Na primeira série de podcasts Construimob, teremos a Marilis Kuligoski da MSG Consulting falando sobre a Gestão da Qualidade na Construção Civil
Segundo ela, a gestão da qualidade na sua essência, é gerenciar processos! Entregar qualidade ao público e entregar valor para a organização. Os custos ainda são impeditivos para que as construtoras possam seguir as normas do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat).
Os clientes podem auxiliar na qualidade do imóvel pós entrega da obra? Além de direitos, os clientes também possuem deveres. Todo empreendimento de uma construtora certificada pelo PBQP-H tem um manual do proprietário que possui direitos e deveres. Além da garantia dada pelas construtoras, o proprietário também precisa cumprir as manutenções e não comprometer a qualidade. Uma gestão eficaz da qualidade pode ajudar inclusive na maturidade dos clientes com relação ao cuidado dos seus imóveis.
É mais fácil uma construtora pequena implantar a gestão de qualidade? Com um número menor de pessoas, a capacitação fica mais fácil, a comunicação se torna mais fluida e é mais tranquila a implantação de processos. O quanto antes começar melhor. Se a empresa é pequena, esse é o melhor momento. Ela já cresce com as diretrizes implantadas.
Confira estes tópicos e mais alguns no podcast: