Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

GESTÃO FINANCEIRA QUEBRE SEUS PARADIGMAS'

avatar EDMILSON KOJI TANAKA
Edmilson Koji Tanakafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
GESTÃO FINANCEIRA  QUEBRE SEUS PARADIGMAS'
Criado em 13 AGO. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 

Tenha um olhar diferente para esse importantíssimo tema!

Dedique alguns poucos minutos para refletir sobre este texto, acredite, é importantíssimo para você e para o sucesso do seu negócio.

Em pleno momento de pandemia, ser estratégico é a principal regra, por isso, este é um momento propício para você quebrar paradigmas sobre esse importante tema GESTÃO FINANCEIRA!

Sim... é imperativo que você veja e trate a área de finanças seguindo duas importantes regras onde as finanças de sua empresa devem ser tratadas simultaneamente através de duas grandes frentes de gestão: OPERACIONAL e ESTRATÉGICO.

1º) Na gestão operacional, você deve tratar dos registros e controles de suas finanças, ou seja, toda movimentação ocorrida deve ser registrada e controlada para assegurar-se de que o dinheiro da empresa está sendo tratada corretamente dentro dos seus padrões e da sua capacidade real. 

Aqui você sabe de onde vem e para onde vai o seu dinheiro!

Via de regra, é nesse tipo de gestão que as empresas direcionam a sua atenção... importantíssimo, mas, não o suficiente.

2º) Na gestão estratégica, você deve tratar de planejar as finanças da empresa, ou seja, toda movimentação que vai acontecendo ao longo dos tempos, deve ter sido antecipadamente planejada em seu tempo e em sua intensidade, em resumo:

  • Aquilo que sua empresa produz e vende deve ter sido antecipadamente planejada, afinal, é preciso planejar a riqueza que vai ser produzida através das quantidades e das margens de resultados (margem de contribuição e lucro), proporcionalizados à sua capacidade produtiva. Daí pergunto: qual é a sua capacidade instalada? (o volume que você é capaz de produzir, ou executar em serviços ou simplesmente vender);
  • A precificação de seus produtos e serviços devem ter sido antecipadamente planejados, considerando uma associação do perfil do seu negócio e do perfil dos seus clientes. Neste caso, planejar o quê, quanto, quando, por quanto, para quando devem fazer parte de sua estratégia, para então procurar o perfil de clientes para quem que buscam e aceitam suas condições;
  • O abastecimento de sua empresa deve ser antecipadamente planejado. Seguir os padrões de o quê, com que frequência, quanto, por quanto e para quando devem ser planejados de acordo com as estratégias dos itens anteriores.

 

E assim, devem ser combinadas todas as decisões na sua empresa... cada diferente passo, cada diferente situação que não tenha sido planejado, deve ser avaliado e ajustes devem ser realizados.

Qual é o propósito?

Planejar seus resultados econômicos através das vendas nas condições de quantidades e preços adequados e planejar seus resultados financeiros através do equilíbrio entre as entradas e saídas de dinheiro.

Viu?

A quebra de paradigmas diz respeito a:

  • O financeiro de sua empresa deve ser tratado tanto no âmbito operacional quanto no estratégico;
  • No estratégico, você planeja o seu resultado, enquanto que no operacional, você realiza o que o estratégico planejou;
  • Quando o estratégico e o operacional estão dissociados, seus resultados podem até ser bons, mas será fruto de muito esforço físico ou sorte;
  • De nada adianta produzir e vender um montão, correr constantemente como que se tudo que se faz ainda é insuficiente, se tudo que se faz é sem planejamento;
  • Você deve planejar todos os seus passos e cobrar sistematicamente para que eles sejam cumpridos;
  • Você pode e deve planejar seu sucesso!

 

Todas essas dicas parecem ser muito filosóficas?

Podem até ser, porém, necessárias se você busca melhores resultados e de quebra, com menor esforço físico!

Se você já coleciona muitos sucessos sem planejamento é porque certamente se esforçou sobremaneira... com planejamento esse sucesso poderia ter sido muito maior.

Ninguém (pelo menos penso que...) resolve e se casa de um dia para outro; ninguém empreende uma grande viagem simplesmente indo; ninguém obtém sua graduação tão somente indo buscar seu diploma numa faculdade...

SEJA ESTRATÉGICO!

avatar EDMILSON KOJI TANAKA
Edmilson Koji Tanaka
Consultor - WS BUREAUfavorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4516 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?