Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Gestão de frotas: softwares são opção para otimização

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Gestão de frotas: softwares são opção para otimização
Criado em 27 JUL. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O Brasil é um país movido pelo transporte rodoviário. Este é o tipo mais utilizado no país, tanto para transportar cargas, quanto pessoas. Ele abarca carros, ônibus e caminhões. Aliás, os caminhões são os principais responsáveis pelo escoamento de toda a produção nacional. Quem não se lembra da greve de caminhoneiros de 2018? Vimos desabastecimento em supermercados, restaurantes e em outros estabelecimentos.


O Índice da Movimentação de Cargas do Brasil aumentou em 30% no período entre janeiro e abril de 2021, de acordo com o relatório da AT&M, o que indica que as cargas estão viajando mais pelas rodovias do Brasil. Para as empresas, administrar uma frota grande ou pequena de caminhões é um desafio. Principalmente em termos de logística, é preciso estar preparado para os mais diversos contratempos.


Pensando nisso, os softwares de gestão de frotas se tornaram uma ótima ferramenta para as empresas. De fato, é cada vez mais comum o uso de tecnologia pelos mais diversos perfis de negócios para facilitar os processos inerentes às suas atividades-fim.


O que oferece um software de gestão de frotas?


Manutenção em dia

Sabemos que muitos dos contratempos que envolvem a logística dos caminhões têm a ver com falhas mecânicas. É preciso estar com a revisão do veículo em dia para que o motorista possa realizar a sua entrega dentro do prazo previsto. O software de gestão de frotas pode auxiliar nesse sentido, informando de forma automática o momento certo para trocar os pneus, realizar alinhamento e balanceamento, trocar o óleo etc.


Tanque sempre cheio

Com o valor da gasolina aumentando a cada semana, um software de gestão de frotas pode auxiliar as empresas a fazer economias, prevendo os custos com a quantidade de combustível a ser abastecida. Se um caminhão, por exemplo, está gastando mais gasolina do que a média prevista, pode ser que ele esteja com algum problema. 


Planejamento de rotas

Aumentar a eficiência e poupar tempo. Ao utilizar um software de gestão de frotas, a empresa pode traçar rotas mais funcionais para que os caminhoneiros realizem as entregas dentro do prazo estimado e gastando menos combustível no trajeto. Para um país de dimensões continentais como o Brasil, esse é um aspecto importante a se considerar.


Os fatores mencionados até aqui auxiliam as empresas a controlar melhor os gastos, aumentar a sua eficiência e oferecer serviços melhores para os seus clientes.

E você, já utiliza algum software?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 762 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?