Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Gerenciando os Desafios dos Projetos: Tempos de Paz versus Tempos de Guerra

avatar EZEQUIEL FLORES
Ezequiel Floresfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Gerenciando os Desafios dos Projetos: Tempos de Paz versus Tempos de Guerra
Criado em 10 JUN. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Dentro de um projeto, ao longo de seu desenvolvimento, encontramos os tempos de paz e os tempos de guerra. Os tempos de paz geralmente ocorrem no meio do projeto, quando a organização está estabelecida. Este é um momento em que a pressão diminui, os imprevistos são mais facilmente absorvidos e as mudanças são melhor aceitas. Além disso, se o cliente é mantido informado de forma regular, por exemplo, uma vez por semana, ele tende a aguardar a entrega sem grandes expectativas.


Quando um projeto está em uma fase de paz no início, podemos identificar dois motivos principais: a falta de grandes prioridades no projeto ou o gerente de projeto não está priorizando como deveria. No segundo caso, a ausência de ações específicas do gerente de projeto para estabelecer prioridades pode resultar em um progresso lento. Isso é particularmente crítico em projetos que envolvem a construção de sistemas a partir do zero, nos quais é vital envolver toda a equipe desde o início para garantir um bom andamento do projeto.


Se, ao final do projeto, nos encontramos em tempos de paz, isso pode ser atribuído a três razões principais: a demanda ou projeto não têm prioridade, o prazo acordado com o cliente foi excessivamente longo ou as atividades foram conduzidas sem grandes imprevistos ou mudanças.


No entanto, é comum que tanto o início quanto o final do projeto, e às vezes até mesmo o meio, sejam marcados por tempos de guerra. Vários fatores podem contribuir para isso, como atrasos causados por indefinições e falhas de comunicação, imprevistos, pendências não resolvidas, dependência de fornecedores terceirizados, planejamento inadequado, estimativas incorretas, perda de membros da equipe e problemas em outros projetos que afetam a disponibilidade da equipe.


Durante os tempos de guerra, é essencial que o gerente de projeto demonstre firmeza e energia para conduzir a equipe e garantir o máximo desempenho, visando a entrega dentro do prazo e a satisfação do cliente. Isso requer acompanhamento próximo das atividades, atualização frequente do status do projeto, realização de reuniões diárias, análise diária da evolução das atividades em comparação com o cronograma, comunicação frequente com o cliente e resolução rápida de pendências.


Além disso, os tempos de guerra demandam uma série de medidas, como antecipação de possíveis problemas, documentação frequente de pendências e dependências, monitoramento constante da produtividade, garantia de disponibilidade do pessoal-chave, entre outras ações, visando manter o projeto fluindo de forma eficiente e eficaz.


Considerando todas as possibilidades acima, é imperativo que o gerente de projeto esteja altamente consciente da urgência em garantir que os tempos de guerra sejam apenas uma fase transitória e que o projeto retome sua estabilidade dentro do cronograma planejado.

avatar EZEQUIEL FLORES
Ezequiel Flores
Olá, meu nome é Ezequiel, sou fundador da Cards Tecnologia, e trabalhamos há mais de 12 anos na área de tecnologia com Gestão de projetos garantindo tranquilidade para meus clientes com projetos organizados, riscos controlados, pendências resolvidas e entrega com qualidade! Possuímos ampla experiência em metodologias ágeis, gestão de risco, gestão de tempo, monitoramento de projetos, apresentação de KPIs, alinhamento do projeto com o orçamento disponível, comunicação assertiva, liderança, gestão de mudanças e avaliação do time com feedbacks.favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4644 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?