Quando pensamos em custos logo vem à cabeça os gastos na produção de algo, normalmente o produto principal da empresa, em uma indústria moveleira - por exemplo - seria a fabricação dos móveis.
No entanto, algumas empresas tem uma dinâmica diferente e possuem vários projetos acontecendo paralelamente. Esses precisam ser estruturados para atender as necessidades dos stakeholders (as partes interessadas no projeto).
Para isso precisa ser desenvolvido um escopo de projeto, um cronograma, uma comunicação eficaz e o controle dos custos desse projeto, e num contexto mais abrangente o custo da empresa como um todo.
O gerenciamento de custos em projetos é composto por duas etapas o planejamento e o monitoramento/controle. Tudo começa com o planejamento e gerenciamento dos custos onde são definidos os procedimentos, diretrizes, documentação padrão para realização do projeto com economicidade e eficiência.
Na sequência é feita a estimativa de custos que é o levantamento dos valores monetários necessários para desenvolvimento do início ao fim. Como consequência das etapas anteriores o orçamento é definido formando uma linha de base dos custos. Mas nem tudo são flores e o que é planejado nem sempre é o que ocorre na prática, muitas vezes o projeto precisa ser redefinido e alterado ao longo do processo, por isso é feito o monitoramento do projeto atualizando o orçamento quando necessário.
O importante é sempre ter documentação dos projetos da empresa com lições aprendidas, ou seja, se algo deu errado em um projeto precisa ser guardado para não ocorrer posteriormente em outro.
Assim a empresa ganha com redução de custos, com cronograma mais enxuto, satisfação do cliente.
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