Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Gestão financeira do restaurante: conheça 3 passos para controlar as finanças do seu negócio

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Gestão financeira do restaurante: conheça 3 passos para controlar as finanças do seu negócio
Criado em 30 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Manter o controle financeiro do negócio é algo primordial para o sucesso dele, pois, com as finanças controladas, é possível fazer investimentos e aumentar o lucro. Nos restaurantes, isso não é diferente, pois, assim como uma empresa, é preciso ter controle do que entra e sai dos cofres.


Ao estar à frente de um negócio e se preocupar com orçamentos, como fluxo de caixa, pagamento, cobranças, entre outros, é preciso estar atento a alguns passos. Segundo o blog RCKY, a margem de lucro para um restaurante ter um faturamento favorável é de 20%.


Como fazer a gestão financeira do seu restaurante?


O primeiro passo para realizar o controle financeiro do seu restaurante é cuidar inicialmente das finanças pessoais. Para quem está abrindo um restaurante, é importante saber gerir o próprio dinheiro, pois, caso você não tenha esse domínio, dificilmente conseguirá organizar as finanças do seu estabelecimento.



Conhecimentos de educação financeira são importantes para se aprender, pois você não irá se perder em números e porcentagens. O importante é definir um objetivo para o seu negócio e alinhar os gastos para atingi-lo.


Quais os passos para ter o controle financeiro em um restaurante?

Listamos aqui 3 passos para você utilizar para o seu negócio.


1 - Estabeleça metas

Fazer o planejamento das finanças do seu negócio é um dos primeiros passos para traçar metas de lucros. Faça um controle de vendas mês a mês e veja se o restaurante está evoluindo, se mais pessoas estão consumindo etc.


Outro ponto importante para se adotar é verificar a sazonalidade e o local onde está localizado o seu restaurante. Empresas alimentícias que trabalham com delivery possuem maiores possibilidades de ampliar a região que o negócio atende, portanto esses não sofrem tanto com períodos de vendas menores.


2 - Faça o controle do fluxo de caixa

Para se ter uma gestão financeira eficaz, é necessário ter o controle do fluxo de caixa. Por meio dele, é possível analisar detalhadamente entradas e saídas do dinheiro, o que permite um controle das despesas e receitas.


Através desse controle, é possível verificar os gastos desnecessários e saber em quais locais eles devem ser reinvestidos. Uma boa alternativa é usar lâmpadas de LED econômicas, gás encanado, entre outros, que, além de otimizar o negócio, reduzem os custos. 


3 - Elabore um planejamento estratégico

A característica primordial para um restaurante ter sucesso é ter um pensamento proativo, ou seja, ir até o seu cliente. Essa característica irá estabelecer as suas metas futuras e está dentro do planejamento estratégico. 


Busque aceitar diversos tipos de pagamento, como benefícios alimentícios, cartões, pix, entre outros. Muitas pessoas procuram lugares que aceitam vale-refeição, principalmente em regiões empresariais.



E você, tem mais alguma dúvida sobre esse tema? Deixe nos comentários!

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1285 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?