Provavelmente muitos empreendedores já escutaram alguma vez: não se pode melhorar aquilo que não se mede.
Isso é totalmente verdadeiro, pois se não sabemos onde estamos, no futuro não teremos parâmetro para comparar os resultados. Por tanto, não teremos certeza da evolução ou não do nosso negócio. É muito importante que entendamos onde estamos para saber até onde podemos chegar, e assim obter melhores resultados.
Para explicar melhor esta questão, gostaria de trazer as 3 ondas do Branding da Ana Couto onde mostra claramente os estágios pelos quais nossas empresas passam à medida que evoluem.
O objetivo é surfar todas as ondas e não passar de uma para a outra, como se estivesse passando de fase. Marcas fortes entregam um produto/serviço de qualidade, estabelecem um vínculo emocional com seus consumidores e são orientadas por um propósito claro e transformador. Ana Couto | CEO na Ana Couto Branding
Fica evidente que para cada momento da empresa existem assuntos prioritários que vão marcar essa etapa. Mas, o mais importante é que, uma vez identificada a etapa na qual nos encontramos, busquemos evoluir na construção do valor da marca.
Nesta jornada iniciamos com resultados de dimensão tangível e vitais para a sobrevivência da empresa. Mas, ao mesmo tempo, é o lugar-comum onde a maioria das empresas se encontram, constituindo um espaço de grande concorrência em preço. Agora bem, se continuamos nossa jornada de crescimento da marca conseguiremos passos importantes para a diferenciação e preferência por meio do valor.
Em nossas vidas e na vida das nossas empresas, a percepção e consequentemente a reputação são de grande importância. Mas um problema muito comum é ver os empreendedores centrar seus esforços na viabilidade do modelo de negócio, desenvolvimento de produtos e tudo o que traz ingressos financeiros, deixando de lado questões mais intangíveis.
Porém, precisamos saber e procurar entender de que maneira vestir essa empresa com uma marca que ajude a conectar com sua audiência. Poderíamos dizer que esse pensamento é como ter a melhor graduação do mundo e se apresentar para a entrevista de emprego de pijama.
Por isso, queiro deixar três pontos importantes para refletir e colocar em prática com o objetivo de levar sua marca para a percepção de valor:
- Sua empresa não vive apenas do que vende, mas do talento que ela tem dentro. Os melhores profissionais gostam de estar nos melhores locais e com orgulho de fazer parte. Por isso, sua marca precisa despertar esse sentimento nas pessoas que nela trabalham ou trabalharão no futuro. Sem isso, dificilmente consiga se manter competitiva.
- Planeje seus investimentos a curto prazo, mas não esqueça de manter a visão de longo prazo da sua marca. Os resultados financeiros são vitais, assim como o ar, mas ninguém vive apenas para respirar.
- Crie valor e preferência, ou sua empresa não terá nada. Pois precisamos ter produtos/serviços que ninguém possa copiar ou ter uma marca forte que ninguém queira renunciar.
Ao final do dia sua marca é a capacidade de ser importante para alguém. Para quem sua marca está sendo relevante?
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Imagem de capa: Photo by Alexander Popov on Unsplash