Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Gestão de Instagram: Seis dicas de utilização para seu negócio

avatar LUCAS FERNANDO DA SILVA
Lucas Fernando Da Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Gestão de Instagram: Seis dicas de utilização para seu negócio
Criado em 09 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Fazer a gestão de um Instagram comercial é um grande obstáculo para muitas empresas. Em primeiro momento parece ser algo simples, mas se o objetivo é trazer resultados para o negócio, torna-se algo que deve ser feito com planejamento e dedicação. 

Listamos abaixo 6 dicas de utilização do Instagram para negócios.

1. Planejamento de postagens

O primeiro passo para fazer uma boa gestão do Instagram é criar um calendário de postagens. Dessa maneira o você já pode se antecipar com a criação das artes, textos e tudo que é necessário para uma boa postagem.  O que evita a procrastinação e indecisão na hora de fazer posts. 

O ideal é ter um planejamento anual, dessa maneira você já consegue identificar datas chaves, como feriados, dias importantes para empresa (aniversário, etc.) e consegue se antecipar nas ações que deve tomar para que tudo aconteça no tempo correto. 

Este é o ponto de maior atenção. O planejamento é importante para todas as áreas de uma empresa. E não é diferente para as redes sociais. Se começar com 1 ano de planejamento for inviável para seu negócio no momento, tente iniciar com pelo menos 3 meses de planejamento. 

2. Data e hora de postagem

Uma técnica muito importante é identificar os melhores dias e horários para postagens. Levando em consideração o SEU público-alvo. Dessa maneira a visualização dos seus posts tendem a aumentar. 

O algorítimo do Instagram é muito inteligente, ele preza para a experiência dos usuários da rede. Se o algorítimo identifica que as suas publicações possuem possuem um bom engajamento (curtidas, comentários, se ela é salva, etc.), ele passa a exibi-las para mais pessoas.

Para que o post tenha esse engajamento, os primeiros minutos são muito importantes. Então postar algo fora do horário que seu público utiliza o Instagram é um 'tiro no pé'. Aparecer para mais pessoas é tudo que uma empresa quer, não é mesmo? A chance do retorno é muito maior.  

3. Feed

O feed é a vitrine do seu Instagram, sempre que uma pessoa entrar em seu perfil verá as postagens que estão lá. O objetivo é chamar a atenção e despertar o desejo nos potenciais clientes, tome cuidado para não transformar seu perfil em um panfleto de supermercado (foto do produto e preço).

Você pode dar dicas sobre o seu nicho, mostrar casos de clientes satisfeitos, postar foto do seu produto, etc. 

Existia até um tempo atrás uma máxima de que o feed deveria ser bem organizado, com cores combinando, uma única fonte de letra e assim por diante. Mas hoje em dia isso não é mais uma 'regra'. É mais importante o conteúdo dos posts do que a sua perfeita combinação estética. 

4. Stories

Os stories servem para gerar CONEXÃO com seu público. Eles ficam 24h disponíveis para visualização, o que nos sugere que devemos fazer stories todos os dias. Tenho foco em relacionamento, conversar com o seu público (box de perguntas é algo muito eficaz para isso). 

Se você quer deixar algum story por tempo indeterminado, você pode salvar como um destaque. Assim sempre que alguém visitar seu perfil poderá visualizar.  

5. Parcerias

Parceria é uma excelente maneira de gerar audiência para o seu Instagram. Encontre algum perfil que tenha uma audiência que case com seu público ideal  e faça uma parceria com ela. 

Para isso existem algumas formas de contratação, como por exemplo, pagamento fixo e por resultados (de acordo com vendas). Importante: O influencer deve ter sintonia com sua marca. Ou então o efeito poderá ser contrário. 

6. Publicações patrocinadas

Você pode investir para ser visto. Ou seja, se você deseja atingir um público maior e em menos tempo, sugerimos que você pesquise sobre publicações patrocinadas nas redes sociais. 

Elas servem para ganhar novos seguidores, vender produtos/serviços, criação de branding, etc. 

Temos um artigo que fala justamente sobre isso: Clique aqui para saber mais. 

Ficou com alguma dúvida? Pode me perguntar nos comentários que vamos responder o mais rápido possível. 

Se você ainda não faz parte da Comunidade Vida de MEI, não perca tempo e vem participar com a gente!

Portal especial: https://bit.ly/2J8B86n

App Meu SEBRAE: https://bit.ly/3bqYnol

WhatsApp: (41) 99787-8003

Facebook: https://bit.ly/3apKVB3

 

avatar LUCAS FERNANDO DA SILVA
Lucas Fernando Da Silva
Empreendedor digital com mais de 5 mil vendas online.favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7400 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?