A geração Z no mercado de trabalho
Temos percebido cada vez mais a participação da geração Z no mercado de trabalho, estima-se que em 2030 eles representarão mais de 60% dos cargos ocupados nas empresas. Confesso que tempos atrás, sem estudo e entendimento sobre isso, eu estaria gritando por socorro!
Mas afinal, qual o perfil desses profissionais?
Aqui cabe um pensamento muito interessante de Heráclito* que diz: "Nunca nos banhamos nos mesmos rios.
O que aprendo com isso? Com Heráclito eu aprendo que tudo flui, nada persiste nem permanece o mesmo, por isso o ser não é mais do que o vir-a-ser, o devir. A vida é um fluxo constante e as mudanças portanto, inevitáveis, necessárias eu diria à nossa evolução. Remar contra essas mudanças sem entendê-las só tem nos trazido frustrações seja no ambiente corporativo e familiar.
Não seria ironia exigir condutas convencionais de uma geração que já nasceu num ambiente muito diferente do nosso?
Como empresários e educadores muitas vezes caímos na armadilha da reclamação, exigindo atitudes engessadas dessas pessoas ao comparar gerações: No meu tempo era assim, no meu tempo era diferente. Sim, e talvez seus pais falassem o mesmo à você quando você estava no seu tempo.
Esses 25 anos trabalhando com gestão de pessoas me ensinaram que todos tem sim capacidades, o que nos falta é entendimento do comportamento dessa geração e como essas pessoas podem agregar no mundo corporativo. Podemos estar desperdiçando talentos por estarmos presos a ideias ultrapassadas.
Profissionais da geração Z são nativos digitais, competitivos e gostam de ter autonomia e de trabalhar em um ambiente inclusivo e que preze pelo respeito às minorias. Empresas atentas ao mercado já entenderam a importância desse profissional e querem tê-los por perto sabendo que para reter esses talentos não cabem mais microgerenciamentos mas a flexibilidade, feedbacks constantes e verdadeiros.
Vamos treinar nosso olhar para enxergar pontos positivos nesses profissionais e ajudá-los a aprimorar suas habilidades. Com isso o empresário que quer escalar seu negócio e procura constantemente entender de pessoas pode descobrir tesouros!
Como sempre estive envolvida com equipe e gestão de pessoas e amo o que faço, meu trabalho é para o colaborador e, seja da geração A à Z, eu estou aqui por eles e com eles.
À vocês colaboradores, uma coisa deve ser lembrada: Por mais que o tempo mudou, e que a flexibilidade é uma marca que todos buscam, a responsabilidade e o comprometimento são os mesmos buscados ainda hoje. Sem isso, o sucesso não pode ser uma realidade.
Meu conselho para aqueles que fazem parte desta geração e tem tido dificuldades para atuarem no mercado: busque mentoria! Um mentor é alguém que te inspira e que vai mudar sua vida significativamente e para melhor! Sem dúvidas você poderá se desenvolver e alavancar uma carreira de sucesso.
*Heráclito: filósofo pré-socrático considerado o "Pai da dialética". É o pensador do "tudo flui" (em grego, ; transl.: panta rei, sintetizando a ideia de um mundo em movimento perpétuo.
Fonte sobre Heráclito: wikipedia.org/wiki/Her%C3%A1clito
Solange Lesniowski
Pedagoga, Líder de Equipe e Empreendedora