Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Gestão de estoque: tecnologias podem melhorar fluxo

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Gestão de estoque: tecnologias podem melhorar fluxo
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 25 NOV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Existem muitos desafios que envolvem uma boa gestão de estoque. Deterioração e obsolescência de mercadoria são resultados de deficiência no setor. São essas situações que acabam gerando mais custos para a empresa, somadas aos prejuízos que podem levar após as perdas de vendas.


Por isso, em um cenário em que existe uma alta complexidade para controlar uma cadeia de suprimentos, cresce a necessidade das empresas investirem cada vez mais em tecnologia. Só assim é possível transformar os tradicionais armazéns em centros de inovação que têm um controle rígido de todas as mercadorias. 


Mais produtividade e precisão geram resultados satisfatórios em um processo que reduz os custos, além de aumentar a satisfação do cliente. Então, fizemos uma lista para você, que precisa atualizar de vez a administração do seu estoque, com as principais tecnologias para te dar o suporte necessário.


SRM

Se você já ouviu falar em CRM, que é uma das tecnologias mais utilizadas em gestão de relacionamento, terá muita facilidade em lidar com o SRM. De forma resumida, o software serve para gerir o relacionamento com os fornecedores


Ele envolve todo o tipo de prática empresarial junto de funcionalidades tecnológicas, para que o fluxo de dados da gestão da cadeia de suprimentos seja integrado.


WMS

O WMS tem o objetivo de suprir as necessidades de gerenciamento de armazéns e conta com uma série de funcionalidades. São elas:

  • Suporte na organização dos pedidos que foram realizados. 
  • Alocação de materiais. 
  • Conferência rígida de todos os itens e inventários. 
  • Registros de recebimento.


RFID

RFID significa Radio Frequency Identification. Basicamente, consiste nas tecnologias de itens que capturam dados por meio de radiofrequência. De forma resumida, podemos afirmar que o RFID substitui o tradicional código de barras. 


É um programa considerado simples, mas auxilia muito na gestão de inventário, redução de desperdícios e limitação nos roubos, além de impulsionar a produtividade.


TMS

Mais conhecido como Gestão de Transporte e Logística, ou Sistema de Gerenciamento de Transporte, o TMS é um software que otimiza a produtividade e a qualidade de todos os processos que estão relacionados diretamente com a distribuição. O objetivo é melhorar o transporte, desde as empresas terceirizadas até as auditorias de faturas.


Esses são apenas alguns dos vários sistemas e ferramentas que são bem simples de serem implementados. É importante destacar duas coisas:


A primeira é que a equipe que for utilizar um sistema novo seja bem treinada.


A segunda envolve também o espaço físico, que deve ter um cuidado com manutenção de plataformas elevatórias e outros aspectos. Tudo isso vai potencializar ainda mais a sua gestão de estoque. 


E você, usa outro método efetivo para a gestão de estoque?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 750 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?