Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Gerencie as incertezas do seu negócio com a Matriz CSD

avatar FERNANDA LOPES DE MATOS
Fernanda Lopes De Matosfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Gerencie as incertezas do seu negócio com a Matriz CSD
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 19 OUT. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Para você que tem ou imagina que possa ter dúvidas a respeito do seu negócio, em como alavancar as vendas, como atrair mais clientes, qual é a melhor estratégia de mercado, entre outras dúvidas, a Matriz CSD (Certezas, Suposições e Dúvidas) é uma ferramenta que envolve uma abordagem estruturada para identificar, avaliar e lidar com os elementos desconhecidos que podem afetar o sucesso da sua empresa.

 

Mas, como gerenciar as incertezas do meu negócio? Veja abaixo as etapas para usar no seu empreendimento:

 

1.    Identificação e Classificação

 

Comece listando todas as informações e aspectos do seu empreendimento que você tem certeza, informações, dados sólidos e comprovados.

 

Identifique e liste as suposições que você tem para o seu empreendimento, são informações que você acredita que sejam verdadeiras, mas que podem não ter sido comprovadas.

 

Por último, liste as dúvidas que quer resolver sobre o seu empreendimento, nessa área são informações que não são claras e insuficientes para tomar decisões.

 

 

2.    Priorização e Análise

 

A classificação de suas suposições e dúvidas é com base na importância, priorize as que tem potencial de influenciar o sucesso ou fracasso do seu negócio.

 

 

3.    Interação e Validação

 

Para validação estude o mercado que está inserido, busque feedback de clientes com pesquisas de satisfação, análise de concorrência e outras informações que achar relevante de acordo com o seu nicho. Quanto mais suposições forem transformadas em dados, melhor para o seu empreendimento.

 

Na lista de dúvidas, desenvolva um plano de teste, pode ser um piloto dos seus produtos ou serviço, para saber se vai ser bem aceito pelo público, ou abordagens e experimentos para obter esses feedbacks.

 

 

4.    Ajustes e Aprendizado Contínuo

 

De acordo com as coletas de dados, feedbacks e testes com clientes, pode ser necessário ajustar a sua estratégia de negócio, esteja aberto a essas mudanças. Ao longo do tempo fazer revisões periodicamente, sendo um processo interativo, seguir as tendências de mercado para sempre está atualizado e ter o seu negócio em alta.

 

 

5.    Plano de Contingência

 

É importante ter estratégias alternativas, um plano de backup para ajudar a lidar com as incertezas, sempre estando preparado e um passo à frente para minimizar os problemas.

 

 

6.    Revisão Periódica

 

Como citado acima, revise regularmente a sua matriz, tendo suas métricas bem claras e observando quantas suposições e dúvidas passaram para a lista de certezas, com a evolução do seu negócio. É importante ter esse processo de gestão de incertezas contínuo.

 

Lembrete Final

 

A Matriz CSD é uma valiosa ferramenta para ajudar no gerenciamento dos negócios, utilizando esse método você estará mais preparado para tomar decisões com bases sólidas e responder a mudanças no ambiente empresarial.

 

Se gostou, não esquece de curtir o post para futuras consultas. Fique de olho nos próximos artigos dessa nossa série de ferramentas de Design Thinking para o mundo dos negócios.

 

Abraços da Fernanda, Designer de Produto na equipe do ONLab Laboratório de Inovação do Sebrae PR. 

avatar FERNANDA LOPES DE MATOS
Fernanda Lopes De Matos
Designer de Produto no ONLab Laboratório de Inovação do Sebrae PR.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1373 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios