Conflito é um processo de oposição de ideias e interesses em que uma das partes sente que a outra ameaça valores que lhe são importantes e do qual as consequências podem ser podem ser construtivas ou destrutivas para a organização.
Sempre que as pessoas interagem, com seus diversos valores, diversas personalidades e ambientes, são grandes as possibilidades de haver conflitos de opiniões e de interesses. No ambiente organizacional, a administração de conflitos tem a função de reduzir impactos negativos e, proporcionar resultados positivos.
Normalmente visto como negativo, mas considerado consequência natural do trabalho em grupo, quando bem conduzido, pode trazer soluções a problemas que tenham ficados ocultos, e que continuariam a produzir efeitos danosos a motivação e a produtividade da equipe.
Se por um lado ele pode oferecer riscos emocionais e ameaças à unidade da equipe, por outro lado ele aumenta a participação de membros da equipe e estimula o desenvolvimento de soluções e novas ideias.
De acordo com Robbins, Judge e Sobral ( Comportamento Organizacional: Teoria e prática no contexto brasileiro, 2010), os conflitos pode ser funcionais quando resultam em melhores desempenho da equipe ou ser disfuncionais quando resultam em diminuição da sua motivação e produtividade.
Podem ser ainda Conflitos operacionais, que surgem de divergências de ideias aos objetivos e ao conteúdo do trabalho. Ao estimular a discussão sobre o desenvolvimento do trabalho em grupo, se mostram funcionais ao aumentar a produtividade da equipe.
Conflitos ideológicos , quando ocorrem de desacordos sobre a forma de realização do trabalho.
Conflitos relacionais, originados de atritos e manifestações hostis, por parte de membros da equipe são sempre disfuncionais ao impactarem negativamente a motivação e a produtividade da equipe.
A gestão de conflitos deve começar antes que o conflito possa acontecer, veja alguns pontos que se são essenciais:
1. Cuidar da comunicação no trabalho, para que seja a melhor possível, criando um ambiente de transparência e credibilidade. Criar canais de comunicação que facilitem o diálogo como aplicativos e redes sociais corporativas.
2. Identificar a raiz do problema, saber qual é exatamente o ponto crucial. Podendo utilizar a metodologia simples do 5 Porques . que consiste em fazer esta pergunta repetitivamente, indo de encontro ao problema e será possível o entender com clareza e eficiência. Elaborar essa pergunta como uma criança, elencando resposta até chegar a causa raiz .
3. Usar a palavra nós, mostrando que se trata de uma equipe e a solução depende de um trabalho em conjunto. A ideia não é achar culpados ou inocentes e sim uma solução .
4. Buscar Negociação Ganha-Ganha , buscar uma solução deverá beneficiar os dois lados, usando inovação e criatividade, afim de evitar ressentimentos.
5. Defina Prazos para que a haja uma resolução do conflito, devendo ser alinhado com os envolvidos, para ter objetividade e resultados positivos, disseminando que há uma solução que deve ser aproveitada o quanto antes.
6. Aplique pesquisa de clima organizacional, que é uma maneira utilizada para coletar diversos tipos de dados, trazendo sempre muitas informações relevantes sobre qual está sendo a percepção dos colaboradores em relação a muitos fatores que podem até mesmo afetar o seu desenvolvimento e motivação dentro de uma empresa.
Sendo assim, podemos concluir que a administração de conflitos é uma ferramenta fundamental para manter as boas condições de trabalho. A partir dela, o clima organizacional será preservado, e os colaboradores terão uma convivência mais amena no desempenho de suas funções.