Existem muitos desafios que envolvem uma boa gestão de estoque. Deterioração e obsolescência de mercadoria são resultados de deficiência no setor. São essas situações que acabam gerando mais custos para a empresa, somadas aos prejuízos que podem levar após as perdas de vendas.
Por isso, em um cenário em que existe uma alta complexidade para controlar uma cadeia de suprimentos, cresce a necessidade das empresas investirem cada vez mais em tecnologia. Só assim é possível transformar os tradicionais armazéns em centros de inovação que têm um controle rígido de todas as mercadorias.
Mais produtividade e precisão geram resultados satisfatórios em um processo que reduz os custos, além de aumentar a satisfação do cliente. Então, fizemos uma lista para você, que precisa atualizar de vez a administração do seu estoque, com as principais tecnologias para te dar o suporte necessário.
SRM
Se você já ouviu falar em CRM, que é uma das tecnologias mais utilizadas em gestão de relacionamento, terá muita facilidade em lidar com o SRM. De forma resumida, o software serve para gerir o relacionamento com os fornecedores.
Ele envolve todo o tipo de prática empresarial junto de funcionalidades tecnológicas, para que o fluxo de dados da gestão da cadeia de suprimentos seja integrado.
WMS
O WMS tem o objetivo de suprir as necessidades de gerenciamento de armazéns e conta com uma série de funcionalidades. São elas:
RFID
RFID significa Radio Frequency Identification. Basicamente, consiste nas tecnologias de itens que capturam dados por meio de radiofrequência. De forma resumida, podemos afirmar que o RFID substitui o tradicional código de barras.
É um programa considerado simples, mas auxilia muito na gestão de inventário, redução de desperdícios e limitação nos roubos, além de impulsionar a produtividade.
TMS
Mais conhecido como Gestão de Transporte e Logística, ou Sistema de Gerenciamento de Transporte, o TMS é um software que otimiza a produtividade e a qualidade de todos os processos que estão relacionados diretamente com a distribuição. O objetivo é melhorar o transporte, desde as empresas terceirizadas até as auditorias de faturas.
Esses são apenas alguns dos vários sistemas e ferramentas que são bem simples de serem implementados. É importante destacar duas coisas:
A primeira é que a equipe que for utilizar um sistema novo seja bem treinada.
A segunda envolve também o espaço físico, que deve ter um cuidado com manutenção de plataformas elevatórias e outros aspectos. Tudo isso vai potencializar ainda mais a sua gestão de estoque.
E você, usa outro método efetivo para a gestão de estoque?