugestões para a gestão municipal do turismo, um glossário com os termos mais recorrentes e utilizados na atividade turística, seguido, ao final, de anexos que podem auxiliar o papel do gestor no município.


Assim, esperamos contribuir para uma gestão eficiente, oferecendo informações e dados para a formação de dirigentes capacitados, mas lembrando sempre a importância de conhecer e observar a realidade de cada local, adequando as ações para um desenvolvimento sustentável.


Quer saber mais? Comece por aqui, clique e baixe a Cartilha de Gestão Municipal do Turismo :)


https://drive.google.com/file/d/1qqclE8NwQUJy3DAKz0f0-DVr2JDXBGTD/view?usp=sharing


Fonte: Paraná Turismo

Imagem de capa: Pixabay



avatar PATRICIA ALBANEZ
Patricia Albanez
Coordenadora Estadual de Turismo do SEBRAE-PR. Graduada em Turismo, UFPR, 2004. Pós-graduada em Planejamento e Gestão de Negócios, FAE Business School. Pós-graduada em Varejo e Gestão de Shopping Center, na Universidade Positivo. Anteriormente foi Assessora técnica da Coordenadoria de Planejamento Turístico da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná; Professora no curso superior de Turismo da Universidade Federal do Paraná e trabalhou na Disney World, em Orlando ¿ Flórida ¿ EUA.favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1310 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?