Como uma empresa se comunica com o mercado? Captar sinais mais fracos ou mais fortes é fundamental. As vezes as coisas estão acontecendo e não nos damos conta.
É uma escolha querer se antecipar ou reagir às mudanças. A escolha é estratégica ou sua empresa está sujeita a um tipo de determinismo ambiental?
Antecipação é uma forma de competição e um mega diferencial competitivo. A Apple é bastante proativa mas é reativa também. como ao lançar o iPad Mini e o iPhone de plástico.
Ao agir de forma reativa, nos restringimos a estratégias de ajuste e defesa, somada, quando muito, a inovações incrementais. Já ao agir de forma proativa, buscamos estratégias de crescimento rentável+inovações disruptivas.
Um aparte aqui: Muito falaremos das inovações disruptivas, mas as inovações incrementais são ótimas para criar cultura de inovação na empresa. Só com uma boa cultura uma empresa poderá construir boas inovações.
Mas quais capacidades uma empresa precisa ter para ser proativa?
Proatividade não se decreta. É preciso desenvolver capacidades. Não existem empresas proativas, sem pessoas proativas.
Leia o restante do texto e muitos outros artigos sobre inovação, negócios e transformação digital no Trends Talks.
Um abraço!