Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

GERAÇÕES E OS NOVOS APRENDIZADOS

avatar PATRICIA FAVORITO DORFMAN
Patricia Favorito Dorfmanfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
GERAÇÕES E OS NOVOS APRENDIZADOS
Criado em 23 SET. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O texto Geração Z ?!? ,da Juliana Bacilla, na comunidade Desafios da Educação, me fez pensar: como será o mundo do aprendizado quando a geração Z estiver efetivamente no comando das coisas? Essa GenZ que nasceu digital e que está agora entre 10 e 25 anos? 

Falo isso porque se você colocasse uma pessoa que morreu há 50 anos numa sala de aula pré-pandemia não veria muitas mudanças. Sim, a tecnologia já estava presente, mas de forma tímida ainda. As salas de aula continuavam com professores de frente para os alunos, com um quadro ou lousa nas costas e fila de alunos a esperar o tal conhecimento.

Mas, como disse, o texto Geração Z?!? me inspirou e me fez refletir. Os games serão a grande virada na educação e em todo o processo de aprendizagem? Digo isso porque é assim que a GenZ vive, mas não só ela. Os jogos sempre fizeram parte do processo de aprendizagem, mas nunca dominaram o reduto das escolas. Jogos fazem parte da vida desde sempre, mas como ferramentas de suporte, usadas em casa e muito para entreter as crianças.

Quando a tecnologia começou a fazer parte dos lares, com vídeo games em consoles como o  Pong, da Atari (1972), a Geração X começou a experienciar essa mudança que agora, em plena pandemia, dá ares de possíveis mudança no ambiente escolar. Isso, porque, ao ler as muitas ferramentas que o texto da Juliana Bacilla trouxe, grande parte são aplicativos que utilizam os games para trabalhar conteúdos. E não seria lógico? Afinal, jogar ativa muitas habilidades, do planejar ao definir estratégias, do contar ao saber esperar o melhor momento, da observação a ação. 

Mas, pense comigo, não é apenas na educação. Os jogos nos habilitam em muitas perspectivas, principalmente o de avaliar cenários e propor soluções. Mesmo quando as estratégias pensadas e colocadas em práticas não dão o resultado esperado, nos ensina a trabalhar novas perspectivas. E tudo isso na simulação, no ambiente do game. 

Para empresários e candidatos a empreendedor, o cenário criado pelo game, antecipa e concretiza possibilidades, de uma forma criativa e estimulante. Há muitas ferramentas para propor o planejamento empresarial, a gestão do negócio, a antecipação da jogada no mercado - muitas, inclusive, já gameficadas. Mas não são games completos, são ferramentas que podem ser usadas em um game para criar o ambiente propício ao planejamento que tantos e tantos empreendedores fogem por achar que são inúteis e não reais. Os games podem ser uma possibilidade real, principalmente para as novas gerações GenZ e Alpha que são nativas digitais e logo darão as cartas no mundo dos negócios. Mas cabe, ainda, as gerações X e Y/millennials iniciar essa transformação. 

avatar PATRICIA FAVORITO DORFMAN
Patricia Favorito Dorfman
Mentora, Facilitadora e Consultora nas reas de Marketing, Comunicao e Empreendedorismo. Movimento Tava Pensando.favorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 1969 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?