Após estruturar a sua empresa, vem uma das partes decisivas para a prosperidade do seu negócio: a escolha pelos fornecedores. Antes de começar a pesquisar sobre os fornecedores mais adequados à sua empresa, tem alguns fatores que devemos levar em consideração.
Primeiro ponto é entender que existem dois tipos de modelos entre fornecedores e clientes, o primeiro modelo é o tradicional, você compra a mercadoria do fornecedor e guarda no seu estoque.
A segunda opção é o dropshipping (sem preocupação com envio), um modelo de operação que o lojista recebe o pedido do cliente na sua loja virtual e repassa esta compra ao fornecedor.
Entendendo o seu modelo, vamos para um ponto importante. Os caminhos para buscar fornecedores se tornou mais fácil com a internet, mas vale ressaltar a importância do empresário participar de feiras, congressos e eventos de empreendedorismo em geral e de seu segmento.
O network (rede) é a receita fundamental para abrir vários caminhos e oportunidades. Não tem como construir um negócio, se limitando apenas em buscas de fornecedores pela internet, o negócio se faz na vida real, e a comunicação pode gerar trocas e negociações significativas.
Separamos, 6 fatores que vão te auxiliar na seleção dos fornecedores mais adequados para o seu negócio, vamos analisar separadamente cada um deles para você entender a importância veja abaixo quais são:
Você sabe o que quer vender? Primeiro passo é definir qual produto pretende vender.
Feito isso, pense a forma você vai vender este produto, online? presencial? Isso é fundamental para localizar o fornecedor ideal para esta parceria.
Por exemplo: se você vai vender roupas, mais específicas camisas de times.
Faça uma lista baseada na sua pesquisa de nicho de possíveis opções que possam vir a ser seus fornecedores.
Qualidade é um dos principais atributos que os clientes levam em consideração, as expectativas do clientes são altas, podemos dizer oferecer um produto de qualidade é o mínimo.
Escolher fornecedores que tenham produtos de qualidade é indispensável, pois um cliente insatisfeito dificilmente voltará a comprar com você.
Seguindo esta linha de raciocínio, os fornecedores que não possuem qualidade já podem ser retirados da lista, né?
Ah, mas como vou saber se tem qualidade ou não? Avalie os comentários, deste fornecedor seja ele no seu site, reclame aqui ou nas suas redes sociais, outra forma também é solicitar um produto apenas para avaliar você mesmo, antes de investir em alta demanda.
Prazo e pagamento são dependentes e envolvem diversos fatores. Por exemplo: se você tem um estoque, quanto mais tempo as mercadorias ficam paradas, mais demorado será o pagamento aos seus fornecedores.
Portanto, leve em consideração o prazo que você tem para vender as mercadorias que resultarão no seu lucro e no pagamento do seu fornecedor.
Além disso, antes de fechar qualquer negociação, observe suas condições financeiras para eventuais apertos (atrasos e juros, por exemplo). Eles devem estar dentro do seu orçamento, e não podem comprometer o valor final do seu produto.
A logística tem grande influência no seu estoque, por isso é importante analisar a distância do seu fornecedor, dependendo da região, por exemplo, às vezes o frete pode sair mais caro, e não compensando no seu planejamento.
Fique sempre atento aos prazos de entregas, pois de nada adianta ter produtos de qualidade, e preços bons, mas não entregar a mercadoria no prazo combinado.
Embora nem sempre seja possível, procure trabalhar com fornecedores próximos da para facilitar os processos de distribuição e reduzir as probabilidades de erros de planejamento e entrega.
Pesquise tudo sobre o seu fornecedor. Confira se ele tem site próprio, redes sociais, quem são seus clientes e todas as informações pertinentes que passe segurança em fechar negócio com ele. Seja cauteloso nessa etapa para evitar golpes.
É extremamente importante avaliar se o seu fornecedor tem capacidade de fornecimento, especialmente em momentos críticos (no final do ano, quando a aumenta demanda por mercadorias de todos os tipos).
Ter um bom relacionamento com os fornecedores é indispensável, pois pode facilitar todo o processo, compreender que fornecedor é parte da sua equipe, e quer atingir os mesmos objetivos que você.
Construir este relacionamento com o seu fornecedor pode render frutos como, por exemplo: Melhora nos níveis de serviço, e uma fonte segura para sempre ter a sua mercadoria em dia.
O seu fornecedor deve estar alinhado com os valores da sua empresa, com objetivos, ideias, e metas, trabalho em conjunto e uma comunicação constante e direta
Agora que você já sabe como escolher os melhores fornecedores para sua loja vamos dar uma dica Bônus:
Você pode ter mais de um fornecedor, tá? Tudo depende da sua demanda e do que você escolheu para vender, o próximo passo é fazer a gestão do seu negócio.
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