Tenha um olhar diferente para esse importantíssimo tema!
Dedique alguns poucos minutos para refletir sobre este texto, acredite, é importantíssimo para você e para o sucesso do seu negócio.
Em pleno momento de pandemia, ser estratégico é a principal regra, por isso, este é um momento propício para você quebrar paradigmas sobre esse importante tema GESTÃO FINANCEIRA!
Sim... é imperativo que você veja e trate a área de finanças seguindo duas importantes regras onde as finanças de sua empresa devem ser tratadas simultaneamente através de duas grandes frentes de gestão: OPERACIONAL e ESTRATÉGICO.
1º) Na gestão operacional, você deve tratar dos registros e controles de suas finanças, ou seja, toda movimentação ocorrida deve ser registrada e controlada para assegurar-se de que o dinheiro da empresa está sendo tratada corretamente dentro dos seus padrões e da sua capacidade real.
Aqui você sabe de onde vem e para onde vai o seu dinheiro!
Via de regra, é nesse tipo de gestão que as empresas direcionam a sua atenção... importantíssimo, mas, não o suficiente.
2º) Na gestão estratégica, você deve tratar de planejar as finanças da empresa, ou seja, toda movimentação que vai acontecendo ao longo dos tempos, deve ter sido antecipadamente planejada em seu tempo e em sua intensidade, em resumo:
- Aquilo que sua empresa produz e vende deve ter sido antecipadamente planejada, afinal, é preciso planejar a riqueza que vai ser produzida através das quantidades e das margens de resultados (margem de contribuição e lucro), proporcionalizados à sua capacidade produtiva. Daí pergunto: qual é a sua capacidade instalada? (o volume que você é capaz de produzir, ou executar em serviços ou simplesmente vender);
- A precificação de seus produtos e serviços devem ter sido antecipadamente planejados, considerando uma associação do perfil do seu negócio e do perfil dos seus clientes. Neste caso, planejar o quê, quanto, quando, por quanto, para quando devem fazer parte de sua estratégia, para então procurar o perfil de clientes para quem que buscam e aceitam suas condições;
- O abastecimento de sua empresa deve ser antecipadamente planejado. Seguir os padrões de o quê, com que frequência, quanto, por quanto e para quando devem ser planejados de acordo com as estratégias dos itens anteriores.
E assim, devem ser combinadas todas as decisões na sua empresa... cada diferente passo, cada diferente situação que não tenha sido planejado, deve ser avaliado e ajustes devem ser realizados.
Qual é o propósito?
Planejar seus resultados econômicos através das vendas nas condições de quantidades e preços adequados e planejar seus resultados financeiros através do equilíbrio entre as entradas e saídas de dinheiro.
Viu?
A quebra de paradigmas diz respeito a:
- O financeiro de sua empresa deve ser tratado tanto no âmbito operacional quanto no estratégico;
- No estratégico, você planeja o seu resultado, enquanto que no operacional, você realiza o que o estratégico planejou;
- Quando o estratégico e o operacional estão dissociados, seus resultados podem até ser bons, mas será fruto de muito esforço físico ou sorte;
- De nada adianta produzir e vender um montão, correr constantemente como que se tudo que se faz ainda é insuficiente, se tudo que se faz é sem planejamento;
- Você deve planejar todos os seus passos e cobrar sistematicamente para que eles sejam cumpridos;
- Você pode e deve planejar seu sucesso!
Todas essas dicas parecem ser muito filosóficas?
Podem até ser, porém, necessárias se você busca melhores resultados e de quebra, com menor esforço físico!
Se você já coleciona muitos sucessos sem planejamento é porque certamente se esforçou sobremaneira... com planejamento esse sucesso poderia ter sido muito maior.
Ninguém (pelo menos penso que...) resolve e se casa de um dia para outro; ninguém empreende uma grande viagem simplesmente indo; ninguém obtém sua graduação tão somente indo buscar seu diploma numa faculdade...
SEJA ESTRATÉGICO!