Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Gestão de frotas: como aumentar a produtividade e minimizar custos?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Gestão de frotas: como aumentar a produtividade e minimizar custos?
Criado em 10 MAI. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O gerenciamento dos veículos e as entregas de uma empresa são pilares de sua operação logística, sendo fundamentais para estratégias de redução de custos.


O sucesso de uma empresa depende inteiramente de como ela conduz seus processos logísticos. Isso requer uma boa visão de negócios e estratégias separadas para cada departamento corporativo, com gestores qualificados que auxiliem a corrigir os pontos mais falhos e, acima de tudo, reduzir custos operacionais. A falta de infraestrutura relacionada a assuntos logísticos pode resultar em grandes prejuízos em longo prazo.


Uma pesquisa apurada pelo Instituto Dom Cabral aponta que, entre os anos de 2015 e 2018, as empresas brasileiras passaram a gastar aproximadamente 12% do seu faturamento anual bruto com custos logísticos. Dentre todos os fatores envolvidos, os gastos com transporte são disparados os mais presentes, representando 63,5% de todas as transações logísticas. Esse dado reforça o peso que a gestão de frotas tem dentro da administração de uma empresa.


A gestão de frotas é um segmento administrativo que foca em estratégias de otimização para os veículos de uma empresa, além dos motoristas que trabalham diretamente com eles. O objetivo é garantir que toda a operação continue fluindo em sua melhor forma, sempre priorizando a redução de custos e a segurança de todos os elementos envolvidos, incluindo trabalhadores, cargas e automóveis da corporação.


Os gestores encarregados dessa função possuem um trabalho contínuo de planejar as melhores rotas, monitorar o desempenho dos motoristas, agilizar o processo de manutenção dos veículos e garantir que todos os lotes estejam chegando em segurança aos seus respectivos destinos. Assim como em outros setores, o uso de tecnologia também desempenha um papel crucial nesse tipo de gestão.


Com a ajuda de sistemas de rastreamento e automação, os gestores conseguem acompanhar a localização dos veículos em tempo real. Isso permite planejar rotas com mais precisão em futuros trajetos e verificar se todos os colaboradores estão trabalhando corretamente. Caso algum motorista esteja dirigindo acima do limite de velocidade ou fazendo pausas muito longas, é possível tomar providências para garantir que os serviços prestados continuem dentro do padrão de qualidade da empresa.


Quando a gestão de frotas não é eficaz, os prejuízos podem ser imensos. A empresa acaba gastando mais com recursos como combustível, devido às rotas mais extensas, além de correr um risco maior de sofrer roubos ou assaltos na estrada. A manutenção também é um ponto importante, já que um caminhão sem revisão pode colocar a vida do motorista e de várias outras pessoas em risco. A atenção a tais detalhes é benéfica em muitos sentidos para a corporação.


Uma gestão de frotas eficiente é um dos pilares para uma operação mais fluida e produtiva, além de garantir uma economia considerável em longo prazo. No final, todos saem ganhando: a empresa lucra mais e seus colaboradores usufruem de condições de trabalho mais seguras e saudáveis.

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 750 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?