Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Geração Z: empresas atentas ao mercado já entenderam a importância desse profissional

avatar SOLANGE REGINA BECKER LESNIOWSKI
Solange Regina Becker Lesniowskifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Geração Z: empresas atentas ao mercado já entenderam a importância desse profissional
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 20 ABR. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A geração Z no mercado de trabalho

 

Temos percebido cada vez mais a participação da geração Z no mercado de trabalho, estima-se que em 2030 eles representarão mais de 60% dos cargos ocupados nas empresas. Confesso que tempos atrás, sem estudo e entendimento sobre isso, eu estaria gritando por socorro!


Mas afinal, qual o perfil desses profissionais?

  • Quem são essas pessoas? 
  • Nós enquanto empresários temos ao menos tentado entender esses profissionais ou ainda insistimos em colocá-los dentro de uma caixa com regras e conceitos ultrapassados? 
  • Estamos preparados para entender e desenvolver essas pessoas e suas habilidades dentro das nossas empresas? 
  • Estamos entendendo que trata-se de um período de mudanças e que, essas podem sim ser muito positivas desde que estejamos abertos a olhar essa geração sob olhos do entendimento e não da comparação e condenação?


Aqui cabe um pensamento muito interessante de Heráclito* que diz: "Nunca nos banhamos nos mesmos rios.


O que aprendo com isso? Com Heráclito eu aprendo que tudo flui, nada persiste nem permanece o mesmo, por isso o ser não é mais do que o vir-a-ser, o devir. A vida é um fluxo constante e as mudanças portanto, inevitáveis, necessárias eu diria à nossa evolução. Remar contra essas mudanças sem entendê-las só tem nos trazido frustrações seja no ambiente corporativo e familiar. 


Não seria ironia exigir condutas convencionais de uma geração que já nasceu num ambiente muito diferente do nosso? 


Como empresários e educadores muitas vezes caímos na armadilha da reclamação, exigindo atitudes engessadas dessas pessoas ao comparar gerações: No meu tempo era assim, no meu tempo era diferente. Sim, e talvez seus pais falassem o mesmo à você quando você estava no seu tempo.


Esses 25 anos trabalhando com gestão de pessoas me ensinaram que todos tem sim capacidades, o que nos falta é entendimento do comportamento dessa geração e como essas pessoas podem agregar no mundo corporativo. Podemos estar desperdiçando talentos por estarmos presos a ideias ultrapassadas.


Profissionais da geração Z são nativos digitais, competitivos e gostam de ter autonomia e de trabalhar em um ambiente inclusivo e que preze pelo respeito às minorias. Empresas atentas ao mercado já entenderam a importância desse profissional e querem tê-los por perto sabendo que para reter esses talentos não cabem mais microgerenciamentos mas a flexibilidade, feedbacks constantes e verdadeiros. 


Vamos treinar nosso olhar para enxergar pontos positivos nesses profissionais e ajudá-los a aprimorar suas habilidades. Com isso o empresário que quer escalar seu negócio e procura constantemente entender de pessoas pode descobrir tesouros!


Como sempre estive envolvida com equipe e gestão de pessoas e amo o que faço, meu trabalho é para o colaborador e, seja da geração A à Z, eu estou aqui por eles e com eles.


À vocês colaboradores, uma coisa deve ser lembrada: Por mais que o tempo mudou, e que a flexibilidade é uma marca que todos buscam, a responsabilidade e o comprometimento são os mesmos buscados ainda hoje. Sem isso, o sucesso não pode ser uma realidade.


Meu conselho para aqueles que fazem parte desta geração e tem tido dificuldades para atuarem no mercado: busque mentoria! Um mentor é alguém que te inspira e que vai mudar sua vida significativamente e para melhor! Sem dúvidas você poderá se desenvolver e alavancar uma carreira de sucesso.

 

*Heráclito: filósofo pré-socrático considerado o "Pai da dialética". É o pensador do "tudo flui" (em grego, ; transl.: panta rei, sintetizando a ideia de um mundo em movimento perpétuo.

Fonte sobre Heráclito: wikipedia.org/wiki/Her%C3%A1clito


Solange Lesniowski

Pedagoga, Líder de Equipe e Empreendedora

avatar SOLANGE REGINA BECKER LESNIOWSKI
Solange Regina Becker Lesniowski
Formada em Pedagogia pela PUC - PR, comecei a liderar pessoas já no início da carreira. Depois de quase 10 anos atuando na Educação, pedi exoneração do cargo público para empreender. Abandonar um cargo onde eu era concursada não foi uma decisão fácil, a nova caminhada exigiu muita disciplina, persistência e coragem e fui percebendo de que era possível adaptar e desenvolver novos processos no treinamento e aprimoramento das habilidades dos profissionais dentro da empresa, usando uma ferramenta poderosíssima: a Educação. Ao longo de 25 anos trabalhando com Gestão de Pessoas, ganhei respeitosamente, o título de mentora pelos colaboradores e desde então, venho contribuindo com minha experiência e método, para que outros profissionais possam descobrir seus talentos e, aprendam como comunicar isso ao mercado de trabalho para assim se posicionarem com muito mais confiança. Sim, é possível!favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 749 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?